INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Septuaginta - Deuteronômio - Capítulo 12

1 São estes os estatutos e os juízos que tereis cuidado de observar na terra que o Senhor Deus de vossos pais vos dá por herança, por todos os dias que viverdes sobre ela:
2 Destruireis completamente todos os lugares nos quais estes, cuja terra vós herdais, serviram aos seus deuses, nas altas montanhas, nos outeiros e debaixo de cada árvore espessa. 
3 Devereis destruir os seus altares e quebrar em pedaços as suas colunas; cortareis os seus bosques e queimareis no fogo as imagens esculpidas dos seus deuses, e ireis suprimir o seu nome daquele lugar. 
4 Não fareis assim para com o Senhor, vosso Deus. 
5 Porém, no lugar que o Senhor vosso Deus escolher, em uma das vossas cidades, para ali citar e ser invocado o seu nome, vós o procurareis e ireis para lá. 
6 Fareis transportar para lá os vossos holocaustos e os vossos sacrifícios, os vossos primeiros frutos, os vossos votos, as vossas ofertas voluntárias, as vossas ofertas de ações de graça, e o primogênito de vossos rebanhos de gado e de ovelhas. 
7 Ali comereis, perante o Senhor vosso Deus, e vos alegrareis em todas as coisas sobre as quais puserdes a vossa mão, vós e as vossas casas, conforme o Senhor vosso Deus vos abençoou. 
8 Não fareis tal como é feito aqui, neste dia, cada homem o que é agradável aos seus próprios olhos. 
9 Pois até agora não tendes chegado ao descanso e a herança que o Senhor vosso Deus vos dá. 
10 Atravessareis o Jordão e habitareis na terra que o Senhor nosso Deus toma como uma herança para vós, e ele vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor; e habitareis em segurança. 
11 Haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para o seu nome ser invocado lá, e para este lugar levareis tudo o que eu hoje vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos, os primeiros frutos de vossas mãos, e toda a oferta de vossa escolha, tudo aquilo que votardes ao Senhor vosso Deus. 
12 Alegrar-vos-eis perante o Senhor, vosso Deus, vós, vossos filhos e vossas filhas, vossos servos e vossas servas, e o levita que está às vossas portas. Pois ele não tem parte nem herança convosco. 
13 Guarda-te que não ofereças os teus holocaustos em qualquer lugar que vires, 
14 salvo no lugar que o Senhor teu Deus escolher, numa das tuas tribos; ali irás oferecer os teus holocaustos, e ali deverás fazer todas as coisas que eu te ordeno neste dia. 
15 Entretanto, matarás e comerás carne de acordo com a tua vontade, segundo a bênção do Senhor teu Deus, a qual ele te concedeu, em toda cidade. O imundo que está contigo e o limpo a comerão em igualdade de condições, assim a corça como o veado. 
16 Tão somente não comerás o sangue; derramá-lo-ás no chão, como água. 
17 Não poderás comer em tuas cidades o dízimo do teu cereal, do teu vinho e do teu azeite, o primogênito dos teus rebanhos e das tuas ovelhas, e todos os teus votos que tiveres votado, as tuas ofertas de ações de graças e as ofertas alçadas das tuas mãos. 
18 Porém, diante do Senhor teu Deus tu comerás, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para si mesmo, tu, o teu filho e a tua filha, o teu servo e a tua serva, e o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Alegrar-te-ás perante o Senhor teu Deus em tudo aquilo em que puseres a tua mão. 
19 Guarda-te para que não abandones o levita, por todo o tempo que vives sobre a terra. 
20 Se o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, conforme ele disse a ti, e, então, disseres: Comerei carne; se a tua alma tiver desejo de comer carne, comê-la-ás de acordo com todo o desejo da tua alma. 
21 E se o local estiver longe de ti, o qual o Senhor teu Deus escolher para si mesmo a fim de que ali o seu nome seja invocado, então matarás das tuas vacas e das tuas ovelhas que Deus tem dado a ti, assim mesmo como eu te ordenei, e comerás nas tuas cidades, segundo o desejo de tua alma. 
22 Como a corça e o veado são comidos, assim comerás; o impuro em ti e o limpo o comerão da mesma maneira. 
23 Tão somente toma cuidado, diligentemente, para não comeres sangue, pois o sangue é a sua vida, e a vida não deve ser consumida com a carne; 
24 não comereis dele. Derramá-lo-ás no chão, como água. 
25 Tu não o comerás, para que tudo possa ir bem contigo e com os teus filhos depois de ti, se fizeres o que é bom e agradável perante o Senhor teu Deus. 
26 Contudo, tomarás as tuas coisas santas, se tiveres alguma, e os teus votos, e irás ao lugar que o Senhor teu Deus escolher para ter o seu nome invocado sobre ele. 
27 Sacrificarás os teus holocaustos, e oferecerás a carne sobre o altar do Senhor teu Deus. O sangue dos teus sacrifícios derramarás ao pé do altar do Senhor teu Deus, porém a carne tu comerás. 
28 Cuida-te, e ouve, e cumprirás todos os comandos que eu te ordeno, para que tudo possa ir bem contigo e com os teus filhos, para sempre, se fizeres o que é agradável e bom perante o Senhor teu Deus. 
29 Se o Senhor, teu Deus, destruir completamente diante de ti as nações às quais tu estás entrando a fim de herdar a sua terra (pois tu a herdarás, e habitarás nela), 
30 guarda-te de que não procures seguir aqueles que são destruídos diante de ti, dizendo: Como agem estas nações em relação aos seus deuses? Irei fazer o mesmo. 
31 Não procederás assim para com o teu Deus, porquanto eles sacrificaram aos seus deuses as abominações do Senhor, as quais ele odeia. Pois eles queimaram seus filhos e suas filhas no fogo aos seus deuses. 
32 Todas as palavras que eu hoje te ordeno, estas mesmas deverás observar para cumprir. Não lhes acrescentarás nada, nem as diminuirás.

Nenhum comentário: