INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 4

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 
2 Fala aos filhos de Israel, e diz-lhes: Se uma pessoa pecar sem querer, diante do Senhor, em qualquer um dos mandamentos do Senhor acerca de coisas que ele não deveria fazer, fazendo alguma delas;
3 ou se o sacerdote ungido transgredir de modo a provocar as pessoas para o pecado; então ele deverá trazer, pelo seu pecado, no qual pecou, um novilho sem defeito do rebanho, ao Senhor, como oferta por seu pecado. 
4 Trará o novilho à porta do tabernáculo do testemunho, perante o Senhor, e colocará a mão sobre a sua cabeça, perante o Senhor. E matará o novilho, na presença do Senhor. 
5 O sacerdote ungido, que foi consagrado, tendo recebido do sangue do novilho irá, então, levá-lo para o tabernáculo do testemunho. 
6 O sacerdote molhará o seu dedo no sangue, e espargirá dele sete vezes perante o Senhor, defronte do véu sagrado. 
7 O sacerdote porá do sangue do bezerro sobre os chifres do altar do incenso composto, que está diante do Senhor, no tabernáculo do testemunho; e todo o sangue do novilho derramará no pé do altar do holocausto que está às portas do tabernáculo do testemunho. 
8 Toda a gordura do bezerro da oferta pelo pecado deverá retirar dele. A gordura que cobre a fressura, toda a gordura que está sobre ela, 
9 os dois rins e a gordura que está sobre eles, a que está sobre as coxas, e o redenho que está sobre o fígado, com os rins, ele retirará;
10 tal como retira isso do novilho do sacrifício de oferta pacífica, da mesma forma o sacerdote deverá oferecê-lo no altar do holocausto. 
11 Eles deverão tirar a pele do bezerro e toda a sua carne, com a cabeça e as extremidades, e a barriga, e o esterco. 
12 Carregarão o bezerro inteiro para fora do arraial, para um lugar limpo, onde se derramam as cinzas. Deverão consumi-lo, ali, em madeira acendida com fogo; e será queimado nas cinzas que foram lançadas fora. 
13 Se toda a congregação de Israel transgredir por ignorância, algo escapando da atenção da congregação, e eles vierem a fazer alguma coisa proibida de qualquer um dos mandamentos do Senhor, a qual não deve ser feita, vindo a errar, 
14 e o pecado em que pecaram tornar-se conhecido por eles, então a congregação trará um novilho sem mancha, do rebanho, para oferta pelo pecado, e o levará às portas do tabernáculo do testemunho. 
15 Os anciãos da congregação porão as suas mãos na cabeça do novilho, perante o Senhor. E matarão o novilho, perante o Senhor. 
16 O sacerdote ungido trará do sangue do novilho para o tabernáculo do testemunho. 
17 Então o sacerdote molhará o seu dedo em um pouco do sangue do novilho e o espargirá sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário. 
18 O sacerdote porá do sangue nos chifres do altar do incenso composto, o qual está perante o Senhor, no tabernáculo do testemunho; e deverá derramar todo o sangue na parte inferior do altar de holocaustos que está junto à porta do tabernáculo do testemunho. 
19 E tirará toda a sua gordura, e oferecê-la-á em cima do altar. 
20 Deverá fazer com o bezerro da maneira como fez com o bezerro da oferta pelo pecado; assim será feito. O sacerdote fará expiação por eles, e a sua transgressão será perdoada. 
21 Conduzirão o novilho para fora do acampamento, e o queimarão da maneira como queimaram o primeiro novilho. É a oferta pelo pecado da congregação. 
22 Se um governante vier a pecar quebrando algum de todos os mandamentos do Senhor seu Deus, fazendo uma coisa que não deveria ser feita, sem querer, e tornar-se culpado, transgredindo, 
23 e a sua transgressão, na qual pecou, tornar-se conhecida para ele, então deverá oferecer como sua oferta um cabrito, um macho sem defeito.
24 Porá a sua mão sobre a cabeça da cria e a matarão no lugar onde se matam as vítimas dos holocaustos, diante do Senhor. É um sacrifício pelo pecado. 
25 O sacerdote porá um pouco do sangue da oferta pelo pecado, com o dedo, sobre os chifres do altar do holocausto; e derramará todo o seu sangue no fundo do altar do holocausto. 
26 E deverá oferecer toda a sua gordura sobre o altar, assim como a gordura do sacrifício da oferta pacífica. O sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, e será perdoado. 
27 Se qualquer um do povo da terra pecar por ignorância, fazendo uma coisa contrária a qualquer um dos mandamentos do Senhor, e que não deve ser feita, transgredindo, 
28 e o seu pecado, no qual transgrediu, tornar-se conhecido para ele, então deverá trazer uma cabra jovem. Uma fêmea sem defeito ele deverá trazer para o seu pecado, no qual pecou. 
29 Porá a sua mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado; e eles matarão a cabrita da oferta pelo pecado no lugar onde se matam as vítimas dos holocaustos. 
30 Então o sacerdote tomará do seu sangue com o dedo e o colocará sobre os chifres do altar do holocausto, e todo o seu sangue derramará ao pé do altar. 
31 E tirará toda a gordura, tal como a gordura que é retirada do sacrifício de oferta pacífica. O sacerdote a oferecerá sobre o altar, como um aroma agradável ao Senhor. Dessa forma o sacerdote fará expiação por ele, e o seu pecado lhe será perdoado. 
32 Contudo, se ele oferecer uma cordeira como sua oferta pelo pecado deverá oferecer uma fêmea sem defeito. 
33 Porá a sua mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado, e eles deverão matá-la no lugar onde matam as vítimas de holocaustos. 
34 O sacerdote tomará do sangue da oferta pelo pecado com o seu dedo e o colocará sobre os chifres do altar do holocausto; e derramará todo o sangue na parte inferior do altar do holocausto. 
35 E tirará toda a sua gordura, assim como é tirada a gordura do cordeiro do sacrifício de oferta pacífica. O sacerdote deverá colocá-la no altar, como um holocausto ao Senhor. E fará por ele expiação do pecado que cometeu, e será perdoado.

Nenhum comentário: