INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 32

1 Jacó seguiu em sua jornada, e, olhando para cima, viu o exército de Deus acampado; e os anjos de Deus foram ao seu encontro. 
2 E Jacó disse, quando os viu: Este é o acampamento de Deus; e chamou o nome daquele lugar Acampamentos. 
3 Então enviou Jacó mensageiros diante de si a Esaú, seu irmão, à terra de Seir, ao país de Edom. 
4 E ordenou-lhes, dizendo: Desta maneira falareis ao meu senhor Esaú: Assim diz teu servo Jacó: Tenho peregrinado com Labão, e permanecido com ele, até agora; 
5 e ali nasceram para mim bois, jumentos e ovelhas, servos e servas. E enviei-os, para dizer ao meu senhor Esaú: Que o teu servo possa achar graça diante de teus olhos. 
6 Mas os mensageiros voltaram a Jacó, relatando: Fomos a teu irmão Esaú, e eis que ele vem para encontrar-te, e quatrocentos homens com ele. 
7 Então Jacó ficou extremamente aterrorizado e perplexo, e dividiu o povo que estava com ele, e as vacas, e as ovelhas, em dois acampamentos. 
8 Pois disse Jacó: Se Esaú chegar a um acampamento e o ferir, o outro acampamento estará em segurança. 
9 E Jacó falou: Deus de meu pai Abraão, e Deus de meu pai Isaque; ó Senhor, tu és o que disseste para mim: Vai, depressa, para a terra do teu nascimento, pois eu irei fazer-te bem. 
10 Que haja, para mim, suficiência de toda a justiça e de toda a verdade que tens tido para com o teu servo; porquanto com tão somente o meu cajado passei este Jordão, e agora volto com dois acampamentos. 
11 Livra-me da mão do meu irmão, da mão de Esaú, pois tenho medo dele; para que não suceda que ele venha e me fira, e as mães com os seus filhos. 
12 Pois tu disseste: Far-te-ei bem, e a tua descendência como a areia do mar, a qual não poderá ser contada, por numerosa. 
13 E dormiu ali, naquela noite. E, tomando os presentes que carregava consigo enviou-os a Esaú, seu irmão: 
14 Duzentas cabras, vinte bodes, duzentas ovelhas, vinte carneiros, 
15 camelas de leite e suas crias em número de trinta, quarenta vacas, dez touros, vinte jumentas e dez potros. 
16 Ele os deu aos seus servos, à cada bando separadamente, e lhes disse: Ide adiante de mim, e colocai um espaço entre cada bando. 
17 E ordenou ao primeiro deles, dizendo: Se meu irmão Esaú encontrar-se contigo, e se ele te perguntar, dizendo: De onde és tu? Para onde vais e de quem são essas possessões avançando diante de ti? 
18 Dir-lhe-ás: Teu servo Jacó enviou presentes a meu senhor Esaú; e eis que ele está vindo, logo atrás de nós. 
19 E ele orientou o primeiro, o segundo e o terceiro, e todos os que foram antes dele junto desses rebanhos, dizendo: Assim direis a Esaú quando o encontrardes, 
20 e desta forma lhe falareis: Eis que o teu servo Jacó vem logo atrás de nós. Pois ele disse: Tornarei propício o seu rosto com os dons enviados à sua presença; e, depois disso, o verei. Porventura me aceitará. 
21 Assim, os presentes foram adiante dele. Entretanto ele ficou, naquela noite, no acampamento. 
22 E levantou-se, na mesma noite, tomando as suas duas mulheres e as suas duas servas, e os seus onze filhos, e atravessou o vau do Jaboque. 
23 Tomou-os e fê-los passar a torrente, levando todos os seus bens. 
24 Jacó, entretanto, ficou sozinho. E um homem lutou com ele, até de manhã. 
25 Mas o homem viu que não prevalecia contra ele, e, então, tocou na parte mais larga da sua coxa; e a parte mais larga da coxa de Jacó ficou paralisada, enquanto lutava com ele. 
26 E o homem disse-lhe: Deixa-me ir, pois o dia raiou. Porém, ele respondeu: Não te deixarei ir, se não me abençoares. 
27 E perguntou-lhe ele: Qual é o teu nome? E respondeu-lhe: Jacó. 
28 E ele disse: Teu nome não deverá mais ser Jacó. No entanto, Israel será o teu nome. Porque tens prevalecido contra Deus, e serás poderoso entre os homens. 
29 Então Jacó perguntou-lhe, dizendo: Revela para mim, qual é o teu nome? Mas ele respondeu: Porque perguntas pelo meu nome? E abençoou-o, ali. 
30 Jacó chamou o nome daquele lugar a Aparência de Deus; pois, disse ele, tenho visto Deus face à face, e a minha vida foi preservada. 
31 O sol levantava-se sobre ele, quando atravessou a Aparência de Deus; mas andava coxeando. 
32 Portanto os filhos de Israel de maneira alguma comerão o tendão que foi paralisado, o qual está na parte mais larga da coxa, até este dia. Porquanto ele tocou na parte mais larga da coxa de Jacó, no seu tendão, o qual ficou paralisado.

Nenhum comentário: