INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 8

1 Então, o Senhor disse a Moisés: Vai a Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Envia o meu povo, para que me sirva.
2 Porém, se não quiseres enviá-los, eis que afligirei com as rãs a todos os teus limites.
3 O rio fervilhará com rãs, e elas subirão e entrarão em tuas casas, em teus quartos de dormir e sobre as tuas camas, nas casas dos teus servos e nas do teu povo, sobre a tua massa e em teus fornos.
4 Sobre ti, sobre os teus servos e sobre o teu povo subirão as rãs.
5 E o Senhor disse a Moisés: Fala a Arão, teu irmão: Estende a mão com a tua vara sobre os rios, sobre os canais e sobre os açudes, trazendo as rãs.
6 Então Arão estendeu a sua mão sobre as águas do Egito, fazendo subir as rãs. E as rãs foram trazidas, cobrindo a terra do Egito.
7 Mas os encantadores do Egito também fizeram o mesmo com as suas feitiçarias, trazendo rãs sobre a terra do Egito.
8 Faraó chamou Moisés e Arão, dizendo-lhes: Rogai por mim ao Senhor, e que ele retire as rãs de mim e do meu povo, e eu os enviarei; e sacrificarão ao Senhor.
9 Então, Moisés disse a Faraó: Determines um tempo no qual irei orar por ti, pelos teus servos e pelo teu povo, para que as rãs desapareçam do meio de ti e do teu povo, e das vossas casas. Tão somente no rio elas deverão ficar.
10 Respondeu-lhe ele: No próximo dia. E ele falou: Seja, portanto, como disseste, para que saibas que não há outro Deus a não ser o Senhor.
11 As rãs deverão ser afastadas para longe de ti, das vossas casas e aldeias, e dos teus servos e do teu povo; tão somente no rio é que serão deixadas.
12 Então Moisés e Arão saíram de diante de Faraó. E Moisés clamou ao Senhor relativamente à retirada das rãs, conforme Faraó o determinara.
13 O Senhor fez como Moisés pediu, e as rãs morreram nas casas, nas aldeias e nos campos.
14 Eles as reuniram em montões, e a terra cheirou mal.
15 Todavia, quando Faraó viu que havia alívio seu coração endureceu-se, e ele não lhes deu ouvidos, conforme o Senhor falara.
16 Então o Senhor disse a Moisés: Fala a Arão: Estende a tua vara, com a tua mão, e fere o pó da terra. Haverá piolhos sobre os homens e sobre os quadrúpedes em toda a terra do Egito.
17 Assim, Arão estendeu a sua mão com a vara, ferindo o pó da terra; e os piolhos apareceram nos homens e nos quadrúpedes; e em toda a poeira da terra havia piolhos.
18 Em seguida, os encantadores também fizeram o mesmo com as suas feitiçarias, para trazerem o piolho, mas não o conseguiram. E os piolhos estavam tanto sobre os homens como sobre os quadrúpedes.
19 Então os encantadores disseram a Faraó: Isso é o dedo de Deus. Mas o coração de Faraó se endureceu, e ele não os ouviu, conforme o Senhor dissera.
20 E o Senhor falou a Moisés: Levanta-te pela manhã, cedo, e apresenta-te diante de Faraó. Eis que ele estará indo em direção as águas. E fala-lhe: Estas coisas diz o Senhor: Envia o meu povo, para que me sirva no deserto.
21 Porém, se não deixares ir o meu povo, eis que eu enviarei sobre ti, sobre os teus servos e sobre o teu povo, e sobre as suas casas, a mosca-de-cachorro. As casas dos egípcios ficarão cheias de moscas-de-cachorro; e até mesmo sobre a terra em que eles se encontram elas estarão.
22 Todavia, irei distinguir maravilhosamente, naquele dia, a terra de Gósem, em que o meu povo habita, na qual a mosca-de-cachorro não deverá estar. Para que saibas que eu sou o Senhor, o Senhor de toda a terra.
23 Farei uma diferença entre o meu povo e o teu povo. No próximo dia, este sinal acontecerá na terra. 
24 Então o Senhor fez assim, e a mosca-de-cachorro chegou em abundância nas casas de Faraó e nas casas dos seus servos, e em toda a terra do Egito. E a terra foi destruída pela mosca-de-cachorro.
25 Depois disso, Faraó chamou Moisés e Arão, dizendo-lhes: Ide, e oferecei sacrifícios ao Senhor, vosso Deus, nesta terra.
26 Mas Moisés respondeu: Não, não poderá ser assim, pois iríamos oferecer sacrifícios ao Senhor nosso Deus conforme as abominações dos egípcios. E se sacrificarmos conforme as abominações dos egípcios, diante deles, seremos apedrejados.
27 Havemos de ir em caminho de três dias no deserto, e ofereceremos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, de acordo com o que nos disse o Senhor.
28 Então, Faraó respondeu: Eu vos deixarei ir, e façais sacrifícios ao vosso Deus no deserto. Contudo, não ide muito longe. Orai, agora, por mim, ao Senhor.
29 E Moisés disse-lhe: Eu, agora, me apartarei de ti e orarei a Deus, e a mosca-de-cachorro se afastará de ti e de todos os teus servos e do teu povo, amanhã. Todavia, tu, Faraó, não ajas enganosamente mais uma vez, de modo a não enviar o povo a fim de fazer sacrifícios ao Senhor.
30 Então Moisés saiu da presença de Faraó, e orou a Deus.
31 O Senhor fez o que Moisés pediu, retirando a mosca-de-cachorro de Faraó, dos seus servos e do seu povo. Nem uma só foi deixada.
32 Todavia Faraó endureceu o seu coração, ainda desta vez, não querendo mandar as pessoas embora.

Nenhum comentário: