INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 5

1 Se alguém pecar, havendo ouvido a voz de blasfêmia e sendo dela testemunha, se tiver visto ou estado cônscio disso e não o denunciar, levará a sua iniquidade. 
2 Aquela alma que vier a tocar alguma coisa imunda, seja uma carcaça ou aquilo que é impuro e tirado de bestas, ou os cadáveres dos répteis abomináveis, que são impuros, ou carcaças de gado imundo; 
3 ou se tocar a imundícia de um homem ou qualquer outra espécie de imundícia na qual possa tocar e ser contaminado por ela, e não o tiver sabido, mas depois o souber, então ele terá transgredido. 
4 Aquela alma injusta que determina com os seus lábios fazer o mal ou fazer o bem, de acordo com tudo o que um homem possa determinar com um juramento, e isto tiver escapado a sua observação, todavia ele o souber mais tarde, havendo desta maneira pecado em alguma dessas coisas; 
5 então ele deverá declarar o seu pecado nas coisas em que pecou, naquele pecado específico. 
6 E deverá trazer, por suas transgressões contra o Senhor, pelo seu pecado no qual pecou, uma ovelha do rebanho ou um bode para oferta pelo pecado; e o sacerdote fará expiação por ele, pelo seu pecado no qual pecou. E ser-lhe-á perdoado. 
7 Mas se ele não puder pagar com uma ovelha, deverá trazer para o seu pecado, no qual pecou, duas rolas ou dois pombinhos, para o Senhor; um para oferta pelo pecado e o outro para um holocausto. 
8 Levá-los-á ao sacerdote, e o sacerdote deverá apresentar primeiro a oferta pelo pecado; e separará com a unha a cabeça do pescoço, mas não dividirá o corpo, 
9 e espargirá do sangue da oferta pelo pecado ao lado do altar. Porém, o resto do sangue ele deverá derramar aos pés do altar, pois é uma oferta pelo pecado. 
10 E da segunda oferta apresentará um holocausto, como convém. O sacerdote fará expiação pelo seu pecado em que pecou, e ser-lhe-á perdoado. 
11 Se ele não puder comprar um par de rolas ou dois pombinhos deverá trazer como oferta por aquilo em que pecou a décima parte de um efa de farinha, para oferta pelo pecado. Não deitará azeite sobre ela, nem colocará sobre ela incenso, porquanto é um sacrifício pelo pecado. 
12 Deverá trazê-la para o sacerdote, e este, havendo tomado um punhado dela, depositará o memorial sobre o altar dos holocaustos ao Senhor. É um sacrifício pelo pecado. 
13 O sacerdote fará expiação por ele, pelo seu pecado, no qual pecou em alguma dessas coisas, e ele será perdoado. O que restar será do sacerdote, como uma oferenda de flor de farinha.
14 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
15 Aquela alma que for verdadeiramente inconsciente e vier a pecar contra a sua vontade em qualquer uma das coisas sagradas do Senhor, deverá trazer ao Senhor, por seu pecado, um carneiro do rebanho, sem mancha, avaliado em siclos de prata conforme o siclo do santuário, por sua transgressão na qual pecou. 
16 Fará uma compensação por aquilo em que pecou nas coisas sagradas, e acrescentará a quinta parte a isso, entregando-o ao sacerdote. O sacerdote fará expiação por ele com o carneiro da transgressão, e o seu pecado será perdoado. 
17 Aquela alma que pecar fazendo alguma coisa contra qualquer um dos mandamentos do Senhor, tudo aquilo que não é correto fazer, não o tendo conhecido, porém tiver transgredido, tornando-se culpado, 
18 deverá trazer um carneiro sem defeito do rebanho, estimado em um preço de prata, por sua transgressão, para o sacerdote. O sacerdote fará expiação por seu pecado de ignorância no qual ele, desavisadamente, tiver transgredido (porquanto não o sabia), e isso lhe será perdoado. 
19 Pois ele tem sido culpado de transgressão, certamente, perante o Senhor.

Nenhum comentário: