INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Septuaginta - Levítico - Capítulo 11

1 O Senhor falou a Moisés, e a Arão, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Estes são os animais que comereis, de todos os animais que estão sobre a terra:
3 Todo animal que tem o casco dividido, separando-se em duas unhas, e que rumina, entre os animais, a esse comereis.
4 Porém, a estes não comereis, dos que ruminam e dos que tem cascos divididos e unhas separadas: o camelo, porque rumina, mas não divide o casco, esse é impuro para vós;
5 o coelho, porque rumina, mas não divide o casco, esse é impuro para vós;
6 a lebre, porquanto rumina, mas não divide o casco, essa é impura para vós;
7 e o porco, porque este animal divide o casco, fazendo com que os seus cascos se separem em unhas, porém não rumina, esse é impuro para vós.
8 Não comereis das suas carnes e não tocareis nos seus cadáveres. Serão impuros para vós.
9 E estes são os que havereis de comer, dos que há nas águas: tudo aquilo que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares e nos rios, a estes comereis.
10 E tudo aquilo que não tem barbatanas ou escamas nas águas, nos mares e nos rios, de tudo o que as águas produzem e de todas as almas que vivem nelas, são uma abominação e serão abomináveis para vós.
11 Não comereis da sua carne e aborrecereis os seus cadáveres.
12 Tudo aquilo que não tem barbatanas ou escamas, daquelas coisas que estão nas águas, serão uma abominação para vós.
13 E estas são as coisas que aborrecereis dos pássaros, e que não deverão ser consumidos, pois são uma abominação: a águia, o quebrantosso, a águia-pesqueira,
14 o abutre, o papagaio, e os semelhantes a eles;
15 o pardal, a coruja, a gaivota, e os semelhantes a eles;
16 todo o corvo e as aves semelhantes a ele; o falcão e os semelhantes a ele;
17 o mocho, os corvos-marinhos, a cegonha,
18 a gralha, o pelicano, o cisne,
19 a garça, a poupa, e os semelhantes a eles; e a pega e o morcego.
20 E todos os insetos alados que se arrastam, que andam em cima de quatro pés, serão abominações para vós.
21 Todavia, estes comereis, dos insetos alados que andam sobre quatro pés, os quais têm pernas sobre os seus pés, para saltar na terra;
22 deles, estes comereis: a locusta e os seus semelhantes; o gafanhoto devorador e os seus semelhantes; o grilo e os seus semelhantes; o gafanhoto e os seus semelhantes.
23 Tudo aquilo que se arrasta, dentre os voadores, e que tem quatro pés, é uma abominação para vós;
24 por esses sereis contaminados. Todo aquele que tocar nos seus cadáveres será imundo até a tarde;
25 todo aquele que tomar de seus cadáveres lavará as suas vestes e será imundo até a tarde.
26 Tudo aquilo que, dentre os animais, divide o casco e separa as unhas, porém não rumina, será impuro para vós; todo aquele que tocar nos seus cadáveres será imundo até a tarde.
27 Cada um, dentre todos os animais selvagens, que se move sobre os seus pés, andando em todos os seus quatro pés, esse vos será imundo; aquele que tocar nos seus cadáveres será imundo até a tarde,
28 e todo aquele que tomar de seus cadáveres lavará as suas vestes e será imundo até a tarde. Serão impuros para vós.
29 E estes serão impuros para vós, dos que se arrastam sobre a terra: a doninha, o rato, o lagarto,
30 o furão, o camaleão, a lagartixa, a salamandra e a toupeira.
31 Esses vos serão imundos, de todos os animais rasteiros que estão na terra; todo aquele que tocar nos seus cadáveres será imundo até a tarde.
32 Qualquer coisa na qual algum dos seus cadáveres cair será imunda. Qualquer vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, e todos os instrumentos com que se faz algum trabalho, deverá ser mergulhado em água e será imundo até a tarde; e, então, estará limpo.
33 Porém com respeito a todo vaso de barro em que uma dessas coisas vier a cair, tudo o que estiver dentro dele será imundo, e deverá ser quebrado.
34 Toda a comida que se come da qual a água para o seu preparo tiver vindo de um vaso desses será imunda, e toda a bebida que vier a ser bebida em qualquer desses vasos será imunda.
35 Qualquer coisa na qual acontecer de cair algo de seus corpos mortos será imunda. Fornos e suportes para frascos deverão ser quebrados. São imundos, e serão para vós imundos.
36 Tão somente no caso de a água vir de fontes de água, ou de um lago, ou de uma confluência de águas, será limpa; todavia, aquele que tocar nos seus cadáveres será imundo.
37 Se um dos seus cadáveres cair sobre alguma semente, a qual deverá ser semeada, ela será limpa.
38 Porém, se água tiver sido despejada em qualquer semente, e um dos seus cadáveres cair sobre ela, é impura para vós.
39 Se algo do gado morrer, o qual é legítimo para vós comerdes, aquele que tocar nos seus cadáveres será imundo até a tarde.
40 Aquele que comer dos seus cadáveres lavará as suas vestes e será imundo até a tarde; aquele que carregar algum dos seus cadáveres lavará as suas vestes e se banhará em água, e será imundo até a tarde.
41 Todo réptil que se arrasta sobre a terra, esse deverá ser uma abominação para vós, não deverá ser comido.
42 Todo animal que rasteja sobre a sua barriga, e cada um que anda em quatro pés continuamente, e o que abunda em pés, dentre todos os répteis que andam rastejando sobre a terra, não devereis comê-lo, pois é uma abominação para vós.
43 Não ireis contaminar as vossas almas com qualquer um dos répteis que se arrastam sobre a terra. Não devereis ser poluídos com eles, nem sereis imundos por causa deles.
44 Porque eu sou o Senhor, vosso Deus. Portanto sereis santificados e sereis santos, porquanto eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Não devereis contaminar as vossas almas com qualquer um dos répteis que rastejam sobre a terra.
45 Pois eu sou o Senhor, que vos tirou da terra do Egito a fim de ser o vosso Deus; e vós sereis santos, porque eu, o Senhor, sou santo.
46 Esta é a lei a respeito dos animais e das aves, a respeito de toda a criatura vivente que se desloca na água e de toda a criatura vivente que anda rastejando na terra,
47 para distinguir entre o imundo e o limpo, e entre aqueles que são produtores de vida e podem ser consumidos e aqueles que são produtores de vida, mas não podem ser consumidos.

Nenhum comentário: