INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 23

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas do Senhor, as quais havereis de chamar convocações santas, estas são as minhas festas. 
3 Seis dias farás as tuas obras, mas no sétimo dia é o sábado, um descanso, uma santa convocação ao Senhor. Não farás nele trabalho algum, é o sábado do Senhor em todas as tuas habitações. 
4 E estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações que havereis de convocar em suas estações: 
5 No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor, 
6 e aos quinze dias deste mês é a Festa dos Pães Ázimos do Senhor; sete dias comereis pães ázimos. 
7 No primeiro dia deverá haver uma santa convocação para vós. Não fareis nele nenhum trabalho servil. 
8 Havereis de oferecer holocaustos ao Senhor por sete dias, e ao sétimo dia haverá uma santa convocação para vós; não fareis nele nenhum trabalho servil. 
9 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
10 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra que eu vos dou e colherdes os frutos dela, então, trareis um molho, os primeiros frutos de sua colheita, para o sacerdote, 
11 o qual erguerá o molho perante o Senhor, a fim de que seja aceito por vós. No dia seguinte ao primeiro dia o sacerdote deverá erguê-lo. 
12 Havereis de oferecer, no dia em que trouxerdes o molho, um cordeiro sem defeito, de um ano de idade, por holocausto ao Senhor, 
13 e a sua oferta de cereais, duas décimas porções de flor de farinha misturada com azeite. É um sacrifício ao Senhor, um aroma agradável ao Senhor. E a sua oferta de bebida, que será a quarta parte de um him de vinho. 
14 Não comereis o pão, ou o cereal novo tostado, até este mesmo dia, até que ofereçais sacrifícios ao vosso Deus. É um estatuto perpétuo nas vossas gerações, em todas as vossas habitações. 
15 Contareis para vós mesmos, a partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que haveis de oferecer o molho da oferta alçada, sete semanas inteiras; 
16 até o dia seguinte após a última semana devereis contar cinquenta dias, e trareis uma nova oferta de cereais ao Senhor. 
17 Trareis pães, de vossas habitações, como oferta alçada: dois pães, os quais serão de duas porções de uma décima parte de flor de farinha. Deverão eles ser cozidos com fermento, trazidos dos primeiros frutos para o Senhor. 
18 E trareis, com os pães, sete cordeiros sem defeito de um ano de idade, um novilho do rebanho e dois carneiros sem defeito. Serão eles para um holocausto ao Senhor. As suas ofertas de manjares e as suas libações deverão ser um sacrifício, um aroma agradável ao Senhor. 
19 Também sacrificareis um bode para uma oferta pelo pecado, e dois cordeiros de um ano de idade para uma oferta pacífica, com os pães das primícias. 
20 O sacerdote deverá apresentá-los junto com os pães das primícias, como uma oferta diante do Senhor, com os dois cordeiros; eles serão consagrados ao Senhor; pois eles pertencerão ao sacerdote que os apresenta. 
21 E fareis, no mesmo dia, uma convocação. Será ele santo para vós, não fareis nele nenhum trabalho servil. Esta é uma ordenança perpétua nas vossas gerações, em todas as vossas habitações.
22 Quando fizerdes a colheita da vossa terra não ireis colher o restante dos cantos do vosso campo, quando o ceifardes, e não recolhereis o que cair do que estiverdes colhendo; vós o deixareis para os pobres e os estrangeiros. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
23 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
24 Fala aos filhos de Israel, e diz-lhes: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, tereis um descanso, um memorial com trombetas. Será ele para vós uma santa convocação. 
25 Não fareis nele nenhum trabalho servil, e havereis de oferecer um holocausto ao Senhor. 
26 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
27 Também, no dia dez deste sétimo mês é o dia da Expiação, e deverá ser uma santa convocação para vós. Humilhareis as vossas almas e oferecereis um holocausto ao Senhor. 
28 Não fareis nenhum trabalho nesse mesmo dia. É, esse, um dia de expiação para vós, a fim de fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus. 
29 Toda alma que não se humilhar nesse dia será extirpada do seu povo, 
30 e toda alma que trabalhar nesse dia, aquela alma será eliminada do meio do seu povo. 
31 Não fareis nele nenhum tipo de trabalho. É um estatuto perpétuo nas vossas gerações, em todas as vossas habitações. 
32 Será um sábado santo para vós, e humilhareis as vossas almas a partir do nono dia do mês. De entardecer a entardecer guardareis os vossos sábados. 
33 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: 
34 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Aos quinze dias deste sétimo mês haverá a Festa dos Tabernáculos, por sete dias, para o Senhor. 
35 No primeiro dia deverá haver uma santa convocação; não fareis nele nenhum trabalho servil. 
36 Por sete dias oferecereis holocaustos ao Senhor, e no dia oitavo deverá haver uma santa convocação para vós; e oferecereis holocaustos ao Senhor. É esse um tempo de descanso, não fareis nele nenhum trabalho servil. 
37 Estas são as solenidades do Senhor, que havereis de chamar santas convocações, para oferecerdes holocaustos ao Senhor; os holocaustos e as suas ofertas de manjares, e também as suas libações. A de cada dia em seu próprio dia, 
38 além dos sábados do Senhor e das vossas ofertas, além de todos os vossos votos e de vossas ofertas espontâneas, as quais haveis de dar ao Senhor. 
39 Portanto, aos quinze dias deste mês sétimo, quando tiverdes completamente recolhido os frutos da terra, devereis celebrar uma festa ao Senhor por sete dias. No primeiro dia haverá um descanso, e no oitavo dia, igualmente, um descanso. 
40 No primeiro dia devereis apanhar frutos de árvores de boa aparência, ramos de palmeiras, de árvores espessas e de salgueiros, e ramos de vimes do riacho, para alegrar-vos perante o Senhor vosso Deus, por sete dias no ano.
41 É este um estatuto perpétuo nas vossas gerações. No sétimo mês devereis cumpri-lo. 
42 Sete dias havereis de habitar em tendas. Todos os nativos em Israel habitarão em tendas,
43 a fim de que a vossa posteridade possa saber que eu fiz com que os filhos de Israel habitassem em tendas quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
44 E relatou Moisés as solenidades do Senhor aos filhos de Israel.

Nenhum comentário: