INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 26

1 E virá a acontecer, quando tiveres entrado na terra que o Senhor teu Deus te dá em herança, havendo-a possuído, e tiveres habitado nela, 
2 que tomarás dos primeiros frutos da tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, e os porás num cesto, indo ao lugar que o Senhor teu Deus escolher para ter o seu nome invocado lá. 
3 Então irás ao sacerdote que houver naqueles dias, e lhe dirás: Testifico hoje ao Senhor, meu Deus, que vim para a terra que o Senhor jurou a nossos pais dar-nos. 
4 O sacerdote, pois, tomará o cesto da tua mão e pô-lo-á diante do altar do Senhor, teu Deus. 
5 E deverás responder, e dizer perante o Senhor, teu Deus: Meu pai abandonou a Síria e desceu ao Egito, peregrinando ali em número pequeno; e tornou-se naquele lugar uma nação poderosa e uma grande multidão. 
6 Entretanto, os egípcios nos afligiram e humilharam, impondo tarefas difíceis sobre nós. 
7 Então clamamos ao Senhor, nosso Deus; e o Senhor ouviu a nossa voz, e viu a nossa humilhação, o nosso trabalho e a nossa aflição. 
8 O Senhor mesmo nos tirou do Egito com sua grande força, sua mão forte e seu braço elevado, com grandes visões, e com sinais e maravilhas. 
9 Ele nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel. 
10 E agora, eis que eu trouxe os primeiros frutos da terra que tu me deste, ó Senhor, terra que mana leite e mel. E depositarás isto perante o Senhor, teu Deus; e adorarás diante do Senhor, teu Deus; 
11 e alegrar-te-ás em todas as coisas boas que o Senhor teu Deus tem concedido a ti, tu e a tua família, e o levita, e o estrangeiro que está no meio de ti. 
12 E quando tiveres entregado todos os dízimos dos teus frutos, no terceiro ano, darás o segundo décimo para o levita, o estrangeiro, o órfão e a viúva. Eles comerão nas tuas cidades, e alegrar-se-ão.
13 Então dirás, perante o Senhor, teu Deus: Tenho recolhido todas as coisas santas de minha casa, e as dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e a viúva, de acordo com todos os mandamentos que me ordenaste; não transgredi teu mandamento, e não o esqueci. 
14 Na minha angústia não as consumi, nem as apanhei para um propósito impuro, ou ofertei delas para os mortos; mas dei ouvidos à voz do Senhor, nosso Deus. Tenho feito conforme me ordenaste. 
15 Olha para baixo, desde a tua santa morada, desde o céu, e abençoa o teu povo Israel e a terra que lhes tens dado, como juraste a nossos pais para nos dar uma terra que mana leite e mel. 
16 Neste dia, o Senhor teu Deus dá-te o encargo para manter todos as suas ordenanças e juízos. Deverás observá-los e cumpri-los com todo o teu coração e com toda a tua alma. 
17 Tens escolhido a Deus, neste dia, para ser o teu Deus e andares nos seus caminhos, para observares as suas ordenanças e julgamentos, e para dares ouvidos à sua voz; 
18 e o Senhor te escolheu, neste dia, a fim de que sejas para ele um povo peculiar, conforme disse, e para guardares os seus mandamentos. 
19 Com o fim de permaneceres acima de todas as nações, conforme ele te fez renomado, e um motivo de orgulho, e glorioso; a fim de seres um povo santo para o Senhor, teu Deus, conforme ele falou.

Nenhum comentário: