INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 17

1 Não sacrificarás ao Senhor, teu Deus, um bezerro ou ovelha no qual existir um defeito ou qualquer coisa ruim, pois isto é uma abominação ao Senhor teu Deus. 
2 Se for encontrado, em qualquer uma das tuas cidades que o Senhor teu Deus te dá, um homem ou uma mulher que vier a fazer o que é mau aos olhos do Senhor teu Deus, de forma a transgredir a sua aliança, 
3 indo servir a outros deuses e adorá-los, ao sol ou à lua, ou a qualquer um do exército do céu, o que ele te ordenou a não fazer, 
4 e isso te for denunciado, e se houveres inquirido diligentemente, e eis que a coisa realmente aconteceu, tendo essa abominação sido feita em Israel, 
5 então tu deverás trazer para fora aquele homem ou aquela mulher, e o apedrejarás até que morra. 
6 Ele morrerá pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Um homem destinado a morrer não deverá ser condenado à morte por uma única testemunha. 
7 A mão das testemunhas será sobre ele entre as primeiras a colocá-lo à morte, e a mão do povo por último. Dessa forma, removerás o maligno do meio de ti.
8 Se algum assunto vier a ser muito difícil para ti em juízo, entre sangue e sangue, entre causa e causa, entre golpe e golpe, e entre contradição e contradição (questões essas de julgamento, em vossas cidades), 
9 então tu te levantarás e irás até o lugar que o Senhor teu Deus escolher; virás aos sacerdotes levitas e ao juiz que houver naqueles dias, e eles deverão investigar o assunto e relatarem o seu juízo para ti. 
10 Agirás de acordo com aquilo que eles vierem a apresentar-te no lugar que o Senhor teu Deus escolher; e terás cuidado de fazer tudo aquilo que houver sido, pela lei, apontado para ti. 
11 Agirás de acordo com a lei e o juízo que vierem a declarar-te. Não te desviarás para a direita nem para a esquerda de qualquer sentença a qual vierem a apresentar-te. 
12 O homem que se houver com altivez, de modo a não dar ouvidos ao sacerdote que está a ministrar em nome do Senhor, teu Deus, ou ao juiz que presidir naqueles dias, aquele homem deverá morrer; e removerás o maligno para fora de Israel. 
13 Então todo o povo ouvirá e temerá, e não mais cometerá a impiedade. 
14 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, e a herdares e nela habitares, e vieres a dizer: Estabelecerei um governante sobre mim, assim como fazem as outras nações ao redor de mim; 
15 tu, certamente, colocarás sobre ti o governante a quem o Senhor Deus vier a escolher; dentre teus irmãos colocarás sobre ti um governante. Não terás poder para colocar sobre ti um estrangeiro, porquanto não é teu irmão. 
16 Ele não deverá multiplicar para si cavalos, nem deverá, de maneira nenhuma, conduzir o povo de volta ao Egito, a fim de que não venha a multiplicar para si cavalos, pois o Senhor disse: Vós não devereis, nunca mais, voltar para trás por aquele caminho. 
17 Ele também não multiplicará para si esposas, para que o seu coração não se desvie; e não multiplicará em demasia, para si, prata e ouro. 
18 Quando vier a ser estabelecido em seu governo ele deverá, então, escrever para si essa repetição da lei em um livro, pelas mãos dos sacerdotes, os levitas, 
19 o qual haverá de estar com ele. E deverá ler nele todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor teu Deus, a fim de manter todos estes mandamentos e observar estas ordenanças;
20 para que o seu coração não se exalte sobre seus irmãos e não se afaste dos mandamentos, nem para a direita nem para a esquerda; a fim de que ele e os seus filhos possam reinar longamente em seu domínio, entre os filhos de Israel.

Nenhum comentário: