INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 31

1 Moisés terminou de falar todas estas palavras a todos os filhos de Israel,
2 e disse-lhes: Eu sou, nesse dia, velho de cento e vinte anos. Não estarei mais apto para entrar ou sair, e o Senhor me disse: Tu não passarás este Jordão.
3 O Senhor teu Deus, que passa adiante de ti, ele destruirá estas nações diante de ti, e tu as herdarás. E deverá ser Josué quem irá adiante de ti, conforme o Senhor tem falado.
4 O Senhor teu Deus fará a eles como fez a Seom e a Ogue, os dois reis dos amorreus que estavam além do Jordão, e à sua terra, da maneira como ele os destruiu.
5 O Senhor entregou-os a vós, e havereis de fazer com eles tal como eu vos ordenei.
6 Sejais corajosos e fortes, não temais nem vos acovardeis, e não tenhais medo diante deles, pois é o Senhor, vosso Deus, que avança convosco no meio de vós. Não irá ele, de maneira alguma, vos desamparar ou abandonar.
7 Então chamou Moisés a Josué e disse-lhe, perante todo o Israel: Sejas corajoso e forte, porque hás de ir adiante deste povo para entrar na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes. E a entregarás a eles por uma herança.
8 O Senhor, que vai contigo, não te desamparará nem abandonará; não tenhas medo nem te atemorizes.
9 E Moisés escreveu as palavras desta lei num livro, dando-o aos sacerdotes, filhos de Levi, os quais levam a arca da aliança do Senhor, e aos anciãos dos filhos de Israel.
10 E Moisés ordenou-lhes, naquele dia, dizendo: Depois de sete anos, no tempo determinado do ano de remissão, na Festa dos Tabernáculos,
11 quando todo o Israel se reúne para comparecer perante o Senhor vosso Deus, no lugar que o Senhor escolher, vós devereis ler esta lei diante de todo o Israel, aos seus ouvidos,
12 tendo reunido o povo, os homens, as mulheres e as crianças, e o estrangeiro que está em vossas cidades, para que ouçam e aprendam a temer ao Senhor, vosso Deus. E eles ouvirão, para fazer conforme a todas as palavras desta lei.
13 Seus filhos, que não a tem conhecido, deverão ouvir e irão aprender a temer ao Senhor, teu Deus, por todos os dias que viverem sobre a terra na qual vais passando o Jordão para herdá-la.
14 E o Senhor disse a Moisés: Eis que os dias de tua morte estão próximos. Chama Josué, e permanecei próximos as portas do tabernáculo do testemunho; e eu irei dar-lhe um encargo. Então Moisés e Josué foram para o tabernáculo do testemunho. E pararam às portas do tabernáculo do testemunho.
15 O Senhor desceu em uma nuvem, parando às portas do tabernáculo do testemunho; e o pilar de nuvem parou as portas do tabernáculo do testemunho.
16 Então o Senhor disse a Moisés: Eis que dormirás com teus pais, e este povo se levantará e se prostituirá após os deuses estranhos da terra na qual estão entrando; irão me abandonar e quebrar o meu pacto, que eu fiz com eles.
17 Ficarei mui zangado com eles naquele dia; deixá-los-ei e esconderei deles o meu rosto; e serão devorados, e muitos males e aflições virão sobre eles. Então dirão, naquele dia: Porquanto o Senhor, meu Deus, não está comigo, esses males vêm sobre mim!
18 Todavia eu, certamente, esconderei deles o meu rosto naquele dia, por causa de todas as suas maldades que fizeram; porque se desviaram indo após deuses estranhos.
19 E, agora, escreve as palavras desta canção e ensina-a aos filhos de Israel. E ireis colocá-la em suas bocas, para que esta canção possa testemunhar por mim entre os filhos de Israel, diante da sua face;
20 pois irei trazê-los para a boa terra que jurei a seus pais, a fim de lhes dar uma terra que mana leite e mel. Eles irão comer e ficarem fartos, e se satisfarão. Em seguida, voltar-se-ão em direção a outros deuses para servi-los; e irão me provocar e quebrar o meu pacto.
21 Então essa canção se levantará para testemunhar contra eles. Pois não poderão esquecê-la, tirando-a para fora da sua boca ou da boca de sua semente. Porque eu conheço a sua maldade, o que eles estão fazendo aqui, hoje, antes de eu os ter trazido para a boa terra que jurei a seus pais.
22 E Moisés escreveu este cântico, naquele dia, ensinando-o aos filhos de Israel.
23 E ordenou a Josué, dizendo: Sê corajoso e forte, pois irás trazer os filhos de Israel para a terra que o Senhor jurou a eles; e ele será contigo.
24 Quando Moisés acabou de escrever todas as palavras desta lei num livro, até o fim,
25 em seguida ele ordenou aos levitas que levam a arca da aliança do Senhor, dizendo:
26 Tomai o livro desta lei, e ireis colocá-lo ao lado da arca da aliança do Senhor, vosso Deus; e ele deverá estar lá, no meio de vós, como um testemunho.
27 Porque conheço a vossa provocação e a vossa dura cerviz; pois ainda durante a minha vida convosco, neste dia, tendes estado provocando em vossa conduta para com Deus. Como não devereis vós ser assim também depois da minha morte?
28 Reuni-me os cabeças das vossas tribos e os vossos anciãos, os vossos juízes e os vossos oficiais, para que eu possa falar aos ouvidos deles todas estas palavras. E eu conclamo o céu e a terra para testemunhar contra eles.
29 Porque eu sei que depois da minha morte ireis totalmente transgredir e vos desviardes do caminho que vos tenho ordenado; e males virão sobre vós nos últimos dias, porquanto fareis o mal diante do Senhor, provocando-o à ira pelas obras de vossas mãos. 
30 E Moisés falou todas as palavras desta canção, até o fim, aos ouvidos de toda a assembleia.

Nenhum comentário: