INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 17 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 7

1 E o Senhor falou a Moisés, dizendo: Vê que te pus como um deus para faraó; e Arão, teu irmão, será teu profeta.
2 Dize-lhe tudo o que eu te ordenar, e Arão, teu irmão, falará a Faraó a fim de que ele envie os filhos de Israel da sua terra.
3 Todavia, eu endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei os meus sinais e maravilhas na terra do Egito.
4 Faraó não vos ouvirá, e eu colocarei a minha mão sobre o Egito. Tirarei para fora o meu povo, os filhos de Israel. Com o meu poder sairão da terra do Egito, com grande vingança,
5 e todos os Egípcios saberão que eu sou o Senhor, quanto estender a minha mão sobre o Egito. E irei trazer os filhos de Israel para fora, do meio deles.
6 Então, Moisés e Arão fizeram como o Senhor lhes ordenara; assim fizeram.
7 Moisés tinha oitenta anos de idade, e Arão, seu irmão, oitenta e três anos, quando ele falou com faraó.
8 E o Senhor falou a Moisés e a Arão, dizendo:
9 Agora, se Faraó falar convosco, dizendo: Dá-nos um sinal, ou prodígio; então dirás a teu irmão, Arão: Toma a tua vara e lança-a sobre a terra diante de Faraó e dos seus servos. E ela se transformará numa serpente.
10 Moisés e Arão foram perante Faraó e os seus servos, e fizeram como o Senhor lhes ordenara. Arão lançou a sua vara diante de Faraó e dos seus servos, e ela tornou-se numa serpente.
11 Entretanto, Faraó convocou os sábios do Egito e os feiticeiros. E os encantadores dos egípcios também fizeram o mesmo com as suas feitiçarias.
12 Eles atiraram, cada um, a sua vara, e elas se tornaram em serpentes. Mas a vara de Arão engoliu as varas deles.
13 Porém, o coração de Faraó se endureceu e ele não os ouviu, conforme o Senhor os avisara.
14 E o Senhor disse a Moisés: O coração de Faraó está enrijecido, de maneira que ele não deverá deixar ir o povo.
15 Ide ao encontro de Faraó, no início da manhã. Eis que ele irá sair às águas, e o encontrarás na margem do rio. Levarás em tua mão a vara que se transformou em uma serpente.
16 Fala-lhe, então: O Senhor, o Deus dos hebreus, me tem enviado a ti, dizendo: Despede o meu povo, para que me sirva no deserto; e eis que, até agora, tu não destes ouvidos.
17 Estas coisas diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que ferirei, com a vara em minha mão, a água que está no rio, o que deverá transformá-la em sangue.
18 Os peixes que estão no rio morrerão e o rio cheirará mal; e, depois disso, os egípcios não poderão beber da água do rio.
19 Então o Senhor falou a Moisés, dizendo-lhe: Dize a teu irmão, Arão: Toma a vara na tua mão e estende-a sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais, sobre as suas lagoas, e sobre todas as suas águas paradas. E elas irão tornar-se em sangue. Haverá sangue em toda a terra do Egito, tanto nos vasos de madeira como nos de pedra.
20 Moisés e Arão fizeram assim, conforme o Senhor lhes ordenara. Então Arão, levantando a sua mão com a vara, feriu as águas do rio diante de Faraó e diante dos seus servos; e transformou toda a água do rio em sangue.
21 Os peixes no rio morreram, e o rio cheirou mal. E, depois disso, os egípcios não podiam beber mais a água do rio. E o sangue estava em toda a terra do Egito.
22 Entretanto os encantadores dos egípcios também fizeram o mesmo, com as suas feitiçarias. E o coração de Faraó se endureceu, e ele não os ouviu, conforme o Senhor dissera.
23 E Faraó voltou-se, entrando em sua casa. Ele nem mesmo colocou a sua atenção sobre isto.
24 Então todos os egípcios cavaram ao redor do rio, de modo a poderem beber água; porque não podiam beber da água do rio.
25 Sete dias se passaram, depois que o Senhor ferira o rio.

Nenhum comentário: