INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 6

1 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
2 A alma que pecar deliberadamente ignorando os mandamentos do Senhor, e que tiver sido infiel nos assuntos de seu vizinho, na questão de um depósito, ou de confiança mútua, ou de apropriação indébita; ou que tiver prejudicado em qualquer coisa o seu vizinho;
3 ou se encontrando o que estava perdido tiver mentido a respeito disso; ou se tiver jurado injustamente a respeito de qualquer uma destas coisas, tudo o que um homem possa fazer que o leve a pecar;
4 sucederá, em qualquer coisa em que tiver pecado e transgredido, que ele deverá restituir o saque do qual se tiver apropriado, reparar o prejuízo que houver cometido, restaurar o depósito que lhe foi confiado, ou o artigo perdido de qualquer espécie que encontrou, a respeito do qual jurou injustamente. Deverá restaurá-lo integralmente e acrescentar-lhe ainda uma quinta parte. Deverá restaurá-lo ao seu dono, no dia em que for condenado.
5 E trará ao Senhor, por sua transgressão, um carneiro do rebanho sem mancha, cujo valor seja igual ao montante da coisa na qual transgrediu.
6 O sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor, e será perdoado por todas as coisas que fez e nas quais transgrediu.
7 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
8 Dá encargo a Arão e a seus filhos, e diz-lhes:
9 Esta é a lei do holocausto: O holocausto permanecerá por toda a noite na sua queima sobre o altar, até a manhã. O fogo do altar arderá nele; não deverá ser retirado.
10 O sacerdote vestirá a sua túnica de linho, e porá os calções de linho sobre o seu corpo, e retirará o que foi completamente queimado, o que o fogo tiver consumido, o holocausto, do altar; e o colocará próximo ao altar.
11 Retirará a sua túnica, colocando outras vestes, e levará a oferta que tiver sido queimada para fora do acampamento, para um lugar limpo.
12 O fogo no altar deverá ser mantido aceso sobre ele, não deverá ser extinto; o sacerdote acenderá a lenha nele a cada manhã, e depositará nele o holocausto, e colocará sobre ele a gordura da oferta pacífica.
13 O fogo deverá sempre queimar sobre o altar; não se extinguirá.
14 Esta é a lei do sacrifício que os filhos de Arão farão chegar perante o Senhor, diante do altar.
15 E ele tomará um punhado da flor de farinha do sacrifício, com o azeite e com todo o incenso que está sobre o sacrifício, e oferecerá sobre o altar um holocausto, como um aroma agradável, um memorial para o Senhor.
16 Arão e seus filhos comerão o que restar dele. Deverá ser comido sem fermento, em santo lugar; deverão comê-lo no pátio do tabernáculo do testemunho.
17 Não será cozido com fermento. Eu o tenho dado como porção a eles dos holocaustos do Senhor; é santíssimo, como oferta pelo pecado e como oferta pela culpa.
18 Todo varão dos sacerdotes o comerá; é um estatuto perpétuo nas vossas gerações, dos holocaustos do Senhor. Quem quer que neles tocar será santificado.
19 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
20 Esta é a oferenda de Arão e seus filhos, a qual deverão oferecer ao Senhor no dia em que o ungires: a décima parte de um efa de flor de farinha, para o sacrifício, continuamente; uma metade pela manhã e outra metade à noite.
21 Deverá ser feita com azeite, em uma frigideira. Ele a oferecerá amassada e em forma de rolos. É uma oferta de pedaços, uma oferta de aroma agradável ao Senhor.
22 O sacerdote ungido que estiver em seu lugar, um de seus filhos, deverá oferecê-la. É um estatuto perpétuo. Deverão ser completamente consumidos.
23 Todo sacrifício de um sacerdote será totalmente queimado, não será comido.
24 E o Senhor ordenou a Moisés, dizendo:
25 Fala a Arão e seus filhos, e diz-lhes: Esta é a lei da oferta pelo pecado. No lugar onde matarem o holocausto também matarão as ofertas pelo pecado, diante do Senhor. Elas são santíssimas.
26 O sacerdote que as oferecer deverá comê-las. Em um lugar santo se comerão, no pátio do tabernáculo do testemunho.
27 Todo aquele que tocar a carne delas será santo. E o que quer que seja, qualquer peça de vestuário que tiver sido aspergida com seu sangue, qualquer coisa que tiver sido aspergida com ele, deverá ser lavada no lugar santo.
28 O vaso de barro, qualquer um em que tiver sido cozida, será quebrado; porém, se tiver sido cozida num vaso de bronze, ele deverá esfregá-lo e lavá-lo com água.
29 Todo varão entre os sacerdotes a comerá; coisa santíssima é para o Senhor.
30 Nenhuma oferta pelo pecado de cujo sangue tiver sido levada qualquer quantidade para o tabernáculo do testemunho, para fazer expiação no lugar santo, deverá ser consumida. Serão queimadas com fogo.

Nenhum comentário: