INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 9

1 Ouve, ó Israel: Irás passar, neste dia, através do Jordão para herdar nações maiores e mais fortes do que tu, cidades grandes e fortificadas até os céus,
2 e um povo grande, numeroso e alto, filhos de Enaque, que tu conheces e a respeito dos quais tens ouvido dizer: Quem poderá resistir aos filhos de Enaque?
3 Saberás, neste dia, que o Senhor teu Deus deverá ir diante de ti. Ele é um fogo consumidor; ele irá destrui-los e fazê-los voltar-se diante de ti. E destrui-los-á rapidamente, conforme o Senhor te disse.
4 Não fales no teu coração, quando o Senhor teu Deus destruir estas nações diante de ti, dizendo: Por causa da minha justiça foi que o Senhor me trouxe para herdar esta boa terra.
5 Não é por tua justiça nem pela santidade do teu coração que entras para herdar suas terras. Todavia, por causa da maldade destas nações o Senhor as destruirá diante de ti, e para que ele possa estabelecer a aliança que o Senhor jurou a nossos pais, a Abraão, Isaque e Jacó.
6 Saberás, neste dia, que não é por tua justiça que o Senhor teu Deus te dá esta boa terra para a herdar, porque és povo de dura cerviz.
7 Lembra-te, não te esqueças, o quanto provocaste o Senhor teu Deus no deserto. A partir do dia em que saístes do Egito até que chegastes a este lugar continuastes a ser desobedientes para com o Senhor.
8 Também em Horebe provocastes o Senhor, e o Senhor se indignou contra vós para destruir-vos.
9 Quando subi ao monte para receber as placas de pedra, as placas da aliança que o Senhor fez convosco, estive ali quarenta dias e quarenta noites, e não comi pão nem bebi água;
10 e o Senhor me deu as duas placas de pedra escritas com o dedo de Deus. Nelas haviam sido escritas todas as palavras que o Senhor falara convosco na montanha, no dia da assembleia.
11 E sucedeu, depois de quarenta dias e quarenta noites, que o Senhor me deu as duas placas de pedra, as placas da aliança.
12 E o Senhor me disse: Levanta-te, desce depressa daqui, porque o teu povo, que tiraste da terra do Egito, tem transgredido. Saíram, sem delongas, do caminho que eu lhes ordenei e fizeram para si uma imagem de fundição.
13 Então o Senhor me falou, dizendo: Tenho falado para ti uma e outra vez, dizendo-te: Tenho visto este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
14 Agora, então, deixa-me, para que eu os destrua totalmente, pois riscarei o seu nome de debaixo do céu e farei de ti uma grande e forte nação, e mais numerosa do que essa.
15 Então voltei-me e desci do monte, e o monte ardia em fogo em direção ao céu; e as duas placas dos testemunhos estavam em ambas as minhas mãos.
16 Quando vi que havíeis pecado contra o Senhor vosso Deus, fazendo para vós mesmos uma imagem de fundição, e que vos havíeis desviado do caminho que o Senhor vos ordenara guardar,
17 então eu agarrei as duas placas e as arrojei das minhas mãos, quebrando-as diante de vós;
18 e fiz a minha súplica diante do Senhor, tal como nos primeiros quarenta dias e quarenta noites; não comi pão nem bebi água, por conta de todos os vossos pecados que havíeis cometido, em fazer o mal diante do Senhor Deus, para provocá-lo.
19 Temi muito por causa da ira e do furor, porquanto o Senhor estava incitado convosco, totalmente, para vos destruir; e, contudo, o Senhor me ouviu ainda esta vez.
20 Estava ele irado com Arão, para destrui-lo totalmente; e eu orei também por Arão, naquele tempo.
21 Mas o vosso pecado que tínheis feito, o próprio bezerro, eu o tomei e queimei no fogo, e bati-o e moí-o bem até que se tornou mui fino; tornou-se como pó, e lancei-o no ribeiro que descia da montanha.
22 Também na Queima, na Tentação e nos Sepulcros da Luxúria provocastes o Senhor.
23 Quando o Senhor vos enviou de Cades Barnéia, dizendo: Subi e herdai a terra que vos dou; então desobedecestes a palavra do Senhor vosso Deus, e não acreditastes nele. E não destes ouvidos à sua voz.
24 Fostes desobedientes nas coisas relativas ao Senhor, desde o dia em que ele se tornou conhecido de vós.
25 E orei diante do Senhor por quarenta dias e quarenta noites, o mesmo número de dias e noites que havia orado antes; pois o Senhor dissera que iria destruir-vos completamente.
26 Então eu orei a Deus, e disse: Senhor, rei dos deuses, não destruas o teu povo e a tua herança, a qual resgataste tirando-a da terra do Egito com o teu grande poder, com a tua mão poderosa e com o teu braço elevado.
27 Lembra-te de Abraão, de Isaque e de Jacó, teus servos, aos quais juraste por ti mesmo; não olhes para a dureza de coração deste povo, para suas impiedades e seus pecados,
28 a fim de que os habitantes da terra para a qual tu nos trouxeste não falem, dizendo: Porquanto o Senhor não podia levá-los para a terra da qual ele falou-lhes, e porque os odiava, trouxe-os para fora, a fim de matá-los no deserto.
29 Estes são o teu povo e a tua porção, os quais tiraste da terra do Egito com tua grande força, com a tua mão poderosa e com o teu braço elevado.

Nenhum comentário: