INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 22 de julho de 2012

Septuaginta - Êxodo - Capítulo 20

1 E o Senhor falou todas estas palavras, dizendo: 
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 
3 Não terás outros deuses além de mim. 
4 Não farás para ti mesmo um ídolo, nem semelhança de qualquer coisa, de tudo o que está em cima no céu e embaixo na terra, e de tudo o que está nas águas abaixo da terra. 
5 Não te curvarás a essas coisas nem as servirás, porque eu sou o Senhor teu Deus, um Deus zeloso, retribuindo os pecados dos pais sobre os filhos até a terceira e a quarta geração daqueles que me odeiam, 
6 e concedendo misericórdia aos que me amam, a milhares deles, àqueles que guardam os meus mandamentos. 
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porquanto o Senhor teu Deus não irá absolver aquele que toma o seu nome em vão. 
8 Lembra-te do dia de sábado a fim de santificá-lo. 
9 Seis dias tu trabalharás, e, neles, deverás executar toda a tua obra. 
10 Todavia, o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus, em que não farás trabalho algum. Nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que peregrina contigo. 
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e descansou no sétimo dia; portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou. 
12 Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que te vá bem e para que possas viver por muito tempo sobre a boa terra que o Senhor teu Deus te dá. 
13 Não matarás.
14 Não cometerás adultério.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 
17 Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não cobiçarás a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem qualquer dos seus animais, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo. 
18 E todas as pessoas testemunharam os trovões e os relâmpagos, a voz da trombeta e o monte a fumegar. Então, todo o povo temeu, pondo-se de longe, 
19 e disseram a Moisés: Fala tu conosco; entretanto, não fale Deus conosco, para que não morramos. 
20 Então Moisés lhes disse: Tende bom ânimo, porque Deus veio até vós para experimentar-vos, a fim de que o seu temor possa estar entre vós e para que não pequeis. 
21 O povo ficou, pois, de longe, e Moisés adentrou na escuridão onde Deus estava. 
22 E o Senhor falou a Moisés: Assim deverás dizer à casa de Jacó, e relatar aos filhos de Israel: Vós tendes visto que eu falei convosco, desde o céu. 
23 Não fareis para vós deuses de prata, e deuses de ouro também não fareis para vós. 
24 Construir-me-ás um altar de terra, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bezerros, em todo lugar onde eu fizer lembrado o meu nome. Então eu virei a ti, e te abençoarei. 
25 Porém, se quiseres fazer-me um altar de pedras tu não o construirás com pedras lavradas, porquanto terás levantado a tua ferramenta sobre elas, e estarão corrompidas. 
26 Também não subirás ao meu altar por degraus, a fim de que não venhas a descobrir a tua nudez sobre ele.

Nenhum comentário: