INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 22

1 Se alguém roubar um boi ou uma ovelha e matá-lo ou vendê-lo, deverá pagar cinco novilhos por um novilho, e quatro ovelhas por uma ovelha. 
2 Se o ladrão for achado na abertura feita por ele mesmo, e, sendo ferido, morrer, não haverá sangue derramado por sua causa. 
3 Porém, se o sol estiver alto sobre ele, é culpado; portanto, morrerá. E se o ladrão não tiver nada, que seja vendido para dar uma compensação pelo que roubou. 
4 Se a coisa roubada for encontrada, e estiver viva na sua mão, seja boi ou ovelha, ele deverá restaurá-la em dobro. 
5 Se alguém fizer pastar seu animal em um campo ou uma vinha, enviando-o para alimentar-se em outro campo, deverá fazer a compensação de seu próprio campo, de acordo com a sua produção; e se ele se tiver alimentado de todo o campo, deverá pagar uma compensação do melhor de seu próprio campo e do melhor de sua vinha. 
6 Se um fogo tiver se espalhado, alcançando espinhos, e também tiver incendiado eiras ou espigas de cereal, ou um campo, aquele que acendeu o fogo deverá fazer uma compensação. 
7 Se alguém entregar para o seu vizinho mercadorias ou dinheiro para guardar, e esses vierem a ser roubados da casa do homem, se o ladrão for descoberto, deverá pagar em dobro. 
8 Porém, se o ladrão não for encontrado o dono da casa deverá apresentar-se diante de Deus e jurar que, certamente, ele não tem agido mal a respeito de qualquer coisa do depósito de seu vizinho, 
9 de acordo com todos os danos alegados, tanto relativamente a um bezerro, a um burro, à uma ovelha, à uma peça de roupa, e à todas as perdas alegadas; tudo o que, na verdade, possa ser. O julgamento de ambos procederá diante de Deus, e aquele que for condenado por Deus deverá pagar ao seu vizinho o dobro. 
10 Se qualquer um der ao seu vizinho, para guardar, um bezerro ou um carneiro, ou outro animal qualquer, e esse tiver sido ferido e vier a morrer, ou tiver sido levado sem que ninguém o saiba, 
11 um juramento de Deus deverá haver entre os dois, jurando ele que não tem sido, certamente, culpado a respeito do depósito de seu vizinho; e, assim, seu dono o terá por inocente, e ele não deverá fazer uma compensação. 
12 Mas se tiver sido roubado dele, deverá, então, fazer uma compensação para o proprietário. 
13 E se houver sido apanhado por animais selvagens irá levá-lo para observar a presa, e não deverá fazer a compensação. 
14 Se alguém pedir um animal emprestado a seu vizinho, e o que tiver pedido for ferido, ou morrer, ou ser levado, e o proprietário do mesmo não estiver presente, deverá fazer uma compensação. 
15 Porém, se o proprietário estiver com ele, não deverá fazer uma compensação. Entretanto, se for uma coisa alugada deverá haver uma compensação para ele, no valor do seu aluguel. 
16 Se alguém seduzir uma virgem, a qual não está noiva, deitando-se com ela, certamente deverá dar-lhe o dote a fim de que ela seja sua própria mulher. 
17 Todavia se o pai recusar-se firmemente, não consentindo em dá-la a ele como esposa, deverá pagar-lhe uma indenização de acordo com o montante do dote das virgens. 
18 Tu não pouparás a vida de feiticeiros. 
19 Todo aquele que se deita com um animal, certamente, condenarás à morte. 
20 Aquele que faz sacrifícios a quaisquer deuses, e não para o Senhor somente, deverá ser condenado à morte. 
21 A um estranho não prejudicareis, nem o oprimireis, porquanto fostes estrangeiros na terra do Egito. 
22 Não afligireis a viúva ou o órfão. 
23 Todavia, se os afligirdes com maus-tratos, de modo que eles venham a clamar em voz alta para mim, eu, certamente, ouvirei a sua voz, 
24 e ficarei deveras irado, e vos matarei pela espada. As vossas mulheres ficarão viúvas, e as vossas crianças órfãs. 
25 Se emprestares dinheiro a teu irmão pobre que está contigo, não lhe serás duro, não praticarás com ele a usura.
26 E se tomares o vestuário do teu próximo como um penhor, devolvê-lo-ás para ele antes do anoitecer. 
27 Porque essa é a sua roupa, a única cobertura de sua nudez; sobre o que se deitaria? Se, então, ele clamar para mim, eu o ouvirei, pois sou misericordioso. 
28 Não insultarás aos deuses, nem falarás mal do príncipe do teu povo. 
29 Não reterás os primeiros frutos da tua eira e da tua prensa. O primogênito dos teus filhos darás a mim. 
30 Assim farás com o teu bezerro, com as tuas ovelhas e com o teu jumento. Sete dias ele estará junto de sua mãe, e no oitavo dia tu o darás a mim. 
31 Vós sereis para mim homens santos; não comereis carne tomada de animais selvagens, mas havereis de lançá-la para os cães.

Nenhum comentário: