INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 22

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão e a seus filhos para que eles tenham cuidado a respeito de todas as coisas sagradas dos filhos de Israel, a fim de que não venham a profanar o meu santo nome em qualquer uma das coisas que consagrarem para mim. Eu sou o Senhor.
3 Dize-lhes: Todo homem, nas vossas gerações, quem quer que seja de toda a vossa descendência, que vier a se aproximar das coisas sagradas, quaisquer que os filhos de Israel devam consagrar ao Senhor, enquanto a sua imundícia estiver sobre ele, aquela alma será eliminada de diante de mim. Eu sou o Senhor, vosso Deus.
4 Qualquer homem da descendência de Arão, o sacerdote, que tiver uma lepra ou um fluxo não comerá das coisas sagradas até que seja purificado. Aquele que tocar em qualquer impureza de um cadáver, ou em homem cuja semente de cópula tiver saído dele,
5 ou quem quer que tocar em algum réptil imundo, o qual irá contaminá-lo, ou que tocar em um homem o qual deverá contaminá-lo por causa de todas as suas impurezas,
6 qualquer alma que os tocar será imunda até a tarde, e não deverá comer das coisas sagradas a menos que banhe o seu corpo em água,
7 e quando o sol já tiver descido, então ele estará limpo e deverá comer de todas as coisas santas; porquanto são o seu pão.
8 Ele não deverá comer o que morre por si só, ou o que é tomado de animais, de modo que venha a ser poluído por eles. Eu sou o Senhor.
9 Deverão eles guardar os meus juízos, para que não levem iniquidade por causa deles e morram por isto, se os profanarem. Eu sou o Senhor Deus que os santifica.
10 Nenhum estranho comerá das coisas sagradas. Alguém que se hospeda com um sacerdote, ou um jornaleiro, não comerá das coisas sagradas.
11 Entretanto, se o sacerdote tiver uma alma comprada por dinheiro, ela deverá comer do seu pão; e os que são nascidos em sua casa, eles também comerão do seu pão.
12 Se a filha de um sacerdote casar-se com um estranho, ela não comerá da oferta do santuário.
13 Todavia, se a filha do sacerdote vier a tornar-se viúva ou repudiada, e não tiver filhos, deverá voltar para a casa de seu pai, como na sua mocidade. Ela comerá do pão de seu pai, mas nenhum estranho comerá dele.
14 O homem que na sua ignorância comer das coisas sagradas deverá acrescentar-lhe a quinta parte, e dar a coisa sagrada para o sacerdote.
15 Eles não profanarão as coisas santas dos filhos de Israel, as quais oferecerem ao Senhor,
16 pois, deste modo, trariam para si a iniquidade da culpa, em comerem das coisas sagradas; porque eu sou o Senhor, que os santifica.
17 E o Senhor falou a Moisés, dizendo-lhe:
18 Fala a Arão e a seus filhos, e a toda a congregação de Israel, e dize-lhes: Qualquer homem dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que habitam entre eles em Israel, que vier a oferecer as suas ofertas de acordo com toda a sua confissão e com toda a sua escolha, de tudo o que eles trouxerem para o Senhor na forma de holocaustos,
19 as suas ofertas espontâneas deverão ser de machos sem defeito do rebanho de gado vacum, das ovelhas ou das cabras.
20 Eles não deverão trazer para o Senhor nada que tenha um defeito, porquanto isto não será aceitável de vós.
21 Qualquer homem que vier a oferecer uma oferta de paz ao Senhor cumprindo um voto, ou à maneira de oferta espontânea, ou de uma oferta em suas festas, dos rebanhos de gado vacum ou das ovelhas, deverá esta ser sem defeito a fim de que seja aceita; não deverá haver nela nenhum defeito.
22 Aquele que é cego ou aleijado, ou que tem a sua língua cortada, ou que está afligido com verrugas, ou que tem uma úlcera maligna, ou vesículas malignas, desses eles não deverão oferecer ao Senhor, nem tampouco poreis qualquer oferta deles como uma oferta queimada sobre o altar do Senhor.
23 Um novilho ou uma ovelha com as orelhas cortadas, ou que tenha perdido o seu rabo, deverás matá-lo para ti; todavia, eles não serão aceitos como um voto teu.
24 Aquele que tem os testículos quebrados, esmagados, arrancados ou mutilados, tu não os oferecerás ao Senhor, nem tampouco sacrificá-los-ás na tua terra.
25 Não ireis oferecer as oferendas de vosso Deus, de todas estas coisas, pela mão de um estranho, porquanto há nelas corrupção, há nelas um defeito. Estas tais não serão aceitas de vós. 
26 E o Senhor falou a Moisés, dizendo:
27 Quanto a um bezerro, a uma ovelha ou a uma cabra, quando nascer ficará sete dias com a sua mãe. Porém, do oitavo dia em diante eles serão aceitos como sacrifício, em holocausto ao Senhor.
28 Uma vaca ou uma ovelha, tanto ela como a sua cria, não matareis em um mesmo dia.
29 Se vierdes a oferecer um sacrifício, um voto de júbilo ao Senhor, oferecê-lo-eis de modo a ser aceito de vós.
30 No mesmo dia será comido, não deixareis da sua carne até o amanhecer. Eu sou o Senhor.
31 Guardareis os meus mandamentos e os cumprireis.
32 Não profanareis o nome do Santo, e serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico,
33 que vos tirei da terra do Egito para ser o vosso Deus. Eu sou o Senhor.

Nenhum comentário: