INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 40

1 E veio a acontecer, depois dessas coisas, que o copeiro-mor do rei do Egito, e o seu padeiro-mor, transgrediram contra o seu senhor, o rei do Egito. 
2 Então Faraó se indignou com os seus dois eunucos, com o seu copeiro-mor e com o seu padeiro-mor, 
3 e pô-los em prisão, no lugar da prisão para onde José tinha sido levado. 
4 Mas o carcereiro chefe da guarda os entregou para José, e ele estava junto deles. Já se encontravam eles há alguns dias na prisão, 
5 e tiveram ambos um sonho, na mesma noite. E assim foi a visão dos sonhos do copeiro-mor e do padeiro-mor, que pertenciam ao rei do Egito, os quais se encontravam na prisão: 
6 José foi procurá-los, na parte da manhã, e viu que estavam conturbados. 
7 Perguntou, então, aos eunucos de Faraó que estavam com ele na prisão do seu senhor, dizendo: Por que motivo estão tristes os vossos semblantes, hoje? 
8 E responderam-lhe: Tivemos um sonho, e não há quem o interprete. Mas José disse-lhes: Não é a interpretação dos mesmos dada por Deus? Contai-os para mim. 
9 Então o copeiro-mor relatou o seu sonho a José, dizendo: Em meu sonho, havia uma vide diante de mim. 
10 E, na vide, três hastes das quais brotavam flores; e os cachos de uva estavam maduros. 
11 O copo de Faraó estava na minha mão. Tomei eu o cacho de uva, e apertei-o dentro do copo. E dei o copo na mão de Faraó. 
12 Disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: As três hastes são três dias. 
13 Ainda três dias e Faraó irá recordar-se da tua função, e restituir-te-á no teu lugar de copeiro-chefe; e darás o copo de Faraó na sua mão, de acordo com o teu alto posto anterior, da mesma forma como quando eras copeiro. 
14 Porém, lembra-te de mim quando estiveres bem, agindo misericordiosamente para comigo e fazendo menção de mim a Faraó. E tirar-me-ás para fora deste calabouço. 
15 Porque, certamente, fui roubado da terra dos hebreus, e estando aqui não fiz nada; e me lançaram nesta cova. 
16 O padeiro-mor viu que ele interpretara corretamente o sonho, e disse a José: Também eu tive um sonho, e, nele, julguei ter colocado na minha cabeça três cestos de alimentos preparados com mel. 
17 No cesto superior havia do trabalho do padeiro, de todo tipo que come Faraó. E as aves do céu comeram-no do cesto que estava na minha cabeça. 
18 Então José respondeu-lhe, dizendo: Esta é a interpretação do mesmo: os três cestos são três dias.
19 Ainda três dias e Faraó tirará a tua cabeça do teu corpo. Pendurar-te-ão em uma árvore, e as aves do céu comerão a tua carne de sobre ti. 
20 E sucedeu, no terceiro dia, no qual dia era o aniversário de Faraó, que ele fez um banquete para todos os seus servos; e lembrou-se do ofício de copeiro e do ofício de padeiro, entre os seus servos. 
21 Então ele restaurou o copeiro-mor em seu ofício, e ele entregou o copo na mão de Faraó. 
22 Contudo, enforcou o padeiro-mor, conforme José lhes havia interpretado. 
23 O copeiro-mor, entretanto, não se lembrou de José; antes, esqueceu-se dele.

Nenhum comentário: