INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 38

1 O altar de bronze ele fez dos incensários de bronze, os quais pertenceram aos homens envolvidos na sedição com o grupo de Coré.
2, 3 E fez todos os vasos do altar, a sua grelha, a sua base, as suas bacias e os seus ganchos de bronze para a carne.
4 Fez também um apêndice de rede para o altar, sob a grelha, logo abaixo dela, indo até o seu meio; e juntou quatro argolas de bronze às quatro partes do apêndice do altar, bastante amplas para as barras, para carregar-se o altar com elas.
5, 6, 7, 8 A pia de bronze e a base de bronze da mesma ele fez com os espelhos das mulheres que jejuavam, as quais jejuaram nas portas do tabernáculo do testemunho, no dia em que o levantou.
9 Fizeram também o átrio, em direção ao sul. As suas cortinas eram de linho fino trançado, de cem côvados em ambos os lados.
10 Seus pilares eram vinte, e as suas bases também vinte.
11 No lado norte havia cortinas de cem côvados, e no lado sul, igualmente, cortinas de cem côvados; seus pilares eram vinte, e vinte as suas bases.
12 No lado oeste havia cortinas de cinquenta côvados; seus pilares eram dez, e as suas bases também dez.
13 E, no lado leste, cortinas de cinquenta côvados,
14 e quinze côvados de cortinas para um lado da porta, cujos pilares eram três, e as suas bases também três.
15 E no outro lado da  porta do átrio, cortinas de quinze côvados; os seus pilares eram três, e as suas bases também três.
16 Todas as cortinas da tenda eram de linho fino trançado.
17 As bases de seus pilares eram de bronze, e os seus colchetes de prata; e os seus capitéis eram revestidos com prata. Todos os pilares do átrio estavam cobertos de prata.
18 O véu da porta do átrio era da obra de bordador, de estofo azul, púrpura, escarlate tecido e linho fino trançado. O seu comprimento era de vinte côvados, e a altura, em toda a sua extensão, de cinco côvados, semelhantes aos das cortinas do átrio.
19 Os seus quatro pilares e as suas quatro bases de bronze, os seus colchetes de prata; e os seus capitéis eram revestidos com prata.
20 E fez as estacas do tabernáculo, e as estacas do átrio, de bronze. Todos os pinos do átrio, ao redor, eram de bronze e revestidos com prata. 
21 Essa foi a construção do tabernáculo do testemunho, de acordo com o que foi designado para Moisés. E, desta forma, o serviço público deveria caber aos levitas, através de Itamar, filho do sacerdote Arão.
22 Bezalel, filho de Urias, da tribo de Judá, fez tudo conforme o Senhor ordenara a Moisés.
23 Eliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, estava lá também, ele que foi o artesão-chefe nas obras tecidas, nas obras de agulha e de bordados e na tecelagem com o escarlate e o linho fino.
24 Todo o ouro que foi empregado para as obras, de acordo com toda a fabricação das coisas sagradas, era do ouro das ofertas, vinte e nove talentos e setecentos e vinte siclos, de acordo com o siclo santo. 
25 E a oferta de prata dos homens que foram contados da congregação: cem talentos e mil setecentos e setenta e cinco siclos; um dracma cada peça, o meio siclo segundo o santo siclo. 
26 Os que passaram pelo censo, de vinte anos para cima, alcançaram o número de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta. 
27 Os cem talentos de prata foram para a fundição dos cem capitéis do tabernáculo e para os capitéis do véu; 
28 para os cem capitéis cem talentos, um talento para cada capitel.
29 Os mil setecentos e setenta e cinco siclos ele transformou em colchetes para as colunas; e dourou os seus capitéis, adornando-os. 
30 O bronze da oferta foi de setenta talentos e mil e quinhentos siclos; 
31 Fizeram dele as bases da porta do tabernáculo do testemunho, as bases do átrio ao redor, as bases do portão do átrio, os pinos do tabernáculo, os pinos do átrio ao redor, o apêndice de bronze do altar e todos os seus utensílios, e todos os instrumentos do tabernáculo do testemunho.

Nenhum comentário: