INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 34

1 Diná, filha de Lia, que ela dera a Jacó, saiu para conhecer as filhas dos habitantes do lugar.
2 Siquém, filho de Hamor, o heveu, governador da terra, viu-a e levou-a; e deitou-se com ela, desonrando-a. 
3 Ficou ele ligado à alma de Diná, filha de Jacó; e amou a moça, falando ao coração da jovem. 
4 Então Siquém disse a Hamor, seu pai: Toma-me esta donzela por mulher. 
5 Mas Jacó soube que o filho de Hamor tinha desonrado Diná, sua filha. Naquele momento seus filhos estavam com o gado, na planície. E Jacó ficou em silêncio até que eles chegaram. 
6 Hamor, pai de Siquém, foi até Jacó, para falar com ele. 
7 Chegaram os filhos de Jacó da planície, e quando ouviram o que tinha acontecido ficaram profundamente tristes; e o assunto lhes foi muito doloroso, porquanto aquele homem havia feito uma loucura em Israel, tendo se deitado com a filha de Jacó. Pois tal coisa não deveria acontecer. 
8 Porém Hamor falou-lhes, dizendo: Siquém, meu filho, tem escolhido no seu coração a vossa filha; dai-a, pois, a ele por mulher, 
9 e casai-vos conosco. Dai-nos as vossas filhas e tomai das nossas filhas para vossos filhos, 
10 e habitai no meio de nós. Eis que a terra é espaçosa diante de vós; habitai nela e façais nela comércio, adquirindo possessões no meio dela. 
11 E disse Siquém ao pai da moça e aos seus irmãos: Que eu ache graça diante de vós, e iremos dar-vos o que haveis de dizer. 
12 Multiplicai muito a vossa demanda do dote, e eu vos darei em conformidade com o que haveis de dizer-me. Tão somente que vós me dareis esta donzela por mulher.
13 Então os filhos de Jacó responderam a Siquém e a seu pai Hamor, astuciosamente; dessa forma lhes falaram, porquanto eles haviam contaminado a Diná, sua irmã. 
14 E Simeão e Levi, irmãos de Diná, disseram-lhes: Não seremos capazes de fazer tal coisa, dar nossa irmã a um homem que não é circuncidado; porquanto isso é uma vergonha para nós. 
15 Somente nestes termos é que iremos estar em conformidade convosco, e habitar no meio de vós: se também fordes como nós somos; que todos os vossos homens sejam circuncidados. 
16 Então iremos dar-vos as nossas filhas, e tomaremos de vossas filhas por esposas. Habitaremos convosco e seremos todos como uma só raça. 
17 Todavia, se não nos ouvirdes para vos circuncidardes, tomaremos nossa filha e partiremos. 
18 Tais palavras satisfizeram a Hamor e a Siquém, seu filho, 
19 e o jovem não tardou em fazer tal coisa, pois estava muito ligado à filha de Jacó, e também era o mais honrado de todos na casa de seu pai. 
20 Então Hamor e Siquém, seu filho, vieram ao portão de sua cidade e falaram aos homens dela, dizendo: 
21 Estes homens são pacíficos. Deixemo-los morar conosco sobre a terra, e permitamos-lhes comerciar. Eis que a terra é extensa diante deles. Tomaremos as suas filhas para nós por mulheres, e iremos dar-lhes nossas filhas. 
22 Tão somente nos seguintes termos os homens estarão em conformidade para habitar conosco, de modo a sermos um único povo: se todos os homens entre nós se deixarem circuncidar como eles são circuncidados. 
23 E não irá acontece que o seu gado, os seus bens e os seus rebanhos serão também nossos? Conformemo-nos com eles nisso, e habitarão conosco. 
24 Então todos os que entraram no portão da cidade escutaram a Hamor e a Siquém, seu filho, e foram circuncidados na carne de seu prepúcio, todos os homens. 
25 E aconteceu ao terceiro dia, quando estavam sentindo muita dor, que os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada e entraram na cidade, com segurança, e mataram todos os seus homens. 
26 Eles mataram Hamor e Siquém, seu filho, com o fio da espada; e tomaram Diná da casa de Siquém, saindo dali. 
27 Os filhos de Jacó vieram sobre os feridos, e devastaram a cidade onde haviam contaminado a sua irmã Diná. 
28 Suas ovelhas, seus bois e seus burros eles tomaram, com todas as coisas que estavam na cidade, e tudo o que estava na planície. 
29 Levaram cativas todas as suas pessoas e tudo o que mantinham guardado, e também as suas esposas; e saquearam tanto as coisas que estavam na cidade como as que se encontravam nas casas. 
30 Então, disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me feito tão odioso que eu serei visto como mau por todos os habitantes da terra, tanto pelos cananeus como pelos ferezeus; e estou em pequeno número. Reunir-se-ão eles contra mim e me cortarão em pedaços. Serei totalmente destruído, e também a minha casa. 
31 Contudo, responderam-lhe: Deveriam eles tratar a nossa irmã como a uma prostituta?

Nenhum comentário: