INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 27

1 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Qualquer que votar um voto, conforme a avaliação de sua alma, para o Senhor, 
3 a avaliação de um homem, de vinte até sessenta anos de idade, será o seu valor de cinquenta didracmas de prata, de acordo com o padrão do santuário; 
4 e a avaliação de uma mulher será de trinta didracmas. 
5 Porém se for de cinco até vinte anos de idade, a avaliação de um homem será de vinte didracmas, e a de uma mulher de dez didracmas. 
6 A partir de um mês até cinco anos de idade a avaliação de um homem será de cinco didracmas, e a de uma mulher de três didracmas de prata. 
7 Se for de sessenta anos de idade para cima, para um homem, a sua avaliação deverá ser de quinze didracmas de prata, e para uma mulher de dez didracmas. 
8 Sendo o homem demasiado pobre para a avaliação deverá comparecer perante o sacerdote, e o sacerdote o avaliará; de acordo com aquilo que o homem votante puder pagar, o sacerdote o avaliará. 
9 Se algo do gado estiver sendo oferecido como uma oferenda ao Senhor, quem quer que oferecer algo assim para o Senhor, isso será santo. 
10 Ele não deverá trocar um bom por um ruim, ou um ruim por um bom; porém, se ele realmente trocá-lo, uma besta por outra besta, tanto aquele como o seu substituto deverão ser santos. 
11 Se for algum animal imundo, dos quais nenhum é oferecido como uma oferta ao Senhor, ele apresentará o animal diante do sacerdote, 
12 e o sacerdote fará uma avaliação entre o bom e o ruim; e, da maneira como o sacerdote o avaliar, assim será. 
13 Se ele, de alguma forma, o resgatar, acrescentar-lhe-á a quinta parte de seu valor. 
14 Qualquer homem que consagrar a sua casa para ser santa ao Senhor, o sacerdote fará uma avaliação dela entre o bom e o ruim. Conforme o sacerdote a avaliar, assim será. 
15 Se aquele que a santificou quiser resgatá-la deverá acrescentar a quinta parte do dinheiro da avaliação, e será sua. 
16 Se um homem consagrar ao Senhor uma parte do campo de sua possessão, então a avaliação será de acordo com a sua semente, cinquenta didracmas de prata para um ômer de cevada. 
17 Se ele santificar o seu campo desde o ano de remissão, deverá estar de acordo com a sua avaliação, 
18 e se ele santificar o seu campo após a remissão, o sacerdote calcular-lhe-á o dinheiro para os restantes anos até o próximo ano de remissão, e isso deverá ser deduzido, como um equivalente, do seu valor total. 
19 Se aquele que santificou o seu campo o quiser redimir, deverá acrescentar ao valor a quinta parte do dinheiro, e ele será seu. 
20 Se ele não resgatar o campo, mas vendê-lo a outro homem, não poderá resgatá-lo mais, depois disso. 
21 Todavia o campo será santificado ao Senhor após a remissão, como terra consagrada; e o sacerdote deverá ter a posse dela. 
22 Se ele vier a consagrar ao Senhor um campo que comprou, o qual não é o campo de sua possessão, 
23 o sacerdote calcular-lhe-á o valor total até o ano de remissão, e ele deverá pagar o seu valor, nesse dia, como santificado ao Senhor; 
24 todavia, no ano da remissão o terreno deverá ser restaurado para o homem de quem o outro o comprou, para aquele de quem era a posse da terra. 
25 Cada avaliação deverá ser feita com pesos consagrados. A didracma será de vinte óboli. 
26 Todos os primogênitos, os quais vierem a ser produzidos entre os teus animais, deverão ser do Senhor; nenhum homem poderá santificá-los. Seja novilho ou ovelha, é do Senhor. 
27 Se ele vier a resgatar um animal impuro de acordo com a sua avaliação, então acrescentará a quinta parte a ela, e será seu. Porém, se não o redimir deverá ser vendido de acordo com a sua avaliação.
28 Toda a coisa consagrada que um homem vier a dedicar ao Senhor, de tudo o que ele tem, seja homem ou animal, ou do campo da sua possessão, a essa não poderá vender nem resgatar; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. 
29 O que vier a ser consagrado dos homens não deverá ser resgatado, porém, certamente, será morto. 
30 Todas as dízimas da terra, tanto dos cereais como dos frutos das árvores, são do Senhor; santos são ao Senhor. 
31 Se um homem vier a resgatar, de qualquer forma, a sua dízima, acrescentará a quinta parte a ela, e será sua. 
32 Com respeito a toda a dízima de bois e de ovelhas, e de tudo o que puder ser numerado debaixo da vara do pastor, a décima parte será santa ao Senhor. 
33 Tu não trocarás um bom por um ruim, ou um ruim por um bom; contudo, se vieres a trocá-lo, o seu equivalente também será santo; não será resgatado.  
34 Estes são os mandamentos que o Senhor ordenou a Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.

Nenhum comentário: