INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 5 de julho de 2016

Dicionário Bíblico e do Cristianismo - A-2



AFEQUE – Fortaleza. 1) Cidade na estrada que vai da Síria a Israel, na qual os fugitivos do exército sírio de Ben-Hadade buscaram refúgio quando eram perseguidos pelos israelitas. Porém o muro da cidade caiu sobre eles, matando vinte e sete mil homens [1 Rs 20.30]; 2) Cidade dos cananeus atribuída a Issacar; [Js 12.18]; 3) Lugar ao nordeste de Jerusalém onde os filisteus se acamparam na preparação para a batalha na qual foram mortos os dois filhos de Eli [1Sm 4.1]; 4) Lugar onde os filisteus mataram Saul e seus três filhos [1Cr 21.17].
AFLIÇÃO DE JACÓ – Período de tempo em que Israel ver-se-á cercado por várias nações adversas que estarão buscando eliminá-lo da face da terra, sem ter como defender-se.
ÁFRICA INLAND MISSION, MISSÃO PARA O INTERIOR DA ÁFRICA – Missão fundada pelo missionário escocês Peter Cameron Scott com o objetivo de evangelizar as tribos não alcançadas do interior da África.
AFRIKANER – Chefe hotentote de terrível reputação que converteu-se ao cristianismo e que foi usado como exemplo das possibilidades do evangelho pelo patriarca das missões na África do Sul, Robert Moffat.
ÁGABO – Gafanhoto. Profetizou em Antioquia de uma fome que se aproximava [Atos 11:27, 28]. Muitos anos depois conheceu Paulo em Cesaréia e avisou-o das aflições que o aguardavam em Jerusalém se ele persistisse em ir para lá [Atos 21: 10-12].
AGAGUE – Violento. Rei dos amalequitas que Saul poupou após derrotá-lo na guerra, mas que foi morto pelo profeta Samuel [1Sm 15-8, 33].
ÁGAPE – 1) Amor altruísta de natureza espiritual, do qual o maior exemplo é o amor de Deus pela humanidade; 2) Refeição religiosa compartilhada como um sinal de amor e comunhão.
AGAR – 1) Mãe de Ismael, primeiro filho de Abraão; 2) O concerto do Sinai, figuradamente [Gl 4.24].
ÁGATA – Forma impura de quartzo com veios de cores variadas utilizado como uma pedra preciosa. Era a segunda pedra na terceira fileira do peitoral do juízo usado pelo sumo sacerdote [Êx 28.19].
AGEU – Festivo. Profeta menor; ajudou Zorobabel, quando este retornou do cativeiro na qualidade de governador dos judeus [Ag 1 e 2].
AGEU, LIVRO DE – Autor: Ageu. Data em que foi escrito: Em torno de 520 a.C. Assunto: Conclama a povo a dedicar-se à reconstrução do templo, a qual não avançava mesmo após o lançamento do decreto de Ciro autorizando o prosseguimento das obras que haviam sido proibidas por dezesseis anos por causa da interferência dos samaritanos indispostos contra a reconstrução.
AGONIA - Aflição de Cristo no Monte das Oliveiras [Lc 22.24].
AGOSTINHO DE CANTUÁRIA – Prior do mosteiro de Santo André que foi enviado a Inglaterra a fim de evangelizá-la para o cristianismo romano
AGOSTINHO DE HIPONA – Santo Agostinho (354-430 d.C.) Bispo de Hipona, o qual afirmava que a regeneração do homem é realizada unicamente através da atuação do Espírito Santo nos eleitos de Deus. Escreveu mais de cem livros, dos quais o mais conhecido são as suas Confissões, e a obra apologética A Cidade de Deus.
AGOSTINIANOS – Frades da ordem fundada por Santo Agostinho.
AGOUREIRO – Quem prediz ou anuncia cousas más [2Rs 17.1].
AGOURO – Prática de prognosticação baseada na interpretação de sinais e presságiso a qual Deus proibiu os Israelitas de usarem [2Reis 17:17].
AGRIPA – Herodes que governou a Palestina à partir de 50 dC. Paulo esteve diante deste governador [At 25.24].
ÁGUA AMARGA – Água preparada com o pó do chão do tabernáculo, a qual a mulher suspeita de adultério deveria beber. Se ela fosse culpada aquela água teria um efeito deletério em sua saúde e na sua aparência, tornando-a uma pessoa amaldiçoada no meio do seu povo [Nm 5.11, 31].
ÁGUIA - Ave de rapina falconiforme diurna de asas largas e fortes, com visão acurada, carnívora. Considerada impura, não servia como alimento para os hebreus [Lev 11.13].
AGUILHADA – Vara comprida com ferrão na ponta, que se usa para tanger os bois [Jz 3.31].
AGUILHÃO – Ferrão. Extremidade de ferro aguçada da aguilhada [Ec 12.11; At 26.14].
AGUR – Ajuntador. Um dos escritores do livro de Provérbios. Escreveu o penúltimo capítulo [Pv 30].
AI – Ruínas. Cidade cananita muito antiga, existia desde o tempo de Abraão [Gn 12.8]; foi a segunda cidade que o povo de Israel conquistou e destruiu, depois de atravessar o rio Jordão [Js 7-12].
AÍAS – Amigo de Deus. Profeta que falou a Jeroboão que o reino de Israel seria dividido, e dez tribos ficariam sobre o seu domínio [1Reis 11:29].
AICÃO – Auxíliador – O rei Josias o mandou consultar a profetisa Hulda [2Rs 22]; Usou de sua influência para proteger o profeta Jeremias [Jr 26.24].
AIJALOM – Lugar de Gazelas. 1) Cidade atribuída à tribo de Dã, que não alcançou expulsar os amorreus que ali habitavam [Jud. 1:35]; 2) Uma das cidades levíticas dadas ao coatitas [1Cr 6.69], era a fronteira entre os reinos de Judá e Israel. Foi no vale nomeado após esta cidade que Josué proferiu o comando célebre, "Sol, detém-te sobre Gibeon, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom" [Josué 10.12].
AIMAÁS - Irado. Pai de Ainoã, mulher de Saul [1Sm 15.40].
AIMELEQUE - Irmão do Rei. Filho de Aitube e pai de Abiatar que descendia de Eli através de Itamar [1Sm 22.20-23]. Também chamado Abimeleque [1Cr 18.16]. Décimo-segundo sumo sacerdote, foi ele quem deu cinco pães da preposição para Davi e seus companheiros comerem quando aquele fugia de Saul [1 Samuel 21: 1-9]. Convocado à presença de Saul foi acusado de deslealdade por causa de sua bondade para com Davi, e por este motivo o rei ordenou que ele e os outros oitenta e cinco sacerdotes que estavam ao seu lado fossem condenados à morte [1Sm 22.9-23].
AIN – Décima-sexta letra do alfabeto hebraico.
AINOà– Agradável. 1) Mulher de Saul; 2) Jezreelita, mulher de Davi e mãe de seu filho Amnom.
AIO – Preceptor; instrutor. A lei nos serviu de aio para conduzir-nos a Cristo [Gl 3.24].
AITOFEL – Impio. Conselheiro de Davi que, junto com Absalão, revoltou-se contra ele, suicidando-se por fim [2Sm 16].
AJALOM, AIJALOM – Lugar de Gazelas. Vale onde a lua se deteve, atendendo ao comando de Josué [Js 10.12].
AKKIBA, RABINO – Rabino palestino e interprete da lei judaica (c. 50 – c. 135 d.C.), discípulo de Hillel. Contribuiu muito para a produção da Mishná. Trabalhava como lenhador e morreu martirizado pelos romanos.
ALABASTRO – Rocha branca constituída de gipsita semelhante ao mármore, matizada ou listrada, não muito dura e translúcida, com a qual se faziam colunas, vasos e estátuas [Et 1.6; Mt 26.7].
ÁLAMO – Árvore da família das salicáceas, com flores pequenas e casca enrugada, cuja madeira é leve e de tom claro. Uma das árvores sob cuja sombra os israelenses infiéis gostavam de fazer seus sacrifícios idólatras [Os 14.13].
ALARICO – Rei dos visigodos (370-410) que capturou e saqueou Roma em 410 d.C.
ALAÚDE – Instrumento de cordas com caixa de ressonância abaulada, usado na dedicação dos muros de Jerusalém [Ne 12.27].
ALBERTO MAGNO – (c. 1206-1280). Mestre de Tomás de Aquino, conhecido como o “Doutor Universal”, autor de várias obras nas quais se esforçou para conciliar ciência e religião.
ALCUINO DE YORK – Editor de uma Bíblia latina completa, revisão do texto da Vulgata, que se tornou de grande influência na Alta Idade Média (c. 730 a 804 d.C.).
ALDEIA – Agrupamento de poucas casas [Lv 25.31].
ALDRABA, OU ALDRAVA – Tranqueta de metal com que se fecha a porta.
ÁLEFE - Primeira letra do alfabeto hebraico.
ALEGORIA – Metáfora; pensamento ou ensino exposto figuradamente através de uma imagem, acontecimento ou ação com vistas à facilidade de compreensão. A Bíblia utiliza muitas alegorias, tais como os serviços do santuário que apontavam para a nova aliança através de Jesus Cristo [Hb 9.9].
ALEIXO – (1169-1183). Imperador de Constantinopla que solicitou ajuda aos cristãos da Europa contra os muçulmanos que atacavam seu reino, dando início ao movimento de peregrinação para a Palestina que resultou nas Cruzadas.
ALELUIA – Expressão hebraica de alegria e louvor a Deus. Compõe-se de uma expressão de louvor (Halelu) e do nome do Senhor (Yah).
ALEXANDER DUFF – Escocês, educador missionário na Índia.
ALEXANDRE – 1) O Grande; Rei macedônico que fundou um império. Conquistou o Egito (no qual fundou a cidade de Alexandria), a Grécia e a Pérsia. No livro do profeta Daniel seu império é apresentado de forma alegórica primeiramente como um leopardo, e depois como um bode que ataca um carneiro, representando este o império da Média e Pérsia [Dn 7.6; 8.4-7]; 2) Um judeu que, na cidade de Éfeso, tentou defender o apóstolo Paulo quando ele foi acusado de tentar acabar com o culto de Diana e o povo da cidade se levantou contra ele [At 19.33]; 3) Um dos dois cristãos apóstatas que Paulo menciona na primeira epístola que escreveu para Timóteo os quais entregou nas mãos de Satanás para que aprendessem a não blasfemar [1Tm 1.20]. Provávelmente o mesmo Alexandre que Paulo menciona na segunda epístola que escreveu para Timóteo [2Tm 4.14].
ALEXANDRE II, PAPA – Pontificado: 1061-1073. Teve como antipapa o bispo de Parma, eleito com o nome de Honório II. Realizou alianças entre os reis da Europa para expulsar os muçulmanos da Sicília.
ALEXANDRE VI, PAPA – Pontificado: 1492-1503. Da família dos Bórgia, pai de Lucrécia, era homem inescrupuloso que chegou a ter vários filhos quando cardeal. Concedeu aos espanhóis o Tratado de Tordesilhas e mandou executar na fogueira o dominicano Savonarola, que o acusava de devassidão.
ALEXANDRIA – Famosa cidade do Egito, edificada sobre o delta do Nilo por Alexandre, o Grande (Magno). Apolo, o apóstolo, era natural de lá [At 18.24].
ALFA - A. Primeira letra do alfabeto grego. A expressão "o alfa e o ômega" significa "o primeiro e o último", uma vez que o ômega é a última letra do alfabeto da língua grega na qual foi escrito o Novo Testamento em sua totalidade. [Ap 1.11].
ALFA E ÔMEGA, O – Significa "o primeiro e o último", “o princípio e o fim”, uma vez que o alfa é a primeira e o ômega a última letra do alfabeto da língua grega na qual foi escrito o Novo Testamento em sua totalidade. [Ap 1.11; 22.13].
ALFARROBA – Vagem de polpa adocicada e nutritiva, de uma árvore da família das leguminosas, que o filho pródigo desejava muito comer [Lc 15.16].
ALFENA - Arbusto de flores alvas e bagas preta, também conhecido com chipre [Ct 1.14].
ALFEU – Pai do apóstolo Mateus [Mc 2.14].
ALFORJE – Saco duplo de couro aberto no meio e vedado nas extremidades, que se leva a tiracolo ou no lombo de jumento, distribuindo a carga nos dois compartimentos [Lc 10.4].
ALGA – Vegetal aquático sem raízes nem caule que vive abaixo da superfície líquida ou a tona, tanto em águas salgadas quanto doces, servindo como alimento ou para fins de fertilização [Jn 2.5].
ALGEMA – Cadeia de ferro para prender os braços pelos pulsos [Jr 5.5]
ALHO PORRO – Erva bulbosa empregada na culinária [Nm 11.5].
ALIANÇA – Pacto de Deus com o seu povo, onde Ele estabelecia várias leis que deveriam ser seguidas e comprometia-se a abençoá-los se fossem obedientes.
ALIANÇA BÍBLICA E UNIVERSITÁRIA – Organização estudantil fundada nos Estados Unidos em 1943 por C. Stacey Woods para promover missões através de trabalhos em campus universitários.
ALIMENTAÇÃO IMUNDA – Animais de várias espécies que os judeus estavam proibidos de usar como alimento [Lv 20.25].
ALJAVA – Saco usado a tiracolo onde se guardam as flechas [Is 22.6].
ALMA – Uma das três partes vitais das quais os seres humanos se compõem. As outras duas são o corpo e o espírito.
ALMAGRA, OU ALMAGRE - Argila de um tom avermelhado usada para pinturas simples [Is 44.13].
ALMEIDA, JOÃO FERREIRA DE – Nasceu em Torre de Tavares, Portugal, e morreu em Jacarta, na Indonésia (1628-1691). Após abandonar o catolicismo e tornar-se protestante, traduziu a Bíblia para a língua portuguêsa, começando pelo Novo Testamento e indo, no Velho Testamento, até Ezequiel, quando faleceu. A tradução foi completada em 1694 por Jacobus op Den Akker.
ALMEIDA CORRIGIDA E FIEL, ACF – Tradução da Bíblia para o português feita pela Sociedade Bíblica Trinitariana, baseada na tradução de João Ferreira de Almeida, utilizando para o Novo Testamento o Textus Receptus, e para o Velho Testamento o Texto Massorético. Publicada em 1994.
ALMEIDA REVISTA E CORRIGIDA, ARC – A mais antiga das versões bíblicas utilizadas em língua portuguêsa e a mais fiel ao texto original de João Ferreira de Almeida. Foi resultado da compilação de duas versões anteriores, a Revista e Correcta, de 1873, e a Bíblia Revista, de 1894. Publicada em 1898.
ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA, ARA – Tradução da Bíblia para o português feita pela Sociedade Bíblica do Brasil, baseada na Almeida Revista e Corrigida e utilizando o Texto Crítico dos originais gregos e hebraicos, ao invés do Textus Receptus. Publicada em 1959.
ALMUDE, OU METRETA – Antiga unidade de medida de capacidade para líquidos equivalente a 12 canadas, ou seja, 31,94 litros.
ALMUGUE, OU SÂNDALO – Madeira cheirosa, que era importada de Ofir. 
ALOÉS – Embalsamaram Jesus com um composto de mirra e desta planta liliácea, suculenta e medicinal [Jo 19.39].
ALOSNA, LOSNA – Planta amargosa da família das compostas, também conhecida como absinto [Am 5.7; 6.12].
ALPARCA - Sandália sem salto que se prende ao pé por tiras de couro.
ALPENDRE – Cobertura na entrada de um prédio, apoiada em colunas [Mt 26.71].
ALPENDRE DE SALOMÃO - Pórtico ou cobertura na entrada do templo, apoiado em colunas de grandes dimensões [Jo 10.23; At 3.11; 5.12].
ALQUEIRE – Medida de capacidade (vaso) para secos (5,87 l). Corresponde a 1/3 do efa [Mt 5.15]; Medida [Gn 18.6].
ALTA CRÍTICA – Estudo moderno das Escrituras que segue o método da análise documentária, o qual divide o texto do Velho Testamento em quatro fontes distintas e identificáveis através de uma crítica direcionada a este fim, rejeitando a autoria tradicional atribuída aos livros sagrados.
ALTAR - Mesa sobre a qual os sacrifícios eram ofertados à divindade [Êx 27.1]
ALTOS – Lugares elevados (montes, outeiros) onde os israelenses sacrificavam, principalmente aos ídolos da terra de Canaã [1Sm 9.12; 1Rs 14.23].
ÁLVAREZ, OBED – Diretor geral da Evangelical Missionary Association to the Nation, organização fundada no Peru e que conta com mais de cem missionários, além de uma escola de missiologia.


A - Página 3

Nenhum comentário: