INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 38

1 Sucedeu, naquele tempo, que Judá afastou-se de seus irmãos, indo até um certo homem, adulamita, cujo nome era Hira.
2 Judá avistou ali a filha de um homem cananita, a qual se chamava Sua; e a tomou, possuindo-a.
3 Ela concebeu e deu à luz a um filho, e chamou o seu nome Er.
4 De novo ela concebeu e deu à luz a um outro filho, e chamou o seu nome Onã.
5 E, novamente, ela teve um filho, e chamou o seu nome Selá. Estava ela em Quezibe, quando os teve.
6 Então Judá tomou para Er, seu primogênito, uma mulher cujo nome era Tamar.
7 Er, o primogênito de Judá, foi perverso perante o Senhor, e Deus o matou.
8 E Judá disse para Onã: Vai à mulher do teu irmão e casa-te com ela, suscitando uma semente ao teu irmão.
9 Entretanto, veio a suceder que Onã, sabendo que a descendência não deveria pertencer-lhe, quando possuía a mulher de seu irmão derramava a sua semente sobre a terra, de modo que não desse descendência ao seu irmão.
10 O estar ele fazendo isso parecia mau diante de Deus. E matou-o, também.
11 Então Judá disse à Tamar, sua nora: Assenta-te, como viúva, na casa de teu pai, até que meu filho Selá tenha crescido. Pois, disse, que não morra também ele, como seus irmãos! Então partiu Tamar, e assentou-se na casa de seu pai.
12 Os seus dias se cumpriram, e Sua, mulher de Judá, morreu. Então Judá, tendo sido confortado, foi até os tosquiadores de suas ovelhas, ele e seu pastor Hiras, o adulamita, à Timna.
13 E contou-se à Tamar, sua nora, dizendo: Eis que teu sogro foi até Timna, a fim de tosquiar as suas ovelhas.
14 Então ela, havendo retirado as vestes da sua viuvez, colocou um véu e ornamentou o seu rosto, e assentou-se junto aos portões de Enaim, que está no caminho para Timna. Porquanto vira que Selá crescera, porém Judá não a dera a ele por esposa.
15 Quando Judá a viu pensou ser ela uma prostituta, pois encobrira o rosto. E não a reconheceu.
16 Então ele saiu do seu caminho, indo até ela, e disse-lhe: Deixa-me possuir-te. Pois não sabia que era sua nora. E ela lhe disse: Que irás dar-me, se vieres á mim?
17 Respondeu-lhe: Enviar-te-ei um cabrito do meu rebanho. E ela disse: Está bem, se me deres um penhor até que o envies.
18 E ele perguntou: Que penhor é este que eu te darei? E ela disse: Teu anel, teu bracelete, e o bordão que está na tua mão. Então ele os deu para ela, e possuiu-a. E ela concebeu dele.
19 Depois disso, ela se ergueu e partiu, retirando o véu de cima de si e vestindo novamente os vestidos da sua viuvez.
20 Judá enviou um cabrito do rebanho, por mão do seu pastor adulamita, para recobrar o penhor da mulher; todavia ele não a encontrou;
21 e perguntou aos homens do lugar: Onde está a prostituta que se assentava em Enaim, à beira do caminho? Porém, eles disseram: Não esteve prostituta alguma, aqui.
22 Então ele voltou a Judá, e falou: Não a encontrei, e os homens do lugar disseram: Não há prostituta alguma aqui.
23 E Judá falou: Que ela os tenha. Todavia, não sejamos ridicularizados, pois que enviei este cabrito, entretanto tu não a encontraste.
24 E sucedeu que, após três meses, relataram para Judá, dizendo: Tamar, tua nora, prostituiu-se; e eis que ela está grávida do seu adultério. E Judá disse: Trazei-a, a fim de que seja queimada.
25 Porém, quando eles a estavam trazendo, ela enviou uma mensagem ao seu sogro, dizendo-lhe: Carrego um filho do homem a quem estas coisas pertencem. E também disse: Vê de quem é este anel, esta pulseira e este cajado.
26 Então Judá os reconheceu, e falou: Tamar está mais limpa do que eu, porquanto não lhe dei Selá, meu filho. E ele não se relacionou mais com ela.
27 E aconteceu, quando estava em trabalho de parto, que ela tinha gêmeos em seu ventre.
28 E, quando estava parindo, um deles empurrou a sua mão para fora, e a parteira, tendo-a apanhado, atou nela um fio encarnado, dizendo: Este deverá vir em primeiro lugar.
29 Contudo, quando ele retirou a mão, logo em seguida saiu o seu irmão; e ela disse: Como se rompeu por ti a barreira? E chamou o seu nome Perez.
30 Depois disso saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio escarlate. E chamou o seu nome Zera.

Nenhum comentário: