INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 4 de dezembro de 2016

Septuaginta - A História de Suzana

A História de Suzana
1 Morava na Babilônia um homem, chamado Joaquim,
2 o qual tomou uma esposa cujo nome era Susana, filha de Hilquias, mulher muito justa e temente a Deus.
3 Seus pais também eram justos, e haviam ensinado sua filha de acordo com a lei de Moisés.
4 Era Joaquim um homem muito rico, e tinha um belo jardim junto à sua casa. Para ele recorriam os judeus, porque era o mais nobre de todos.
5 Num certo ano, foram nomeados dois dos anciãos do povo para serem juízes, conforme o Senhor falara a respeito, que a maldade procede de Babilônia, de juízes antigos que parecem governar o povo.
6 Permaneciam eles muito tempo na casa de Joaquim, e todos os que tinham qualquer processo com a lei vinham-lhes ao encontro.
7 Ora, quando o povo se afastava,  ao meio-dia, Susana ia para o jardim de seu marido, para caminhar.
8 Os dois anciãos a viam indo, todos os dias, para caminhar; e o seu desejo foi inflamado em sua direção.
9 Então eles perverteram a sua própria mente e desviaram os seus olhos, de modo que não podiam olhar para o céu nem lembravam dos julgamentos.
10 E ainda que ambos haviam sido feridos pelo amor, não ousavam um ao outro demonstrar a sua dor,
11 porque eles tinham vergonha de declarar seu desejo, pois desejavam relacionar-se com ela.
12 No entanto, eles vigiavam diligentemente, dia à dia, para vê-la.
13 E um deles disse para o outro: "Vamos, agora, voltar para casa, pois é hora do jantar."
14 Então, quando foram embora, eles se separaram um do outro e, voltando-se, tornaram para o mesmo lugar; e depois de haverem perguntado um ao outro a causa, reconheceram sua sensualidade. E eles combinaram um tempo para estarem os dois juntos, quando poderiam encontrá-la sozinha.
15 Passou-se o tempo, enquanto eles aguardavam um momento oportuno, até que ela entrou, como sempre, com apenas duas servas, desejando banhar-se no jardim, pois o tempo estava quente.
16 E não havia mais ninguém lá, salvo os dois anciãos que se tinham escondido e observavam.
17 E disse ela às suas servas: "Trazei-me óleo e sabonete, e fechai as portas do jardim, para que eu possa banhar-me."
18 Então fizeram o que ela mandou, fechando as portas do jardim e saindo por portas escondidas para buscar as coisas que ela lhes havia ordenado. Entretanto, não viram os anciãos, pois estavam escondidos.
19 Ora, quando as servas saíram, os dois anciãos levantaram-se e correram para ela, dizendo-lhe:
20 "Eis que as portas do jardim estão fechadas e ninguém pode ver-nos, e estamos enamorados de ti; portanto, consente e deita-te conosco!
21 Se não o fizeres iremos testemunhar contra ti dizendo que um jovem estava contigo e, por este motivo, enviaste as tuas servas para longe de ti."
22 Então Suzana suspirou, e disse: "Estou angustiada por todos os lados. Pois se fizer isso, é morte para mim. Porém, se eu não o fizer, não poderei escapar de vossas mãos.
23 É melhor para mim cair em vossas mãos, e não fazê-lo, do que o pecado aos olhos do Senhor."
24 Com isso, Suzana clamou com grande voz. E os dois anciãos gritaram contra ela.
25 E um deles desatou a correr, abrindo a porta do jardim.
26 Assim, quando os criados da casa ouviram o grito no jardim, eles correram para a porta escondida, para ver o que havia acontecido com ela.      
27 Porém, quando os anciãos contaram sua história, os servos ficaram sobremaneira envergonhados, porque nunca relato semelhante havia sido feito a respeito de Suzana.
28 E sucedeu, no dia seguinte, quando as pessoas estavam reunidas com o seu marido, Joaquim, que os dois anciãos vieram também, cheios de imaginação maliciosa contra Suzana, para colocá-la à morte.
29 E disseram, diante do povo: "Mandai buscar Suzana, filha de Hilquias, esposa de Joaquim!" E mandaram buscá-la.
30 Então ela veio com seu pai e sua mãe, seus filhos e todos os seus parentes.
31 E Suzana era uma mulher muito delicada e bela de se contemplar.
32 Mas aqueles homens malvados ordenaram-lhe descobrir o seu rosto (pois ela estava coberta), para que pudessem extasiar-se com a sua beleza.
33 Logo, os seus amigos e todos os que a viram choraram.
34 Então os dois anciãos se levantaram no meio do povo, e puseram as mãos sobre as suas cabeças.
35 No entanto ela, chorando, olhou para o céu, pois seu coração confiava no Senhor.
36 E os anciãos disseram: "Eis que entramos no jardim sozinhos, e esta mulher entrou, depois, com duas servas, fechando as portas do jardim e mandando embora as suas servas.
37 E um jovem, que estava escondido, veio ao encontro dela e deitou-se com ela.
38 Então nós, que estávamos em um canto do jardim, vendo essa maldade corremos para eles.
39 Porém, quando os vimos juntos, ao homem não conseguimos segurar, porque era mais forte do que nós e, abrindo a porta, correu para fora.
40 Tendo apanhado essa mulher, perguntamos-lhe quem era o jovem que lá estava, mas ela não nos quis dizer. Essas coisas vos testemunhamos."
41 E a assembléia acreditou neles, como aqueles que eram os anciãos e juízes do povo. Assim, eles a condenaram à morte.
42 Então Suzana clamou com grande voz, e disse: "Ó Eterno Deus, que conheces os segredos e sabes todas as coisas antes que aconteçam!
43 Tu conheces que eles deram falso testemunho contra mim. E eis que devo morrer, apesar de que nunca fiz tais coisas como as que estes homens, maliciosamente, inventaram contra mim!"
44 E o Senhor ouviu a sua voz.
45 Por conseguinte, quando ela estava sendo levada para ser condenada à morte, o Senhor despertou o espírito santo de um jovem que se chamava Daniel,
46 o qual gritou em alta voz, dizendo: "Estou limpo do sangue desta mulher!"
47 Imediatamente, todo o povo voltou-se em direção a ele, e falou: "Que significam estas palavras que disseste?"
48 Então ele, ficando em pé no meio deles, disse: "Estai vós tão tolos, ó filhos de Israel, que sem exame ou conhecimento da verdade condenastes uma filha de Israel?
49 Voltai novamente ao lugar de julgamento. Pois que apresentaram falso testemunho contra ela."
50 Então todas as pessoas voltaram às pressas, e os anciãos disseram-lhe: "Vem, assenta-te no meio de nós e mostra-nos isto, pois parece que Deus te concedeu a honra de um presbítero!"
51 E Daniel falou-lhes: "Colocai estes dois afastados um do outro, e irei interrogá-los."
52 Então, quando eles foram separados um do outro, ele chamou um deles, e disse-lhe: "Ó tu, que és velho na maldade, agora os teus pecados, os quais tens cometido desde outrora, estão vindo à luz!
53 Pois pronunciaste falso julgamento, condenaste o inocente e deixaste ir, livres, os culpados, ainda que o Senhor diz: "O inocente e o justo, tu não os matarás."
54 Agora, pois, se tu a viste, dize-me, sob qual árvore os viste juntos?" E ele respondeu: "Sob uma aroeira!"
55 E Daniel disse: "Muito bem. Tu mentiste contra a tua própria cabeça, pois já agora o anjo de Deus recebeu a sentença de Deus para cortar-te em dois!"
56 Então, ele o colocou de lado, e mandou trazer o outro, dizendo-lhe: "Ó descendência de Canaã, e não de Judá, a beleza enganou-te e o desejo perverteu o teu coração.
57 Assim tendes lidado com as filhas de Israel, e elas, por medo coabitaram convosco! Porém, a filha de Judá não iria consentir com a vossa maldade.
58 Agora, pois, dize-me, sob qual árvore os viste juntos?" E ele respondeu: "Debaixo de uma azinheira!"
59 Então, Daniel disse-lhe: "Muito bem. Também tu mentiste contra a tua própria cabeça, pois o anjo de Deus espera com a sua espada para cortar-te em dois, para destruir-te!"
60 Com isso toda a congregação gritou em alta voz, e louvou a Deus que livra aqueles que nele confiam.
61 E levantaram-se contra os dois anciãos, pois Daniel os tinha condenado por falso testemunho, pela sua própria boca.
62 E, de acordo com a lei de Moisés, fizeram-lhes da maneira que eles, maliciosamente, pretendiam fazer ao seu próximo. E puseram-nos à morte. Assim, o sangue inocente foi liberto, naquele dia.
63 Portanto, Hilquias e sua mulher louvaram a Deus por sua filha Suzana, com Joaquim, seu marido, e toda a sua parentela, porque não havia sido encontrada, nela, desonestidade alguma.
64 Daquele dia em diante foi Daniel tido em grande reputação aos olhos do povo.

Nenhum comentário: