INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 16

1 O Senhor falou com Moisés, depois que os dois filhos de Arão morreram ao trazerem fogo estranho perante o Senhor (porquanto, por assim eles morreram).
2 E o Senhor disse a Moisés: Fala com Arão, teu irmão, não lhe permitindo entrar, a todo tempo, no santo lugar, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca do testemunho; e, assim, ele não morrerá. Porquanto eu irei aparecer em uma nuvem sobre o propiciatório.
3 Desta forma Arão entrará no santuário: com um novilho do rebanho para oferta pelo pecado, e com um carneiro para holocausto.
4 Ele vestirá a túnica de linho consagrada e trará sobre a sua carne os calções de linho; cingir-se-á com um cinto de linho, e colocará o gorro, também de linho. Estas são as vestes sagradas. Ele lavará todo o seu corpo em água, e depois deverá vesti-las.
5 Tomará, da congregação dos filhos de Israel, dois cabritos para oferta pelo pecado e um cordeiro para holocausto.
6 Arão fará chegar o novilho para a sua própria oferta pelo pecado, fazendo expiação por si e pela sua casa.
7 Tomará, então, os dois bodes e colocá-los-á diante do Senhor à porta do tabernáculo do testemunho.
8 Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma para o Senhor, e a outra para o bode expiatório.
9 Apresentará Arão o bode sobre o qual a sorte para o Senhor caiu, oferecendo-o como uma oferta pelo pecado.
10 Contudo, o bode sobre o qual a sorte do bode expiatório caiu ele deverá apresentar vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, de modo a afastá-lo como um bode expiatório, enviando-o para o deserto.
11 Então Arão fará chegar o novilho que é para o seu pecado e fará expiação por si e pela sua casa; e matará o novilho para a sua oferta pelo pecado.
12 Tomará do incensário cheio de brasas de fogo do altar que está perante o Senhor, enchendo as suas mãos com incenso composto fino, e o trará para dentro do véu.
13 Porá o incenso sobre o fogo, perante o Senhor, e a fumaça dele cobrirá o propiciatório sobre as tábuas do Testemunho. Deste modo, ele não morrerá.
14 Tomará, depois disso, do sangue do novilho e o espargirá com o dedo sobre o propiciatório, ao lado oriental. Diante do propiciatório espargirá sete vezes do sangue, com o seu dedo.
15 E imolará o bode da oferta pelo pecado, que é para o povo, perante o Senhor, trazendo o sangue para dentro do véu. Deverá fazer com o seu sangue como fez com o sangue do bezerro, espargindo-o no propiciatório, diante dele.
16 E fará expiação pelo santuário, pelas imundícias dos filhos de Israel e pelas suas ofensas a respeito de todos os seus pecados. Deste modo ele fará para o tabernáculo do testemunho, o qual está entre eles, no meio das suas impurezas.
17 Não haverá homem algum no tabernáculo do testemunho quando ele entrar para fazer expiação no santo lugar, e até que tenha saído. Fará expiação por si e pela sua casa, e por toda a congregação dos filhos de Israel.
18 Depois disto, sairá para o altar que está perante o Senhor e fará expiação sobre ele. Tomará do sangue do bezerro e do sangue do bode e o colocará sobre as pontas do altar, em redor.
19 Espargirá do sangue sete vezes sobre ele com o seu dedo e o purificará, santificando-o das imundícias dos filhos de Israel.
20 E terminará de fazer a expiação pelo santuário e pelo tabernáculo do testemunho, e também pelo altar. Então ele deverá fazer uma purificação pelos sacerdotes, trazendo o bode vivo.
21 Arão porá as mãos sobre a cabeça do bode vivo e declarará sobre ele todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas injustiças e os seus pecados; e os depositará sobre a cabeça do bode vivo, enviando-o, pela mão de um homem preparado, para o deserto.
22 O bode levará as suas iniquidades com ele para uma terra deserta. Assim, Arão mandará embora o bode, para o deserto.
23 Então Arão entrará no tabernáculo do testemunho e tirará a veste de linho que tinha colocado quando entrou no santo lugar; e a deixará lá.
24 Banhará o seu corpo em água, no lugar santo, vestirá a sua veste e sairá; e oferecerá o holocausto para si e o holocausto do povo, fazendo expiação por si, pela sua casa e pelo povo, assim como pelos sacerdotes.
25 E oferecerá a gordura da oferta pelo pecado sobre o altar.
26 Contudo, aquele que conduz o bode que foi separado para ser solto lavará as suas vestes e banhará o seu corpo na água; e, depois, entrará no acampamento.
27 O novilho para oferta pelo pecado e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no lugar santo, deverão eles levar para fora do acampamento e queimá-los com fogo, assim como as suas peles, a sua carne e os seus excrementos.
28 Aquele que os queimar lavará as suas vestes e banhará o seu corpo em água; e, depois, entrará no acampamento.
29 Este será um estatuto perpétuo para vós. No sétimo mês, no décimo dia do mês, humilhareis as vossas almas e não fareis nenhuma obra, tanto o nativo como o estrangeiro que habita no meio de vós,
30 pois neste dia ele fará expiação por vós, para purificar-vos de todos os vossos pecados, diante do Senhor, e sereis purificados.
31 Este será para vós o sábado santíssimo, um descanso solene, e humilhareis as vossas almas. É uma lei perpétua.
32 O sacerdote a quem deverão ungir fará expiação, assim como quem quer que seja consagrado para exercer o sacerdócio depois de seu pai. Ele deverá colocar a roupa de linho, a veste sagrada,
33 e fará expiação pelo lugar santíssimo e pelo tabernáculo do testemunho. Também fará expiação pelo altar e pelos sacerdotes, e, igualmente, a fará por toda a congregação.
34 Isto vos será por estatuto perpétuo, a fim de fazer expiação pelos filhos de Israel, por todos os seus pecados. Deverá ser feito uma vez no ano, conforme o Senhor ordenara a Moisés.

Nenhum comentário: