INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - F



FACES - Ex: Formosas são as tuas (LADOS DO ROSTO) entre os teus enfeites, o teu pescoço, com os colares [Can 1:10].
FACHO - Bastão que se acende a noite para sinal e iluminação [Zac 12.6].
FAIA - Ex: Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de [ÁRVORE FAGÁCEA MUITO CULTIVADA POR SER ORNAMENTAL], com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos. [2Sam 6.5].
FAÍSCA - EX: O forte se tornará em estopa, e a sua obra, em (FAGULHA) ambos arderão juntamente, e não haverá quem os apague [Is 1:31].
FALCÃO - Ave de rapina diurna; No Brasil é mais conhecido como gavião [Jó 39:26].
FARAÓ - Título dos antigos reis egípcios [Êx 1.22].
FARISEUS - Seita religiosa judaica que se orgulhava de seguir rigorosamente a Lei de mosaica. FASCINAÇÃO - Mas os cuidados do mundo, a (ATRAÇÃO IRRESISTÍVEL) da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera [Mc 4:19].
FAVA - Semente que era usada no fabrico do pão [Ez 4.9]. 
FAVO - Alvéolo onde as abelhas depositam mel [Prov 5:3].
- Crença em Deus e na Sua palavra [Mt 15.28].
FEBE - Irmã que servia a igreja em Cencréia, e a quem Paulo se referiu nas palavras finais de sua epístola aos Romanos [Rm 16:1].
FEITIÇARIA – Poder místico adquirido através da prática da magia. Era condenada por Deus, levando a morte por apedrejamento daquele que fazia uso dela [Lv 20:27].
FEL - Bílis, líquido amargo e viscoso que é segregado pelo fígado. Misturaram-no ao vinho para dar de beber a Cristo [Mt 27.34].
FENICE - Porto de Creta, o qual olhava para o nordeste e para o sudeste [At 27:12].
FENÍCIA - Antigo país marítimo a este do Mediterrâneo; Abrigava os portos de Tiro e Sidom. FÉRETRO - Ex: E o rei Davi ia seguindo o (ATAÚDE) [2Sm 3:31].
FERRUGEM - Óxido que se forma na superfície do ferro quando exposto à umidade. Corrói os tesouros acumulados na Terra [Mt 6.19]. 
FERVOROSOS - Ex: Não sejais vagarosos no cuidado, sede [calorosos; veementes] no espírito, servindo ao Senhor [Rm 12:11].
FESTA DA PÁSCOA - Acontecia no décimo-quarto dia do primeiro mês, nisã. Primeira festa do ano hebreu, cujo nome significa “passagem”, recordando o anjo exterminador que passou pela terra do Egito exterminando os primogênitos e poupando as casas dos israelitas que tinham o sangue de um cordeiro nas ombreiras de suas portas. O cordeiro imolado devia ser comido com pão sem fermento e ervas amargas, e os comensais deveriam assumir o espírito dos antigos hebreus preparados para a viagem que se seguiria pelo deserto, cingidos os lombos e calçados de sandálias, com um cajado nas mãos. Calcula-se que até seis milhões de pessoas se reunissem em Jerusalém para a celebração da festa da Páscoa no tempo de Jesus.
FESTA DAS PRIMÍCIAS - Acontecia no décimo-sexto dia do primeiro mês, nisã. Coincidia com o começo da primeira colheita do ano, a da cevada, quando um molho das primícias era oferecido como oferta movida, juntamente com um holocausto.
FESTA DAS SEMANAS, PENTECOSTE - Acontecia cinquenta dias depois da festa das primícias. Era uma festa da colheita do trigo, sendo oferecidos dois pães sem fermento como oferta movida, juntamente com holocaustos.
FESTA DAS TROMBETAS, ANO NOVO - Acontecia no primeiro dia do ano novo civil (Rosh Hashaná), no sétimo mês, tisri, marcando o início do ano novo com toques solenes de trombetas e sacrifícios, e era imediatamente seguida pelo Dia da Expiação.
FESTA DE PURIM, SORTES – Acontecia no décimo-quarto e décimo-quinto dia do duodécimo mês, adar. Celebrava a salvação que Deus concedeu aos judeus condenados pelo lançar de sortes de Hamã, o agagita, que havia indicado o dia treze do referido mês para a eliminação de todos os judeus da Pérsia.
FESTA DOS PÃES ASMOS - Começava no décimo-quinto dia do primeiro mês, nisã, e prolongava-se por uma semana. Comemorava a saída dos judeus do jugo a que estavam submetidos no Egito.
FESTA DOS TABERNÁCULOS, COLHEITA – Começava no décimo-quinto dia do sétimo mês, tisri, e prolongava-se por oito dias. Durante este período os israelitas habitavam em cabanas, ou tabernáculos, feitas com ramos de árvores. Rememorava o tempo em que o povo de Israel jornadeava no deserto, sendo guiado por Deus e abrigando-se em cabanas.
FEZES - Matéria no vinho, que desce e se acumula no fundo [Jr 48.11].
FIDEDIGNO - Ex: o homem (CONFIÁVEL), quem o achará? [Pv 20.6].
FILEMOM, EPÍSTOLA A – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 62 d.C. durante o primeiro aprisionamento do autor em Roma. Assunto: Paulo roga a Filemon, um homem rico que ele havia convertido, para que perdôe e aceite de volta a Onésimo, seu escravo que se havia convertido e fugido para Roma onde Paulo se encontrava.
FILHO DO HOMEM - Expressão ou epíteto. que designava Jesus em sua humanidade [Mt 11:19].
FILIPE - Um dos doze que Jesus escolheu para segui-lo, natural de Betsaida, cidade que também era o lar de origem de André e Pedro.Foi ele quem levou Natanael, seu amigo, a Jesus [Jo 1.44-45].
FILIPENSES, EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em 62 d.C. quando o autor estava aprisionado pela primeira vez em Roma. Assunto: Nesta carta o apóstolo Paulo compartilha com os filipenses, generosos contribuintes para o seu ministério, a alegria da comunhão que existe na convivência dos irmãos unidos em um só corpo, instando a que todos sejam seus imitadores para que possam desfrutar as bênçãos da salvação comum, aguardando a vinda de Jesus, na qual até mesmo os seus corpos seriam transformados para serem conformes à glória de sua futura condição.
FILOSOFIA - Palavra grega que significa "amor a sabedoria" [Col 2.8].
FLAGELO - Castigo enviado por Deus [Is 20.6; Ap 22.18].
FOLE - Utensílio que, quando acionado, produz vento para atiçar o fogo. [Jr 6.29].
FORNALHA - Ex: Os iníquos serão lançados na (FORNO DE DIMENSÃO AVANTAJADA) acesa [Mt 13.42].
FORRO - Ex: Se comprares um escravo hebreu, seis anos servirá mas, ao sétimo, sairá (LIBERTO), de graça [Êx 21:2].
FOUNTAIN PITTS - Missionário metodista que veio ao Brasil em 1835.
FOZ - Ex: O limite oriental de Judá ia até a (PONTO FINAL DO CURSO DE UM RIO, ONDE ELE DESÁGUA) do Jordão [Js15.5].
FP - Abreviatura do livro da Bíblia que está logo após a epístola aos Efésios.
FRALDA - Parte da veste que a arremata, embaixo [Jr 13.22].
FRATERNIDADE - Sentimento que une os irmãos; Devemos juntá-la com a piedade e o amor [2 Pe 1.7].
FREIO - Ex: O açoite é para o cavalo, o (PEÇA METÁLICA QUE SERVE PARA GUIAR OS ANIMAIS POR UMA PRESSÃO NA BOCA ATRAVÉS DAS RÉDEAS) para o jumento, e a vara, para as costas dos insensatos [Prov 26:3].
FRONTARIA - A frente do vestíbulo do templo [Ez 41.25].
FUGAZ - Ex: Todos os dias de tua vida (BREVE) [Ec 9.9].
FULGOR - Ex: Resplandecerão como o (BRILHO) do firmamento [Dn 12.3].

Nenhum comentário: