INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 39

1 Cada um que era sábio, entre aqueles que trabalhavam, fez as vestes para ministrar nos lugares santos, as quais pertenciam a Arão, o sacerdote, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
2 Fez ele o éfode de ouro, de estofo azul, de púrpura, de escarlate tecido e de linho fino trançado. 
3 As placas eram atravessadas pelos fios de ouro, de modo a se entrelaçarem com o azul, com a púrpura, com o escarlate tecido e com o linho fino trançado. Fizeram disso uma obra tecida. 
4 E juntaram-se as ombreiras de ambos os lados, obra unida por entrelaçamento mútuo das partes, uma com a outra. 
5 Fizeram isso com o mesmo material, de acordo com a sua feitura, de ouro, de azul, de púrpura, de escarlate tecido e de linho fino trançado, conforme o Senhor ordenara a Moisés. 
6 E prepararam as duas pedras de esmeralda, semelhantes uma à outra e engastadas em ouro, lavradas à maneira da gravação de um selo, com os nomes dos filhos de Israel. 
7 E assentou-as sobre as ombreiras do éfode, como pedras de memorial dos filhos de Israel, conforme o Senhor designara a Moisés. 
8 E fizeram o oráculo, um trabalho tecido com bordados, de acordo com a obra do éfode, de ouro, de azul, de púrpura, de escarlate tecido e de linho fino trançado. 
9 Quadrado e duplo fizeram eles o oráculo. O seu comprimento era de um palmo, e de um palmo a sua largura; e era duplo. 
10 Entrelaçada com ele havia uma obra tecida de quatro fileiras de pedras, uma série de pedras. A primeira fileira: um sárdio, um topázio e uma esmeralda; 
11 a segunda fileira: um carbúnculo, uma safira e um jaspe; 
12 a terceira fileira: um jacinto, uma ágata e uma ametista; 
13 a quarta fileira: um crisólito, um berilo e um ônix. Todas colocadas com ouro ao redor, e fixadas com ouro.
14 As pedras eram doze, conforme os nomes dos filhos de Israel, gravadas com os seus nomes como selos; cada uma segundo o seu próprio nome, para as doze tribos. 
15 E fizeram, sobre o oráculo, grinaldas trançadas, uma obra de entrelaçamento, de ouro puro. 
16 Fizeram, também, dois pequenos engastes de ouro, e duas argolas de ouro. E puseram as duas argolas de ouro nos dois cantos superiores do oráculo. 
17 Então eles colocaram as grinaldas de ouro nas argolas, em ambos os lados do oráculo, e fixaram as duas grinaldas nos dois engastes. 
18 E colocaram-nas nos dois pequenos engastes, assentando-as sobre as ombreiras do éfode, opostas, uma na frente da outra. 
19 E fizeram duas argolas de ouro, colocando-as nas duas projeções acima do oráculo, e na parte interior do éfode, por cima.
20 E fizeram mais duas argolas de ouro, colocando-as em ambas as ombreiras do éfode, abaixo delas, na frente do engaste e acima da ligação do éfode. 
21 E amarraram o oráculo pelas argolas que estavam sobre ele nas argolas do éfode que estavam presas com um cordão azul, unidas com a obra tecida do éfode, a fim de que o oráculo não venha a soltar-se dele, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
22 Fizeram, também, a túnica sob o éfode, um trabalho tecido, de estofo azul; 
23 e a abertura da túnica no meio, finamente tecida, tendo uma franja em todo o seu redor, de maneira que não se rompesse. 
24 Na borda da túnica, embaixo, fizeram como romãs de uma árvore de romã em floração, de cor azul, de púrpura, de escarlate tecido e de linho fino trançado. 
25 Fizeram também os sinos de ouro, colocando-os na borda da túnica, ao seu redor, entre as romãs. 
26 Um sino de ouro e uma romã, na borda da túnica, ao redor, para a ministração, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
27 E fizeram as vestes de linho fino, obra tecida, para Arão e seus filhos; 
28 e as tiaras de linho fino, e uma mitra de linho fino, e os calções de linho fino trançado; 
29 e os cintos de linho fino, de estofo azul, púrpura e escarlate fiado, da obra de bordador, conforme o Senhor ordenara a Moisés. 
30 Fizeram também a lâmina de ouro, uma coisa dedicada do santuário, de ouro puro. Escreveu ele em cima dela, em letras esculpidas, como de um selo: Santidade ao Senhor. 
31 E colocou-a na borda de azul, a fim de que permaneça na mitra, acima, conforme o Senhor ordenara a Moisés.
32 Os filhos de Israel fizeram tudo conforme o Senhor ordenara a Moisés. Assim fizeram. E do ouro que restou das ofertas eles fizeram vasos para com eles ministrar diante do Senhor. E do estofo azul que restou, e da púrpura, e do escarlate eles fizeram vestes ministeriais para Arão, a fim de que ele fosse ministrar com elas no santuário.
33 Trouxeram eles as vestes para Moisés, e o tabernáculo com os seus utensílios, as suas bases, as suas travessas, os seus pilares, 
34, 35 e a arca da aliança com os seus carregadores, assim como o altar e todos os seus utensílios; 
36 e a mesa dos pães e todos os seus utensílios, com os pães da proposição sobre ela; 
37 e as suas lâmpadas, a saber, lâmpadas para queimar; e o azeite para a luz. 
38 Fizeram também o óleo da unção e o incenso composto, o candelabro de ouro puro, 
39, 40 as cortinas do átrio, os pilares, o véu da porta do tabernáculo, os portões do átrio; e todos os vasos do tabernáculo, e os seus utensílios; e as peles, as peles de carneiros tintas de vermelho, e as coberturas azuis, e os revestimentos das outras coisas; e os pinos, e todos os instrumentos para os trabalhos do tabernáculo do testemunho; 
41 e as vestes do santuário, pertencentes a Arão, e as vestes de seus filhos para o ministério sacerdotal.
42 Conforme todas as coisas que o Senhor designara a Moisés, assim completaram os filhos de Israel toda a obra. 
43 Então Moisés viu todas as obras, e eles tinham feito tudo conforme o Senhor ordenara a Moisés; assim haviam feito. E Moisés os abençoou.

Nenhum comentário: