INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Septuaginta - Gênesis - Capítulo 1

1 No princípio, Deus fez o céu e a terra.
2 A terra, entretanto, não podia ser avistada e estava vazia; havia trevas sobre o abismo, e o Espírito de Deus vinha sobre as águas. 
3 Disse Deus: Haja luz. E houve luz.
4 Deus viu que a luz era boa. E Deus fez separação entre a luz e as trevas. 
5 Chamou Deus à luz Dia, e às trevas chamou Noite. Houve tarde e houve manhã: Um dia.
6 E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas, e que ele sirva como divisão entre águas e águas. E assim foi. 
7 Deus fez o firmamento, separando as águas que estavam debaixo do firmamento das águas que estavam acima do firmamento. 
8 Chamou Deus ao firmamento Céu. E Deus viu que isso era bom. Houve tarde e houve manhã: o segundo dia. 
9 E disse Deus: Seja recolhida em um só lugar a água que está debaixo do céu, e que a terra seca apareça. E assim foi: a água que estava sob o céu foi recolhida em seus lugares, e a terra seca apareceu. 
10 Chamou Deus ao elemento seco Terra, e aos ajuntamentos das águas chamou Mares. E Deus viu que isso era bom. 
11 E disse Deus: Que a terra faça brotar a erva comestível, carregando semente conforme a sua espécie e de acordo com a sua semelhança, e a árvore de fruto carregando fruto cuja semente esteja nele mesmo, conforme a sua espécie sobre a terra. E assim foi. 
12 A terra produziu a erva comestível carregando semente conforme a sua espécie e de acordo com a sua semelhança, e a árvore de fruto carregando fruto cuja semente está nele mesmo, conforme a sua espécie sobre a terra. E Deus viu que isso era bom. 
13 Houve tarde e houve manhã: o terceiro dia. 
14 E disse Deus: Haja luzeiros no firmamento do céu para alumiarem a terra e fazerem divisão entre o dia e a noite; e que sirvam também para sinais, estações, dias e anos.
15 Sejam eles, portanto, para luzeiros no firmamento do céu a fim de alumiarem a terra. E assim foi. 
16 E Deus fez os dois grandes luminares: o luminar maior para reger o dia e o luminar menor para reger a noite, e fez também as estrelas. 
17 Colocou-os Deus no firmamento do céu a fim de alumiarem a terra, 
18 para regerem o dia e a noite e para fazerem separação entre a luz e as trevas. E Deus viu que isso era bom. 
19 Houve tarde e houve manhã: o quarto dia. 
20 E disse Deus: Produzam as águas répteis de almas viventes, e as criaturas aladas voando acima da terra no firmamento do céu. E assim foi. 
21 Deus fez, também, as grandes baleias, e todas as almas viventes de répteis que as águas produziram, segundo a sua espécie, e toda a criatura que voa com asas, segundo a sua espécie. E Deus viu que eles eram bons. 
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Crescei e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e sejam multiplicadas, na terra, as criaturas que voam.
23 Houve tarde e houve manhã: o quinto dia. 
24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes, cada qual segundo a sua espécie: quadrúpedes, répteis e animais selvagens da terra, segundo a sua espécie. E assim foi. 
25 Deus fez os animais selvagens da terra segundo a sua espécie, e os animais domésticos segundo a sua espécie, e todos os répteis da terra segundo a sua espécie; e Deus viu que eles eram bons. 
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e que ele domine sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam na terra.
27 Deus fez, então, o homem. Segundo a imagem de Deus ele o fez. Macho e fêmea os fez. 
28 E Deus os abençoou, dizendo: Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras do céu, sobre todo o animal doméstico, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam na terra.
29 E disse Deus: Eis que vos dei toda a erva contendo semente e que semeia a sua própria semente, a qual está sobre a terra, e toda a árvore que tem em si o fruto contendo a semente que é semeada. Ser-vos-ão para mantimento.
30 A todas as feras da terra, e a todas as criaturas voadoras do céu, e a todo o réptil que rasteja sobre a terra, o qual tem em si uma alma vivente, deu todas as plantas verdes para serem o seu alimento. E assim foi.
31 Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e houve manhã: o sexto dia.

Um comentário:

ESTRELA disse...

amei, muito satisfeito, ha pessoas dedicadas e merecem reconhecimento para gloria de Deus nosso criador.

OBRIGADO, SEJAM ILUMINADOS PARA ILUMINAREM A MUITOS