INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 8

1 Cuidareis de cumprir todos os mandamentos dos quais eu vos encarrego neste dia, para que possais viver e serdes multiplicados, e entrardes para herdar a terra que o Senhor, vosso Deus, jurou dar a vossos pais. 
2 Lembrar-te-ás de todo o caminho no qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto, para que pudesse te afligir e provar, e para que as coisas no teu coração se tornassem manifestas, se irias guardar os seus mandamentos ou não. 
3 Ele te afligiu e apertou com a fome, e alimentou-te com o maná, o qual teus pais não conheciam, a fim de que pudesse ensinar-te que o homem não viverá só de pão; todavia, de toda palavra que procede da boca de Deus deverá o homem viver. 
4 As tuas vestes não envelheceram sobre ti, nem as tuas sandálias não ficaram desgastadas; os teus pés não foram dolorosamente endurecidos. E se passaram estes quarenta anos! 
5 Saberás em teu coração que assim como qualquer homem deve castigar o seu filho, assim o Senhor teu Deus irá castigar-te; 
6 e guardarás os mandamentos do Senhor, teu Deus, a fim de andar nos seus caminhos e para temê-lo. 
7 Porque o Senhor teu Deus te trará a uma terra boa e vasta onde há torrentes de águas, e fontes profundas fluindo através das planícies e das montanhas; 
8 uma terra de trigo e cevada, e onde existem vinhas, figos e romãs. Uma terra de azeite e mel, 
9 na qual não comerás o teu pão parcamente nem terás falta de qualquer coisa sobre ela. Uma terra cujas pedras são ferro, e de cujos montes tu escavarás o cobre. 
10 Comerás e ficarás saciado, e abençoarás o Senhor teu Deus na boa terra que ele te tem dado. 
11 Guarda-te de que não esqueças o Senhor, teu Deus, de modo a não obedecer aos seus mandamentos, e aos seus juízos e ordenanças, que eu hoje te ordeno. 
12 Para que não aconteça, quando tiveres comido e ficado farto, tendo edificado formosas casas e habitado nelas, 
13 e havendo os teus bois e as tuas ovelhas se multiplicado, e a tua prata e o teu ouro, e todos os teus bens tendo sido multiplicados para ti, 
14 que virás, então, a ficar exaltado no teu coração, esquecendo-te do Senhor teu Deus que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão, 
15 e que te conduziu por esse grande e terrível deserto onde existem a serpente mordedora e os escorpiões, e a seca, onde não havia água; que trouxe para ti uma fonte de água saindo para fora da pedra duríssima, 
16 e alimentou-te no deserto com o maná, o qual não conheceste e teus pais também não conheciam, para que pudesse te afligir e tentar cabalmente, e te fazer o bem nos últimos dias;
17 a fim de que não viesses a dizer em teu coração: A minha força e o poder da minha mão tem criado para mim esta grande riqueza. 
18 Porém, lembrar-te-ás do Senhor teu Deus, que é ele quem te dá força para adquirires riqueza, para que possa estabelecer a sua aliança, a qual jurou o Senhor a teus pais, como se vê neste dia. 
19 Mas sucederá se vier a acontecer de esqueceres completamente o Senhor teu Deus, e andares após outros deuses para servi-los e adorá-los, eu clamo o céu e a terra como testemunhas contra ti, neste dia, que, certamente, perecerás. 
20 Como as outras nações que o Senhor Deus destrói diante de vosso rosto assim vós, igualmente, perecereis; porquanto não destes ouvidos à voz do Senhor, vosso Deus.

Nenhum comentário: