INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 10 de julho de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - C-3



CO - Abreviatura dos dois livros bíblicos que estão entre os livros de Romanos e Gálatas.
COATE - Segundo filho de Levi [Nm 3.17].
COATITAS - Descendentes de Coate, um dos filhos de Levi. Suas atribuições compreendiam cuidar dos objetos do santuário [Nm 3.31].
CODEX ALEXANDRINUS – Manuscrito de procedência desconhecida que além da maior parte do Novo Testamento incluía a Septuaginta, também quase completa, com os quatorze livros considerados apócrifos, e mantendo alguma semelhança com o texto da Hexapla. Remonta a metade do quinto século d.C.
CODEX SINAITICUS – Manuscrito contendo o Novo Testamento completo e parte da Septuaginta com os apócrifos, datado da metade do quarto século da era cristã, provavelmente escrito em Cesaréia. A ordem dos livros não é a mesma que reconhecemos, a epístola aos Hebreus vindo após a segunda epístola aos Tessalonicences e o livro de Atos colocado entre as epístolas.
CODEX VATICANUS – Manuscrito que remonta ao quarto século d.C. contendo o Velho Testamento grego completo, com a exceção de alguns livros considerados apócrifos. Provavelmente foi escrito no Egito. Encontra-se na biblioteca do Vaticano.
CÓDICE, CODEX – Folhas de papiro ou pergaminho empilhadas e costuradas entre si na lombada.
CODORNIZ - Ave que Deus enviou em grande quantidade para servir de alimento para o povo de Israel, quando queixavam-se da falta de carne para comer no deserto [16.13].
COELHO - Animal impuro semelhante a lebre, porém menor [Lv 11.6].
COENTRO - Semente a qual o maná se assemelhava [Êx 16.31].
COIFA - Rede usada para prender o cabelo [Is 3.22].
COINÉ – Língua grega comum amplamente usada, tanto para a comunicação oral quanto para a escrita, nos países do Mediterrâneo oriental. O Novo Testamento foi escrito em sua totalidade nesta modalidade.
COINONIA – Comunhão entre os membros da igreja.
COITO - Relação sexual; cópula [Êx 22.19].
COLAÇO - Que foi amamentado pela mesma mulher, sem ser irmão [At 13.1].
COLCHETE - Gancho pequeno de metal usado para prender uma parte da veste a outra [Êx 26.6].
COLOSSENSES, EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provavelmente em torno de 62 d.C. quando o autor encontrava-se aprisionado em Roma pela primeira vez. Assunto: Alertar os fiéis da igreja em Colossos a respeito dos falsos ensinamentos do gnosticismo que estavam sendo introduzidos por seguidores desta doutrina os quais se haviam infiltrado na igreja ensinando que Deus, por causa de sua santidade, não tinha contato com a criação material, havendo designado para este fim uma classe de seres inferiores intermediários, os anjos, dos quais um seria o próprio Jesus. Para combater esta heresia, Paulo reafirma a divindade de Cristo e a sua preeminência sobre toda a criação.
CONCÍLIO DE JAMNIA – Concílio judaico realizado na cidade de Jamnia no final do século I e início do século II, após a destruição do templo pelos romanos e a expansão inicial do cristianismo. Seu propósito era fortalecer e direcionar o judaísmo naquelas circunstâncias adversas, assim como estabelecer um texto hebraico do Velho Testamento que se afastasse das versões utilizadas pelos primeiros cristãos.
CONCÍLIO DE TRENTO – O mais longo concílio da igreja, foi convocado pelo Papa Paulo III para tratar de questões de fé e disciplina. Estendeu-se do ano 1545 a 1563. Tornou-se conhecido também como o Concílio da Contra Reforma por ter sido realizado no contexto da Reforma protestante.
CONCÍLIO DE WHITBY – Concílio realizado na Inglaterra no ano de 664 d.C. para decidir a supremacia entre os monges que haviam evangelizado o país, de um lado pregadores irlandeses que adotavam uma organização de estrutura horizontal, descentralizada, sem superiores hierárquicos evidentes, e de outro pregadores romanos que adotavam uma organização de estrutura vertical, hierarquicamente organizados. Também foi realizado devido as divergências de ritual que haviam entre os dois modelos.
CONCÍLIO – Reunião dos dignitários eclesiásticos para tratar de assuntos concernentes aos dogmas, a disciplina e a administração da igreja.
CONCÍLIO LOCAL – Reunião dos bispos de uma região, normalmente não autorizada pelo papa.
CONCÍLIO ECUMÊNICO – Reunião da qual participam não apenas os bispos de todo o mundo, como também o papa ou seus legados.
CONCLAVE – Reunião secreta de cardeais da igreja católica.
CONIAS, JECONIAS, JOAQUIM - Décimo-nono rei de Judá (598 a.C.) [2Rs 24.6-17; Jr 37.1; Jr 22.24,28].
CONSELHO - Reunião ou assembléia de conselheiros. O dos anciãos foi desprezado por Roboão [2Cr 10.d13].
CONVIVA - Participante em banquete, como convidado. [Mc 6.22].
COORTE - Parte de uma legião, que compreendia seiscentos soldados, entre os antigos romanos. [At 27.1].
COPEIRO-CHEFE - Oficial de Faraó, que contou o seu sonho a José na prisão e foi restabelecido em seu cargo [Gn 40:2-13].
CORÃO – Livro sagrado dos muçulmanos, o qual creem tenha sido revelado por Deus a Maomé através do anjo Gabriel, revelação esta que se estendeu por um período de aproximadamente 23 anos, tendo sido concluída no ano de 623 d.C.
CORASÃ - Lugar que Davi e seus homens visitavam [1Sm 30.30].
CORÇA - Fêmea do corço, ou veado [Sl 42.1].
CORCEL - Cavalo veloz e resistente, usado na guerra [Mq 1.13].
CORÇO - Veado pequeno, de aparência agradável [Dt 12.15].
CORDEL - Ex: Tornei a levantar os olhos e vi, e eis um homem que tinha na mão um (CORDA FINA) de medir [Zc 2:1].
CORÉ - Levita que dirigiu uma revolta contra Moisés, e que Deus castigou fazendo com que ele e a sua casa fossem tragados pela terra [Nm 16].
CORÍNTIOS, PRIMEIRA EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provávelmente em 56 d.C. durante a terceira viagem missionária do autor e ao fim de sua estadia em Éfeso. Assunto: Esclarecer os coríntios sobre a conduta correta dos crentes na igreja e no mundo, evitando as tentações da carnalidade que no ambiente da igreja se manifestavam principalmente com o surgimento de facções, imoralidades e comportamento inadequado durante as reuniões.
CORÍNTIOS, SEGUNDA EPÍSTOLA AOS – Autor: Paulo. Data em que foi escrita: Provávelmente em 57 d.C. durante a terceira viagem missionária do autor, quando este se encontrava na cidade de Filipos. Assunto: Paulo havia escrito algumas cartas para a igreja dos coríntios e os visitara. Algumas dúvidas haviam surgido naquela igreja a respeito de seu ministério, levantadas por falsos mestres, portanto a segunda epístola é uma vindicação a respeito da sua legitimidade, com Paulo falando muito de si mesmo, de uma forma até mesmo auto-biográfica.
CENTURIÃO romano que morava em Cesaréia (At 10).
CORO, ÔMER - 1) Medida de capacidade para secos (176,2 l). Corresponde a 10 efas [Ed 7.22]; Medida de capacidade para líquidos (208,2 l). Corresponde a 10 batos [1 Rs 5.11].
CORPO DE CRISTO - O que formam os membros da Igreja [1Co 12.12].
CORVO MARINHO - Ave mergulhadora, considerada impura para servir como alimento [Lv 11.17].
COSMOGONIA - Explicação sobre a origem do universo.
CÔVADO - Medida de comprimento (44,44 cm). [Gn 6.15]. O côvado em Ezequiel mede 51,8 cm [Ez 43.13].
COVIL - Cova onde as feras se acolhem [Sl 104.22; Lc 9.58].
COXO - Pessoa que caminha mancando por ter defeito em uma perna ou pé [Is 35.6].
CR - Abreviatura de um dos livros bíblicos que ficam entre 2 Reis e Esdras.
CREDOR - De acordo com a Bíblia, ao fim de cada sete anos ele deveria remitir o que houvesse emprestado ao seu próximo [Dt 15.2].
CRETA - Grande ilha do Mediterrâneo onde Paulo e Tito fundaram uma igreja [Tt 1.5-14].
CRISOL - Ex: O (CADINHO) prova a prata, e o forno, o ouro mas aos corações prova o Senhor [Prov 17:3].
CRISÓPRASO - Calcedônia verde; pedra semipreciosa do décimo fundamento da Nova Jerusalém [Ap 21.20].
CRISTÃO - O que aceita a Cristo como seu salvador e senhor.
CRÍTICA DE FORMA – Opunha-se a Teoria Documentária afirmando ser impossível reconstruir a sequência correta dos textos baseando-se na identificação das fontes. Restaria apenas seguir uma abordagem criativa que procurasse identificar as categorias que prevaleciam no período em que a transmissão do material era puramente oral, visando reconstruir a forma escrita final.
CRÍTICA LITERÁRIA – Crítica das modificações intencionais ocorridas antes da composição final do texto bíblico, durante sua fase de formação.
CRÍTICA TEXTUAL, BAIXA CRÍTICA -  Procura estabelecer o texto original das escrituras sagradas através do estudo científico e comparação dos diversos manuscritos que chegaram até o nosso tempo, identificando as modificações ocorridas durante a fase de transmissão.
CRIVO - Peneira; coador; joeira [Am 9.9].
CRÔNICAS, PRIMEIRO E SEGUNDO LIVROS DE – Autor: Provavelmente Esdras. Data em que foram escritos: Provavelmente no VI século a.C. Assunto: Estes livros contam de forma diferente o que é narrado nos livros de Samuel e Reis, acrescentando informações que não se encontram nestes  dois livros.
CRUZADAS - Expedição militar â Terra Santa, na Idade Média.
CUBO - Peça em que se encaixava o eixo dos carros [1Rs 7.33].
CURADOR - Pessoa que tem, por incumbência legal ou judicial, a função de zelar pelos bens e pelos interesses dos que por si não o possam fazer [Gl 4.2].
CURRAL - Lugar onde o gado é recolhido para dormir, descansar ou ser alimentado [Ez 25.5].
CUSITA - Nacionalidade da mulher com a qual Moisés se casou [Nm 12:1].
CYNTHIA FARRAR - Missionária norte-americana que serviu 34 anos em Bombaim (Índia), no séc XIX.

Nenhum comentário: