INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Septuaginta - Esdras - Capítulo 1

1 No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor dada pela boca de Jeremias, o Senhor suscitou o espírito de Ciro, rei dos Persas, e ele emitiu uma proclamação por todo o seu reino, por escrito, dizendo:
2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, entregou-me todos os reinos da terra, e também ele me deu um encargo para edificar-lhe uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
3 Quem há entre vós de todo o seu povo? pois seu Deus estará com ele, e deverá ir à Jerusalém, que está em Judá, para construir a casa do Deus de Israel. Ele é o Deus que está em Jerusalém.
4 Permiti, pois, a todo o judeu que restou ir de todos os lugares onde peregrinam; e os homens daquele lugar deverão ajudá-lo com a prata e o ouro, com os bens e o gado, juntamente com a sua oferta voluntária para a casa de Deus que está em Jerusalém.
5 Então os chefes das famílias de Judá e Benjamin levantaram-se, e os sacerdotes, e os levitas, e todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.
6 Todos os que estavam ao seu redor fortaleceram as suas mãos com vasos de prata e de ouro, com bens e gado, e com presentes, além das ofertas voluntárias.
7 Também o rei Ciro tirou os utensílios da casa do Senhor, os quais Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém e posto na casa de seu deus.
8 Ciro, rei dos persas, os tirou, pela mão de Mitredate, o tesoureiro, que os contou para Sesbazar, principal homem de Judá.
9 E este é o seu número: trinta bacias de ouro, mil bacias de prata, vinte e nove mudas de roupa, trinta taças de ouro,
10 quatrocentos e dez vasos duplos de prata, e milhares de outros vasos.
11 Todos os utensílios de ouro e de prata foram cinco mil e quatrocentos, tudo o que subiu com Sesbazar do local para onde haviam sido transportados, de Babilônia, para Jerusalém.

Nenhum comentário: