INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 29

1 Estas são as palavras da aliança que o Senhor ordenou a Moisés fazer com os filhos de Israel na terra de Moabe, além da aliança que fizera com eles em Horebe.
2 Chamou Moisés a todos os filhos de Israel, e disse-lhes: Vós tendes visto tudo quanto o Senhor fez na terra do Egito, diante de vós, a Faraó e aos seus servos, e a toda a sua terra;
3 as grandes tentações que os vossos olhos viram, os sinais e aquelas grandes maravilhas.
4 Entretanto, o Senhor Deus não vos tem dado um coração para entender, nem olhos para ver e ouvidos para ouvir, até este dia.
5 Ele vos conduziu por quarenta anos no deserto; as vossas vestes não envelheceram e as vossas sandálias não se desgastaram em vossos pés.
6 Não comestes pão nem bebestes vinho ou bebida forte, para que soubésseis que eu sou o Senhor, vosso Deus.
7 E chegastes até este lugar. Então vieram Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, para encontrar-nos com a guerra.
8 Contudo, nós os ferimos e tomamos a sua terra, e eu a dei como herança a Rúben e Gade, e à meia tribo de Manassés.
9 Devereis ter cuidado de cumprir todas as palavras desta aliança, a fim de que possais compreender todas as coisas que deveis fazer.
10 Estais vós todos de pé, hoje, perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos e os vossos anciãos, os vossos juízes e os vossos oficiais, todos os homens de Israel,
11 com suas esposas e filhos, e o estrangeiro que está no meio do vosso acampamento, desde o vosso cortador de madeira até o vosso tirador de água;
12 para que possais entrar na aliança do Senhor, vosso Deus, e em seus juramentos, tantos quantos o Senhor vosso Deus vos apresenta neste dia,
13 a fim de que ele possa nomear-vos como um povo para si mesmo. E ele será o vosso Deus, conforme disse para vós e como jurou a vossos pais, Abraão, Isaque e Jacó.
14 E não celebro somente convosco esta aliança e este juramento,
15 mas também com aqueles que estão aqui convosco, hoje, perante o Senhor vosso Deus, e com aqueles que não estão aqui convosco, hoje.
16 Porque vós sabeis de que modo habitamos na terra do Egito, e como passamos pelo meio das nações através das quais viestes.
17 Vistes as suas abominações e os seus ídolos de pau e de pedra, de prata e de ouro, os quais estão entre eles,
18 para que não haja entre vós homem ou mulher, família ou tribo, cujo coração se tenha desviado do Senhor, vosso Deus, indo servir aos deuses destas nações; para que não haja em vós uma raiz surgindo com fel e amargura.
19 E será que se alguém ouvir as palavras desta maldição e vier a lisonjear-se em seu coração, dizendo: Que boas coisas aconteçam para mim, ainda que irei andar no erro do meu coração; para que o pecador não destrua os inocentes, juntamente com ele,
20 Deus não irá estar, de modo algum, disposto a perdoá-lo. Porém a ira do Senhor e o seu zelo acender-se-ão contra aquele homem, e todas as maldições desta aliança deverão apegar-se a ele, as quais estão escritas neste livro; e o Senhor lhe apagará o nome de debaixo do céu.
21 O Senhor deverá separar aquele homem para o mal, dentre todos os filhos de Israel, de conformidade com todas as maldições da aliança que estão escritas no livro desta lei.
22 Outra geração deverá dizer, até mesmo vossos filhos que se levantarão depois de vós, e o estrangeiro que virá de uma terra distante, o qual irá ver as pragas daquela terra, as suas doenças que o Senhor enviou sobre ela,
23 enxofre e sal ardente (pois a terra inteira não será semeada nem qualquer coisa verde brotará ou crescerá em cima dela, tal como Sodoma e Gomorra foram derrubadas, e Admá e Zeboim, que o Senhor destruiu no seu furor e ira),
24 e todas as nações também dirão: Por que fez o Senhor assim com esta terra? O que significa a grande intensidade dessa ira?
25 E os homens responderão: Porquanto deixaram o pacto do Senhor, Deus de seus pais, as coisas que ele designou-lhes quando os tirou da terra do Egito,
26 e se foram e serviram a outros deuses que não conheciam nem ele lhes atribuíra.
27 E o Senhor ficou muito zangado com aquela terra para trazer sobre ela essas coisas, de acordo com todas as maldições que estão escritas no livro desta lei;
28 e o Senhor os removeu de sua terra com ira e furor, com uma indignação mui grande, expulsando-os para outra terra, como é no presente.
29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, mas as que são reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos, para sempre, a fim de cumprirmos todas as palavras desta lei.

Nenhum comentário: