INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Cronologia de Apocalipse

  

CRONOLOGIA DE APOCALIPSE PARA OS ÚLTIMOS TEMPOS

(e de outros livros contendo profecias escatológicas, do Velho e Novo Testamentos)

Esboço para servir como base com o fim de montar uma cronologia aproximada dos eventos proféticos contidos na Bíblia

Atualizado: 25/12/2023

O INÍCIO 

 GÊNESIS 3.14-15 – Deus anuncia que iria pôr uma inimizade entre a descendência da serpente e a da mulher. 

 JEREMIAS 23.5-18 – Profecia do Renovo do Senhor.

DANIEL 2.1-45 - A estátua do sonho de Nabucodonosor representando todos os impérios mundiais até o tempo do fim: Babilônia, Média-Persia, Grécia, Roma, e um último reino mundano, dividido, o qual seria destruído pelo reino milenar de Cristo. 

DANIEL 9.24-26 – Setenta semanas (de anos: 490 anos) a contar da ordem para restaurar e justificar a Jerusalém. Até ao Ungido, sete mais sessenta e duas (sessenta e nove) semanas. O Ungido será morto, e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário. Continua faltando uma semana de anos (7 anos) para a completude da profecia no final dos tempos.

 VINDA DE CRISTO COMO O FILHO DO HOMEM. SUA MORTE E RESSURREIÇÃO. A DISPERSÃO DOS JUDEUS. A IGREJA E OS DOIS MILÊNIOS D.C. 

 ZACARIAS 13.7 Profecia a respeito do pastor (Jesus) ferido pela espada, com a dispersão das ovelhas (judeus).

AMÓS 8.8-14 – A terra se levantará e abaixará, num grande tremor. Ao meio-dia pôr-se-á o sol, e o dia se converterá em trevas. Buscarão a palavra do Senhor, mas não a encontrarão. O Senhor julgará os idólatras. 

AMÓS 9 – O Senhor fará justiça ao seu povo, sem que possam esconder-se. A terra se levantará e abaixará, num grande terremoto. O povo será espalhado entre as nações, mas, por fim, restaurado à sua terra, para sempre. 

ISAÍAS 50.8-11 – Cristo anuncia sua vitória sobre os incrédulos. 

MATEUS 26.62-64 – Cristo, após sua ressurreição, está assentado à direita do Todo-poderoso. 

MARCOS 14.60-62 – Cristo, após sua ressurreição, está assentado à direita do Todo-poderoso. 

APOCALIPSE 1 – Introdução; Jesus Cristo (após a ressurreição) entre os sete candeeiros de ouro (representando as sete igrejas), com sete estrelas em sua mão direita (representando os anjos das sete igrejas) e uma espada afiada de dois gumes saindo de sua boca (representando a sua palavra). 

APOCALIPSE 2 – Cartas à quatro igrejas: Éfeso (apostólica), Esmirna (perseguiçâo), Pérgamo (mundanismo) e Tiatira (catolicismo). 

APOCALIPSE 3 – Cartas à três igrejas: Sardes (protestantismo), Filadélfia (perfeição) e Laodicéia (apostasia). 

APOCALIPSE 4 – Visão do trono branco de Deus; vinte e quatro anciãos e quatro seres viventes. 

APOCALIPSE 5 – O livro selado com sete selos na mão de Deus e o cordeiro como tendo sido morto. 

APOCALIPSE 6 – O Cordeiro apanha o livro. Quatro primeiros selos: Quatro cavalos (branco, vermelho, preto e baio) com seus cavaleiros (Evangelho,Guerra,Fome e Morte). 

ZACARIAS 1.7-21 – Vale com cavalos vermelhos, brancos e baios (está faltando o cavalo preto). Homem montado num cavalo vermelho. Profecia a respeito da restauração de Judá e de Jerusalém. 

 A RESTAURAÇÃO DE ISRAEL APÓS DOIS MIL ANOS 

OSÉIAS 6.1-2 – O Senhor restaurará Israel depois de dois dias, e ao terceiro dia o levantará. 

ISAÍAS 66.5-14 – Renascimento de Israel. 

OSÉIAS 11.9-11 – Os filhos de Israel virão do Ocidente, do Egito e da Assíria, quando o Senhor chamar. 

JEREMIAS 46.27-28 – Israel será restaurado à sua terra, após ser castigado, e Deus fará juízo com as nações para as quais o havia arrojado. 

EZEQUIEL 36.1-38 – O Senhor restaurará a sorte de Israel, depois de perseguido pelas nações ao redor. 

EZEQUIEL 37.1-14 – O Senhor restaurará toda a casa de Israel, como um exército de ossos secos cobrindo-se de tendões e carne, e voltando à vida. 

ZACARIAS 2 – Continuação da profecia a respeito da restauração de Judá e de Jerusalém. 

MATEUS 24.32-51 – A geração que vir a figueira (Israel) brotando suas folhas e seus ramos se renovando não passará sem que os acontecimentos finais sucedam. O arrebatamento da Igreja será como nos dias de Noé, quando todos estavam despercebidos. 

MARCOS 13.28-31 – A geração que vir a figueira (Israel) brotando suas folhas e seus ramos se renovando não passará sem que os acontecimentos finais sucedam. 

LUCAS 21.29-33 – A geração que vir a figueira (Israel) brotando suas folhas e seus ramos se renovando não passará sem que os acontecimentos finais sucedam. 

ISAÍAS 43.3.7 – Deus traz de volta os judeus para sua terra, Israel. 

ZACARIAS 3 - Visão a respeito da santificação do sumo sacerdote Josué. 

ZACARIAS 6 – Josué, sumo sacerdote, é coroado a fim de edificar o templo do Senhor. 

ZACARIAS 4 – Visão do candelabro de ouro, do vaso de azeite e das duas oliveiras. Zorobabel, construtor do templo. Os dois ungidos que assistem junto ao Senhor de toda a terra. 

ZACARIAS 5 - Visão de um rolo voante, maldição que sai sobre a face de toda terra para castigar os praticantes de iniquidades. Visão de um efa representando a iniquidade de toda terra, à qual é edificada uma casa na terra de Sinear. 

ZACARIAS 6 – Quatro carros saem dentre dois montes, um com cavalos pretos e outro com cavalos brancos indo para a terra do Norte, fazendo repousar lá o Espírito do Senhor; outro com cavalos baios para a terra do Sul. 

AMÓS 1.1-15 – Profecias contra várias nações: Damasco (Síria), Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom, Tiro, Edom e Amom. 

OBADIAS 1.1-21 – Profecia contra Edom, por eles haverem cooperado com os inimigos de Israel, alegrando-se em sua derrota. 

EZEQUIEL 35.1-15 – Profecia contra Edom. 

AMÓS 2.1-3 – Profecia contra Moabe. 

SALMO 83 – Profecia contra Edom e os ismaelitas, Moabe, os hagarenos, Gebal, Amom, Amaleque, a Filístia, Tiro, a Assíria e os descendentes de Ló. 

 O ATAQUE DE GOGUE CONTRA ISRAEL 

EZEQUIEL 38.1-23 – O ataque de Gogue, juntamente com os persas, os etíopes, Pute, Gômer e Togarma contra Israel. Deus contende contra Gogue com um grande e forte terremoto em Israel, chuva de grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre. 

EZEQUIEL 39.1-29 – Queda de Gogue. Os cadáveres de suas hordas são devorados por bandos de pássaros, e enterrados no vale das Forças de Gogue, depois de sete meses. 

JOEL 2.18-32 – O Senhor restaurará a sorte de Israel, que irá louvar o seu nome. O exército que vier contra ele será destruído, sua vanguarda lançada no mar oriental, e a sua retaguarda no mar ocidental 

 O PRINCÍPIO DAS DORES 

1 PEDRO 3.4 – Escarnecedores duvidarão do cumprimento da promessa da vinda do Senhor. Todavia, um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 

MATEUS 24.1-14 – O princípio das dores. Muitos enganadores vindo em nome de Cristo. Guerras e rumores de guerras, terremotos e fomes. Perseguição aos cristãos. Falsos profetas Antes do fim, o evangelho do reino é pregado a todas as nações. 

MARCOS 13.1-13 – O princípio das dores. Muitos enganadores vindo em nome de Cristo. Guerras e rumores de guerras, terremotos e fomes. Perseguição aos cristãos. Antes do fim o evangelho do reino é pregado a todas as nações. 

LUCAS 21.5-19 – O princípio das dores. Muitos enganadores vindo em nome de Cristo. Guerras e revoluções, terremotos, epidemias e fome, cousas espantosas e grandes sinais do céu. Antes dessas coisas haverá perseguição aos cristãos e a pregação do evangelho. 

 O SURGIMENTO DO ANTICRISTO. OS PRIMEIROS TRÊS E MEIO ANOS DO ÚLTIMOS SETE ANOS. A GRANDE TRIBULAÇÃO? 

JOÃO 5.39-43 – O anticristo será aceito por Israel. 

DANIEL 9.27 –Um príncipe que há de vir, do povo destruidor do santuário, fará aliança com muitos por uma semana, fazendo cessar o sacrifício e a oferta de manjares na metade da semana. O assolador virá sobre a asa das abominações até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele. 

APOCALIPSE 11.1-10– As duas testemunhas exercem o seu ministério em Jerusalém por três anos e meio. 

APOCALIPSE 6 - Quinto selo: As almas dos que tinham sido mortos, por causa da palavra de Deus e do seu testemunho, sob o altar. 

JOEL 2.1-11 – Anúncio do Dia do Senhor, de densa escuridão, com um povo terrível se alastrando pela terra para castigo dos povos. 

APOCALIPSE 6 - O sexto selo anuncia o grande Dia da Ira de Deus: Sol negro, lua como sangue e as estrelas caem pela terra. 

APOCALIPSE 8 – Sétimo selo. Incenso é oferecido sobre o altar de ouro com as orações de todos os santos. Primeiras quatro trombetas: Juízos sobre a terra, o mar e os rios, e as suas criaturas. Juízo sobre a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que não brilhassem. Anúncio dos 3 ais. 

APOCALIPSE 9 – Quinta trombeta: Primeiro ai: gafanhotos emergem do poço do abismo, tendo Apoliom como seu chefe, a fim de atormentarem os homens que não têm o selo de Deus, por cinco meses. 

APOCALIPSE 9 – Sexta trombeta: Segundo ai: quatro anjos são liberados para matarem a terça parte dos homens com um exército de cavalaria de vinte mil vezes dez milhares, contudo os homens não se arrependem. 

APOCALIPSE 10 – Interlúdio. João recebe ordens para comer um livrinho e profetizar a respeito de muitos povos. 

APOCALIPSE 11.11-14 – A ressurreição das duas testemunhas após três dias e meio. Grande terremoto no qual rui a décima parte da cidade e morrem sete mil pessoas. As restantes, aterrorizadas, dão glória ao Deus do céu. Fim do segundo ai. 

 ARREBATAMENTO DA IGREJA. OS ÚLTIMOS TRÊS E MEIO ANOS DOS ÚLTIMOS SETE ANOS 

LUCAS 17.20-37 – O reino de Deus já veio, está dentro dos discípulos, mas a vinda do Filho do Homem será como um relâmpago fuzilando de uma a outra extremidade do céu, e o arrebatamento da Igreja apanhará o mundo de surpresa, estando todos despercebidos como nos dias de Noé. 

APOCALIPSE 13 – Uma besta emerge do mar no início dos últimos três e meio anos. Outra besta emerge da terra e faz uma imagem da primeira besta, a qual deve ser adorada sob pena de morte. Também coloca em todos uma marca sem a qual ninguém poderá comprar ou vender. 

APOCALIPSE 17 e 18 – Descrição da Grande Babilônia e da besta que emerge do mar. Queda da Grande Babilônia. 

2 TESSALONICENSES 2.1-12 – Antes do Dia do Senhor acontece a apostasia e o homem da iniquidade é revelado, manifestando-se com sinais, poder e prodígios da mentira. 

LUCAS 21.20-24 – Jerusalém será sitiada de exércitos e os seus moradores serão mortos e levados cativos. Jerusalém deverá ser pisada pelos gentios até que os seus tempos se completem. 

DANIEL 7 – Sonho de Daniel. Quatro animais representando quatro reis: Leão com asas de águia, cujas asas são arrancadas, ficando em pé como homem; urso que se levanta sobre um de seus lados, com três costelas entre os dentes; leopardo com quatro asas e quatro cabeças; um animal forte e terrível, com dentes de ferro, unhas de bronze, com dez chifres na cabeça e um outro que subiu, pequeno, mas tornou-se mais forte do que os outros, tendo olhos e uma boca insolente, diante do qual caíram três dos primeiros. Este quarto rei (reino) é diferente dos primeiros, e faz guerra contra os santos, fala contra o Altíssimo, muda os tempos e a lei, devora a terra e a faz em pedaços por três anos e meio. Por fim será julgado, e os reinos debaixo do céu serão entregues aos santos do Altíssimo. 

DANIEL 11.31-39 - Forças saídas dele profanarão o santuário, tirarão o sacrifício diário e estabelecerão a abominação desoladora; os que lhe resistirem ensinarão a muitos, mas serão perseguidos até ao tempo do fim; levantar-se-á contra Deus, não tendo respeito nem aos deuses de seu pais nem a qualquer deus, nem aos desejos de mulheres; honrará ao deus das fortalezas; com o seu auxílio atacará muitas fortalezas, honrando aos que o reconhecerem, fazendo-os reinar e repartindo-lhes a terra.

DANIEL 11.21-30 - Depois dele (o rei do Norte), surgirá um homem vil que tomará o reino com intrigas e acometerá o príncipe da aliança, contra o qual usará de engano; fará o que nunca fizeram seus pais; avançará contra o rei do Sul com grande exército; estes dois príncipes confabularão, falando mentiras, até que venha o fim que está determinado; o homem vil tornará à sua terra com grandes riquezas, e depois virá contra a santa aliança, tornando para a sua terra novamente, mas virão contra ele navios de Quitim, que o entristecerão; voltar-se-á contra a santa aliança e atenderá aos que a tiverem desamparado. 

APOCALIPSE 11.15-19 A sétima trombeta: Arrebatamento. O reino do mundo se torna do Senhor e de seu Cristo. O dia da ira e do julgamento de Deus, e de dar o galardão aos seus Santos, aos pequenos como aos grandes. Aparece, no céu, a arca da Aliança no seu santuário. Relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada.

1 CORÍNTIOS 15.50-58 – Ao ressoar da última trombeta os mortos em Cristo ressuscitarão incorruptíveis, e os vivos serão transformados 

1 TESSALONICENSES 4.13-18 – Ouvida a voz do arcanjo, ao ressoar da última trombeta, os mortos em Cristo ressuscitarão e serão arrebatados junto com os vivos que ficarem. 

MARCOS 13.14-23 – O abominável da desolação onde não deve estar. Fuga e a maior tribulação. Falsos cristos e falsos profetas operando sinais e prodígios. 

MATEUS 24.15-28 – O abominável da desolação no lugar santo. Fuga e tribulação. Falsos cristos e falsos profetas. Vinda do Filho do Homem e arrebatamento. 

LUCAS 21.25-28 – Sinais no sol, na lua e nas estrelas; bramido do mar e das ondas, Vinda do Filho do Homem numa nuvem. 

MARCOS 13.24-27 – Ao final da tribulação o sol e a lua ficarão escuros e as estrelas cairão do firmamento. Vinda do Filho do Homem e o arrebatamento da Igreja. 

MATEUS 24.29-31 – Ao final da tribulação o sol e a lua ficarão escuros e as estrelas cairão do firmamento. Vinda do Filho do Homem e arrebatamento da Igreja. 

AMÓS 5.16-20 – O dia do Senhor é trevas e não luz. 

ATOS 1.6-11 – Após a pregação do evangelho até os confins da terra pelos discípulos, Jesus retorna, saindo de uma nuvem. 

JOÃO 14.1-3 – Jesus volta para os discípulos após haver lhes preparado lugar na casa de seu Pai. 

1 CORÍNTIOS 3.10-17 – Os crentes serão salvos, mas sua obra será provada, como pelo fogo, com vistas a castigo ou recebimento de galardão. 

MATEUS 25.1-30 – Ninguém sabe o dia ou a hora do arrebatamento, mas é preciso estar vigilante, pois todos os cristãos serão responsabilizados por suas atitudes. 

MARCOS 13.32-37 - Ninguém sabe o dia ou a hora do arrebatamento, mas é preciso estar vigilante. 

LUCAS 21.34-36 - Ninguém sabe o dia ou a hora do arrebatamento e da vinda do Filho do Homem, que virá como um laço sobre todos os moradores da terra. Por este motivo, é preciso estar vigilante. 

1 TESSALONICENSES 5.1-11 – O Dia do Senhor virá como um ladrão de noite, quando todos estiverem dizendo: Paz e segurança. Por este motivo, é preciso estar vigilante. 

DANIEL 11.40-45 - No tempo do fim o rei do Sul e o do Norte lutarão contra ele, entrando em suas terras. Ele entrará também na terra gloriosa e atacará o Egito, saqueando-o, com o apoio de líbios e etiopes. Do seu poder escaparão Edom, Moabe e as primícias dos filhos de Amom. Pelos rumores do Oriente e do Norte será perturbado, armando as suas tendas palacianas entre os mares, contra o glorioso monte santo. E chegará ao seu fim, sem haver quem o socorra. 

DANIEL 10.1-13 – Os que estiverem escritos no livro, dos filhos de Israel, serão salvos na tribulação dos últimos três e meio anos. Miguel levantar-se-á para defendê-los. Muitos ressuscitarão, uns para terem recompensa, outros para serem castigados. O fim será depois três anos e meio, quando chegar ao término a destruição do poder do povo santo.  Depois de cessar o sacrifício diário e posta a abominação desoladora, ainda haverá mil duzentos e noventa dias. Bem-aventurados são os que esperam e chegam até mil trezentos e trinta e cinco dias. 

 O JUÍZO DE DEUS SOBRE A TERRA NOS ÚLTIMOS TRÊS E MEIO ANOS, APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA 

APOCALIPSE 7 – Os144000 judeus selados. A visão dos glorificados no céu, vindos da Grande Tribulação. 

APOCALIPSE 14 – O Cordeiro e os 144.000 selados no monte Sião. As quatro vozes. O evangelho eterno é pregado do céu por um anjo. A queda da Grande Babilônia. Os santos da Grande Tribulação são os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus (judeus convertidos), os que morrem no Senhor por não adorarem a besta que emerge da terra e a sua imagem, nem aceitarem a sua marca. A terra é ceifada e vindimada. 

APOCALIPSE 15 E 16 – Os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome no céu. Sete flagelos (taças de ira) são derramados sobre a terra. Queda da grande Babilônia. Grande terremoto e queda das cidades. 

AMÓS 7.1-9 – O Senhor envia gafanhotos contra a terra, mas não permite que eles a destruam de todo; o Senhor envia o fogo, mas também não permite que destrua a terra. O Senhor julgará Israel. 

ISAÍAS 24.1-13 – A terra é consumida pela maldição e muitos homens são queimados. Não há mais alegria. A cidade caótica é demolida e as casas estão fechadas. 

 BATALHA DO ARMAGEDOM 

JOEL 3.1-21 – Armagedom. O Senhor contenderá com todas as nações, multidões no vale de Josafá, o vale da Decisão. A seara será ceifada e o lagar pisado. O sol, a lua e as estrelas se escurecerão. Os céus e a terra tremerão. 

ZACARIAS 14.1-15 – As nações todas pelejarão contra Israel, juntamente com Judá; tomarão a cidade (Jerusalém), saquearão as casas e forçarão as mulheres. Metade irá para o cativeiro. Sobre o monte das Oliveiras, que será fendido pelo meio, do Oriente para o Ocidente, criando um vale, estará o Senhor. Os habitantes de Jerusalém fugirão através do vale, e o Senhor virá com seus exércitos para auxiliá-los, ferindo as nações com uma praga que fará com que apodreçam as suas carnes, a língua e os olhos, estando eles em pé, tanto homens como animais. A espada de cada um se voltará contra a do seu próximo. Não haverá, naquele dia, calor, frio ou geada. Será um dia peculiar, nem dia nem noite, porém a tarde haverá luz. Depois disso, de Jerusalém correrão rios de águas vivas, para o mar Mediterrâneo e para o mar Morto. O Senhor será rei sobre toda a terra. 

OSÉIAS 10.10 – As nações se congregarão contra Israel 

SOFONIAS 1.7-18 – O dia do Senhor virá como um castigo sobre os moradores de Jerusalém, que se opõem com suas práticas à lei do Senhor. Um dia de nuvens, trevas e tribulação. 

SOFONIAS 2 – As nações se congregam antes que venha o dia do Senhor. Gaza, Asquelom, Asdode e Ecrom são atacadas. A terra dos filisteus, Moabe e Amom também são atingidos. 

MALAQUIAS 4.1-6 – No dia do Senhor os perversos serão como restolho, mas os justos saltarão como bezerros soltos da estrebaria, e pisarão os ímpios como cinza sob seus pés. A lei de Moisés lhes virá à memória. Deus enviará o profeta Elias para converter o coração de pais e filhos uns aos outros, antes que venha o dia do Senhor. 

MATEUS 26.64 – Cristo virá sobre as nuvens do céu. 

MARCOS 14.62 – Cristo virá com as nuvens do céu. 

2 TESSALONICENSES 1.3-12 – O Senhor Jesus virá com os anjos do seu poder, em chama de fogo, para tomar vingança contra os que não conhecem a Deus e não obedecem ao seu Evangelho. 

ISAÍAS 52.7-12 – O retorno do Senhor a Sião. Ele conduz o seu povo para fora de Jerusalém no dia do juízo, indo adiante deles e a sua retaguarda. 

SOFONIAS 3 – O Senhor castigará a cidade rebelde e destruirá as cidades das nações, e também congregará os povos para sobre eles derramar a ira da sua indignação; depois disso, haverá um remanescente para Jerusalém, que habitará em paz. 

ISAÍAS 27.1 – O Senhor castiga o dragão com sua espada, e mata o monstro que está no mar. Israel lança raízes, Israel brota e floresce, enchendo de frutos o mundo. Os judeus são reunidos desde a Assíria até ao Egito. 

APOCALIPSE 19 – Júbilo no céu e bodas do Cordeiro. Batalha do Armagedom, com a vitória do Cordeiro e de Deus com seus exércitos. A besta e o falso profeta são lançados no lago de fogo. Satanás é preso no abismo por mil anos. A primeira ressurreição. Os santos que reinarão com Cristo por mil anos. 

ISAÍAS 25.1-12 – O Senhor faz justiça ao seu povo no monte Sião, diante de todos os povos. Moabe é castigado. 

ISAÍAS 63.1-6 – O Senhor executa juízo sobre os exércitos acampados contra Jerusalém em Bozra, Edom. 

ISAÍAS 26.1-21 – Deus castiga a iniquidade dos moradores da terra, enquanto o seu povo permanece escondido por um momento em suas casas, até que passe a ira. 

ISAÍAS 66.15-17 – O Senhor entra em juízo com toda a carne, com sua espada e chamas de fogo, e muitos são mortos. 

MALAQUIAS 3.17-18 – No dia do Senhor ver-se-á a diferença entre os que são do Senhor e os que não são. 

ISAÍAS 24.17-23 – Terror virá sobre os moradores da terra, que cairá e jamais se levantará. As hostes celestes e os reis da terra serão presos e reservados para o castigo. A lua e o sol se envergonharão, e o Senhor reinará no monte Sião. 

ZACARIAS 13 – A terra será atingida. Dois terços de seus habitantes serão consumidos, mas um terço permanecerá, tendo sido purificado. Ninguém mais profetizará falsamente. 

ROMANOS 9.27-29 – Um remanescente de Israel será salvo. 

 O JULGAMENTO DO SENHOR SOBRE AS NAÇÕES E OS ANJOS REBELDES 

2 PEDRO 2.4-9 – Deus livra os piedosos da provação, mas reserva os injustos, e os anjos que pecaram, para o castigo no dia do juízo. 

JUDAS 1.5-7 – Deus reserva os incrédulos, e os anjos que pecaram, para o juízo do grande Dia. 

MATEUS 25.31-46 – Cristo, em seu retorno triunfal, julgará todas as nações, separando os maus dos bons, recompensando-os de acordo com o tratamento dispensado aos seus discípulos durante a grande tribulação. 

EZEQUIEL 34.11-31 – Depois de buscá-las, o Senhor julgará entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes. 

ISAÍAS 65.8-16 – O senhor traz justiça para a terra, castigando os servos maus e recompensando os bons. 

 O MILÊNIO 

ISAÍAS 65.17-25 – Novos céus e nova terra no Milênio. Paz e harmonia no santo monte do Senhor. 

MIQUÉIAS 2.12-13 – Israel reunido, com o Senhor à sua frente, entrará e sairá pela porta. 

EZEQUIEL 40 – Descrição do templo milenar. 

EZEQUIEL 41 – Descrição do templo milenar. 

EZEQUIEL 42 – Descrição do templo milenar. 

EZEQUIEL 43 – Descrição do templo milenar. 

EZEQUIEL 44.1-27 – O serviço do templo. Os zadoquitas assumem a função sacerdotal no lugar dos levitas, os quais ficam encarregados da guarda do templo e de seus serviços. 

EZEQUIEL 44.28-31; 45.1-8 – A repartição das terras. 

EZEQUIEL 45.9-21; 46.1-24 – Novos pesos; tributos e ofertas; festividades. 

EZEQUIEL 47.1-12 – As águas purificadoras saindo do templo. 

EZEQUIEL 47.13-23; 48.1-35 Os limites das tribos e as portas da cidade. 

MALAQUIAS 3.1-5 O Senhor virá ao seu templo a fim de purificar os filhos de Levi, para que as ofertas de Judá e Jerusalém sejam aceitáveis. 

ISAÍAS 61 – Israel é reconhecido como nação sacerdotal no meio dos povos. 

ISAÍAS 66.18-24 – Todas as nações serão ajuntadas e virão para contemplarem a glória do Senhor e adorarem em Jerusalém. Os judeus serão ajuntados. Todos verão os cadáveres dos inimigos que forem mortos, que não se consumirão totalmente, mas serão um horror para toda carne. 

MIQUÉIAS 7.11-20 – Deus restaurará e exaltará Israel, que será buscada pelas nações, as quais ele deverá humilhar. 

ISAÍAS 2.2-4 – Os povos vão à casa do Senhor, em Jerusalém, em busca de sua Palavra. 

ISAÍAS 62 – Israel é a nação desposada do Senhor. 

OSÉIAS 1.10-11 – Os filhos de Israel serão como a areia do mar, constituindo uma só cabeça sobre si no grande dia de Jezreel. 

EZEQUIEL 37.15-28 – O Senhor, no milênio, juntará Judá e Israel, fazendo deles uma só nação. O santuário estará para sempre no meio deles. 

JEREMIAS 30.15-34 - O Senhor restaurará a sorte de Jerusalém. 

JEREMIAS 31.1-40 - O Senhor restaurará a sorte de Judá e Israel, depois de castigá-los, e todos conhecerão ao Senhor. Jerusalém jamais será desarraigada. 

JEREMIAS 3.16-18 – As nações se reunirão em Jerusalém para adorar a Deus, com as restauradas casas de Judá e Israel. A arca da Aliança não mais estará presente. 

ZACARIAS 8.1- - Jerusalém será habitada e estará em paz, seus habitantes serão uma benção para toda a terra. As nações virão a ela para conhecerem a palavra do Senhor. 

ZACARIAS 14.16-21 As nações que restarem virão, de ano em ano, a fim de adorarem ao Senhor em Jerusalém. A nação que não vier será amaldiçoada com falta de chuva. Não estará mais o cananeu na casa do Senhor. 

ISAÍAS 24.14-16 – Toda a terra dá glórias ao Senhor, Deus de Israel. 

1 CORÍNTIOS 15.20-28 – Cristo reinará até a consumação dos tempos, quando todos os inimigos tiverem sido destruídos (o último é a morte), e então se sujeitará ao Pai, para que Deus seja tudo em todos. 

 O FINAL DO MILÊNIO. NOVOS CÉUS E NOVA TERRA 

APOCALIPSE 20 - Satanás é solto depois de mil a fim de congregar as nações para a batalha final contra Jerusalém, mas eles são derrotados. Satanás é lançado no lago de fogo eterno. A morte e o inferno são lançados no lago de fogo eterno, que é a segunda morte. O julgamento do Grande Trono Branco. 

HEBREUS 1.10-12 – A terra e os céus envelhecerão e serão mudados como um vestido, enrolados como um manto. 

2 PEDRO 3.10-13 - No dia do Senhor, dia de Deus, os céus passarão, incendiados, com um estrondo, os elementos se desfarão e a terra também será atingida. Novos céus e nova terra. 

APOCALIPSE 21 – Novo céu e nova terra. A nova Jerusalém celestial. O rio da água da vida e a árvore da vida. 

ISAÍAS 54.10-14 – A nova Jerusalém celestial. 

ISAÍAS 60 – A riqueza das nações virá para Jerusalém. O Senhor será a sua luz. 

APOCALIPSE 21 – As palavras finais. 

 

Nenhum comentário: