INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 26

1 Eu sou o Senhor, vosso Deus. Não fareis para vós mesmos deuses, obras de mãos humanas, ou esculpidos; pilar não levantareis para vós, nem vos poreis uma pedra como objeto em vossa terra, para adorá-la. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
2 Guardareis os meus sábados, e aos meus santuários tereis reverência. Eu sou o Senhor. 
3 Se andardes nos meus estatutos e guardardes os meus mandamentos, cumprindo-os, 
4 então eu vos darei as chuvas a seu tempo, a terra produzirá a sua messe e as árvores do campo darão os seus frutos.
5 O vosso tempo de debulhar deverá ultrapassar a vindima, e a vossa vindima ultrapassará o tempo de semear; e comereis o vosso pão a fartar. Havereis de habitar em segurança na vossa terra, e a guerra não deverá passar por ela. 
6 Eu darei a paz em vossa terra. Dormireis e não haverá quem vos faça sentir medo. Eu destruirei as feras da vossa terra. 
7 Perseguirei os vossos inimigos, e eles cairão diante de vós pela espada. 
8 Cinco de vós perseguirão a cem, e cem de vós perseguirão a dezenas de milhares; e os vossos inimigos cairão diante de vós pela espada. 
9 Olharei para vós, e vos aumentarei e multiplicarei; e confirmarei a minha aliança convosco. 
10 Comereis o que é antigo e o que é muito antigo, e tirareis o que está velho a fim de abrir espaço para o novo. 
11 Porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos aborrecerá. 
12 Eu irei andar no meio de vós, serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo. 
13 Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, onde éreis escravos. Quebrei o timão do vosso jugo e vos fiz sair, abertamente. 
14 Todavia, se não quiserdes me ouvir nem obedecer a esses meus preceitos,
15 contudo os desobedecerdes, e a vossa alma vier a detestar os meus juízos, de maneira que não ireis guardar todos os meus mandamentos, quebrando o meu pacto, 
16 então eu assim vos farei: irei trazer sobre vós a perplexidade e a coceira, a febre que faz com que os vossos olhos se apaguem e a doença que consome as vossas vidas. Semeareis as vossas sementes em vão, pois os vossos inimigos as comerão. 
17 Porei a minha face contra vós, e caireis diante de vossos inimigos; os que vos odeiam irão perseguir-vos, e fugireis ninguém vos perseguindo. 
18 Porém, se ainda assim vos recusardes a me dar ouvidos, então, irei castigar-vos, ainda, até sete vezes mais por vossos pecados, 
19 e quebrarei a altivez do vosso orgulho. Farei de ferro o céu, e a terra como se fosse de bronze. 
20 A vossa força será em vão, pois a terra não dará a sua semente, e as árvores do campo não deverão produzir os seus frutos. 
21 Se, após isso, deverdes ainda andar perversamente, não estando dispostos a obedecer-me, eu irei trazer sobre vós mais sete pragas, de acordo com os vossos pecados. 
22 Enviarei sobre vós as feras da terra e elas vos devorarão e consumirão o vosso gado, fazendo-vos poucos em número; e os vossos caminhos se tornarão desertos. 
23 Contudo se, após isso, não vos corrigirdes, porém andardes perversamente diante de mim, 
24 também eu andarei convosco com um espírito contrário, e vos ferirei sete vezes mais pelos vossos pecados. 
25 Trarei sobre vós a espada vingadora, por causa da minha aliança, e fugireis para as vossas cidades em busca de refúgio. Então eu mandarei a morte ao vosso encontro, e sereis entregues nas mãos de vossos inimigos. 
26 Quando eu afligir-vos com a fome de pão dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e deverão entregá-lo por peso. Havereis de comer, mas não ficareis satisfeitos. 
27 E se ainda, depois disso, não me obedecerdes, mas andardes perversamente diante de mim, 
28 então andarei convosco com uma mente contrária, e irei castigar-vos sete vezes mais, de acordo com os vossos pecados. 
29 Comereis a carne de vossos filhos e comereis a carne de vossas filhas. 
30 Farei desolados os vossos pilares, e destruirei totalmente as imagens de madeira que foram feitas com as vossas mãos. Colocarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos ídolos, e a minha alma vos aborrecerá. 
31 Deixarei as vossas cidades abandonadas, farei desolados os vossos santuários, e não irei sentir o cheiro de vossos sacrifícios. 
32 Porei a vossa terra em desolação, e os vossos inimigos que nela habitarem se espantarão. 
33 Eu vos espalharei entre as nações, e a espada virá sobre vós e vos consumirá; a vossa terra será assolada e as vossas cidades desertas. 
34 Então a terra gozará os seus sábados, em todos os dias da sua desolação. 
35 Estareis na terra de vossos inimigos, e a terra deverá guardar os seus sábados. A terra gozará os seus sábados, em todos os dias da sua desolação; deverá guardar os seus sábados, os quais não foram guardados quando habitáveis nela. 
36 Para aqueles que forem deixados de vós irei trazer covardia ao seu coração, na terra dos seus inimigos. O som de uma folha sendo movida os perseguirá, e fugirão como quem foge da guerra. Deverão cair quando ninguém os estiver perseguindo. 
37 O irmão irá desconsiderar o seu irmão, como na guerra, quando não há quem persiga; e não sereis capazes de resistir aos vossos inimigos. 
38 Perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos devorará. 
39 Aqueles que forem deixados de vós definharão, por causa de vossos pecados e por causa dos pecados de vossos pais; na terra dos seus inimigos serão consumidos. 
40 Depois disso, eles irão confessar os seus pecados e os pecados de seus pais, nos quais transgrediram e me negligenciaram, e nos quais andaram perversamente diante de mim. 
41 Andarei junto deles com uma mente contrária, e irei destrui-los na terra dos seus inimigos. Então o seu coração incircunciso se envergonhará, e, em seguida, eles deverão aceitar a punição de seus pecados. 
42 E eu me lembrarei do pacto de Jacó e do pacto de Isaque. E do pacto de Abraão eu me lembrarei.
43 Lembrar-me-ei da terra, e a terra será abandonada por eles. Então a terra gozará os seus sábados, quando for por eles abandonada. E deverão aceitar o castigo das suas iniquidades, porquanto negligenciaram os meus juízos, e em sua alma detestaram as minhas ordenanças. 
44 Contudo, nem mesmo assim, enquanto eles estiverem na terra de seus inimigos, eu os menosprezarei, nem os detestarei de modo a consumi-los, para quebrar o meu pacto com eles; pois eu sou o Senhor seu Deus. 
45 Lembrar-me-ei de seu pacto anterior, quando os tirei da terra do Egito, da casa da servidão, à vista das nações, para ser o seu Deus. Eu sou o Senhor. 
46 Estes são os juízos, as ordenanças e a lei que o Senhor estabeleceu entre ele e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.

Nenhum comentário: