INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 25

1 No caso de haver uma disputa entre homens, vindo eles a se apresentarem para o julgamento e os juízes os julgarem, justificando ao justo e condenando ao ímpio; 
2 virá a acontecer, então, que se o injusto for digno de açoites pô-lo-ás perante os juízes, e açoitá-lo-ão diante deles, segundo a sua iniquidade. 
3 Açoitá-lo-ão até o número de quarenta açoites. Não lhe infligirão mais, pois se o açoitasses com açoites além desses teu irmão seria aviltado diante de ti. 
4 Não atarás o focinho do boi que trilha o grão. 
5 Se irmãos estiverem vivendo juntos e um deles vier a falecer, não tendo deixado descendente, a esposa do falecido não deverá casar-se fora da mesma família, com um homem não aparentado. O irmão do seu marido a tomará, levando-a consigo para ser sua mulher; e habitará com ela. 
6 Deverá acontecer que a criança a qual ela vier a conceber será chamada pelo nome do falecido, e o seu nome não será apagado de Israel. 
7 Todavia, se o homem não estiver disposto a tomar a mulher de seu irmão, então ela irá até o portão, ao encontro dos anciãos, e dirá: Meu cunhado não quer levantar o nome de seu irmão em Israel; o irmão de meu marido o recusou. 
8 Depois disso, os anciãos da sua cidade o chamarão e falarão com ele. E se o homem se posicionar, dizendo: Não irei tomá-la; 
9 então a esposa de seu irmão virá para a frente, diante dos anciãos, descalçará um sapato de seu pé, e cuspirá em seu rosto. E falará, dizendo: Assim se deve fazer para com o homem que não edificar a casa de seu irmão em Israel. 
10 E o seu nome será chamado, em Israel: casa daquele que teve seu calçado tirado. 
11 Se homens envolverem-se em luta corporal, um homem com o seu irmão, e a esposa de um deles avançar para resgatar o marido da mão daquele que o fere, estendendo a sua mão para pegar em suas partes íntimas, 
12 tu lhe cortarás a mão. Teu olho não se apiedará dela. 
13 Não terás na tua bolsa pesos diversos, um grande e um pequeno. 
14 Não terás na tua casa medidas diversas, uma grande e uma pequena. 
15 Deverás ter um peso verdadeiro e justo, e uma verdadeira e justa medida, para que possas viver por muito tempo na terra que o Senhor teu Deus te dá por herança. 
16 Porque todo aquele que faz tais coisas é abominação ao Senhor, teu Deus, todo aquele que comete injustiça. 
17 Lembra-te das coisas que Amaleque fez contra ti no caminho, quando saíste da terra do Egito; 
18 de como ele resistiu-te pelo caminho, perseguindo a tua retaguarda, até mesmo aqueles que estavam cansados, os quais vinham mais para trás de ti. Pois tu, verdadeiramente, estavas faminto e cansado. Ele, porém, não temeu a Deus. 
19 E sucederá, quando quer que o Senhor teu Deus te houver dado descanso de todos os teus inimigos em redor de ti, na terra que o Senhor, teu Deus, te dá para herdares, que apagarás o nome de Amaleque de debaixo do céu. Não te esquecerás de cumpri-lo.

Nenhum comentário: