INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 19

1 E o Senhor falou a Moisés, dizendo-lhe: 
2 Fala a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 
3 Que cada um de vós reverencie a seu pai e a sua mãe, e guarde, também, os meus sábados. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
4 Não ireis seguir os ídolos, nem fareis para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
5 Se quiserdes sacrificar uma oferta de paz ao Senhor, oferecê-la-eis aceitável de vós. 
6 Em qualquer dia em que a sacrificardes deverá ser comida, e também no dia seguinte; e se algo dela restar até o terceiro dia, haverá de ser completamente queimado com fogo. 
7 Entretanto, se ela for, de qualquer maneira, consumida no terceiro dia é imprópria para o sacrifício, não será aceita. 
8 Aquele que a comer levará a sua iniquidade, porquanto profanou as coisas sagradas do Senhor; e as almas que a comerem deverão ser eliminadas do seu povo. 
9 Quando fizeres a colheita da tua terra não deverás completar com exatidão a colheita do teu campo. Não recolherás o que cair enquanto estiveres colhendo. 
10 Não exagerarás na colheita da tua vinha nem recolherás as uvas restantes dela; deixá-las-ás para o pobre e o estrangeiro. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
11 Vós não furtareis, não mentireis, nem alguém proferirá um falso testemunho, como informante, contra o seu vizinho. 
12 Não devereis jurar injustamente pelo meu nome; e, assim, não profanareis o santo nome de vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
13 Não ferirás o teu próximo nem o roubarás; o salário do teu trabalhador permanecerá contigo até pela manhã. 
14 Não insultarás o surdo nem colocarás uma pedra de tropeço no caminho do cego, mas temerás o Senhor, teu Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
15 Não agirás injustamente no julgamento; não favorecerás a pessoa do pobre nem admirarás a pessoa do poderoso. Com justiça julgarás o teu próximo. 
16 Não andarás dolosamente entre o teu povo; não te levantarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
17 Não odiarás a teu irmão em teu coração. Em toda a sabedoria repreenderás o teu próximo, e, assim, não terás pecado por sua causa. 
18 A tua mão não deverá vingar a ti mesmo. Tu não ficarás irado com os filhos do teu povo, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. 
19 Guardareis a minha lei: não deixarás o teu gado cruzar-se com um de tipo diferente, não semearás a tua vinha com sementes diversas e não colocarás sobre ti uma roupa mista, tecida com dois materiais. 
20 Se qualquer um deitar-se com uma mulher, e acontecer de ela ser uma serva mantida por um homem, a qual não tiver sido resgatada, e a sua liberdade não lhe foi concedida, serão ambos visitados com castigo. Entretanto, não deverão morrer, porquanto ela não foi posta em liberdade. 
21 Ele trará, por sua culpa, ao Senhor, à porta do tabernáculo do testemunho, um carneiro para expiação de culpa. 
22 O sacerdote fará expiação por ele com o carneiro da expiação de culpa, diante do Senhor, pelo pecado no qual pecou; e o pecado no qual pecou ser-lhe-á perdoado. 
23 Quando entrardes na terra que o Senhor vosso Deus vos dá e plantardes nela árvores frutíferas, então devereis expurgar a sua imundícia. Seu fruto será, durante três anos, impuro para vós; não deverá ser comido. 
24 No quarto ano todo o seu fruto será santo, um motivo de louvor ao Senhor. 
25 No quinto ano vós comereis do seu fruto, porquanto a sua produção é um acréscimo para vós. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
26 Não comereis nas montanhas, e não usareis de augúrios nem de adivinhação através da inspeção de aves. 
27 Não fareis um corte redondo no cabelo da vossa cabeça, e não desfigurareis a vossa barba. 
28 Não fareis cortes em vossos corpos por um cadáver, nem inscrevereis em vossos corpos quaisquer marcas. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
29 Não profanarás tua filha para prostituí-la, e assim a terra não se prostituirá; pois a terra ficaria cheia de iniquidade. 
30 Guardareis os meus sábados e reverenciareis os meus santuários. Eu sou o Senhor. 
31 Vós não procurareis aqueles que têm neles espíritos adivinhadores, nem vos juntareis aos encantadores, a fim de poluir-se com eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
32 Levantar-te-ás diante das cãs e honrarás a face do homem velho, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
33 Se acontecer de vir para o meio de vós um estranho, na vossa terra, não devereis afligi-lo. 
34 O estrangeiro que chegar até vós deverá ser entre vós como os nativos. Tu o amarás como a ti mesmo, pois fostes estrangeiros na terra do Egito. Eu sou o Senhor, vosso Deus. 
35 Não agireis injustamente em juízo, nem nas medidas, nos pesos e nas balanças. 
36 Deverá haver entre vós balanças justas e pesos justos, e medida para líquidos justa. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito. 
37 Guardareis todas as minhas leis e todas as minhas ordenanças, e as cumprireis. Eu sou o Senhor, vosso Deus.

Nenhum comentário: