INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Septuaginta - 2 Reis (2 Samuel) - Capítulo 24

1 Acendeu-se a ira do Senhor, novamente, contra Israel; e instigou a Davi contra eles, dizendo-lhe: Vai, enumera a Israel e a Judá.
2 Então o rei disse a Joabe, comandante do exército, que estava com ele: Percorre todas as tribos de Israel e Judá, desde Dã até Berseba, contando as pessoas; e saberei o número delas.
3 Mas disse Joabe ao rei: Que o Senhor acrescente a este povo cem vezes tanto como ele já é, e os olhos do rei meu senhor o vejam; todavia, por que meu senhor, o rei, deseja esta coisa?
4 Entretanto, a palavra do rei prevaleceu contra Joabe e os capitães do exército. E Joabe e os capitães do exército saíram de diante do rei para enumerar o povo de Israel.
5 Passaram eles o Jordão, acampando-se em Aroer, à direita da cidade que está no meio do vale de Gade e Eliezer.
6 Em seguida vieram à Gileade e à terra de Dabason, que é Adasai. E foram para Danidã e Udã, contornando Sidom.
7 Depois chegaram à fortaleza de Tiro e as cidades dos heveus e dos cananeus; e saíram pelo sul de Judá, indo para Berseba.
8 Deste modo, eles contornaram toda a terra; e chegaram a Jerusalém ao final de nove meses e vinte dias.
9 Então Joabe entregou o número do censo das pessoas para o rei. Havia em Israel oitocentos mil homens valentes que arrancavam da espada; e os homens de Judá eram quinhentos mil combatentes.
10 Contudo, o coração de Davi o acusou depois de haver ele enumerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Pequei gravemente, ó Senhor, nisto que fiz agora. Removas, peço-te, a iniquidade do teu servo, porquanto tenho sido extremamente tolo.
11 Davi levantou-se de madrugada, e a palavra do Senhor veio ao profeta Gade, o vidente, dizendo: Vai, e fala a Davi, e diz-lhe:
12 Assim diz o Senhor: Trago uma de três coisas sobre ti; escolhe, agora, qualquer uma delas, e irei trazê-la sobre ti.
13 Então Gade entrou para falar com Davi, e disse-lhe: Escolhe uma destas coisas para suceder-te: se há de descer sobre ti fome de três anos na tua terra; ou se, durante três meses, fugirás diante de teus inimigos, e eles te perseguirão; ou se deverá haver mortandade por três dias em tua terra. Agora, pois, decide e vê que resposta hei de levar àquele que me enviou.
14 Disse Davi a Gade: Por todos os lados a angústia me aperta. Que eu caia, agora, nas mãos do Senhor, porquanto as suas misericórdias são mui numerosas; todavia que eu não caia nas mãos do homem.
15 Davi escolheu para si a mortandade. E eram os dias de colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste sobre Israel, desde a manhã até o meio-dia; e a praga começou no meio do povo. E morreram do povo, desde Dã até Berseba, setenta mil homens.
16 Estendeu o anjo do Senhor a sua mão contra Jerusalém para destruí-la. Mas o Senhor se arrependeu do mal, e disse ao anjo que exterminava o povo: Basta, agora; retires a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
17 Então Davi falou com o Senhor, quando viu o anjo que feria o povo, e disse: Eis que eu é que agi erradamente, mas estas ovelhas o que fizeram? Seja a tua mão, peço-te, sobre mim e sobre a casa de meu pai.
18 E veio Gade a Davi, naquele dia, dizendo-lhe: Sobe, e ergue para o Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu.
19 Davi, pois, subiu, conforme a palavra de Gade, que o Senhor lhe ordenara.
20 Araúna olhou de onde estava, e viu o rei e os seus servos que vinham diante dele. Então Araúna se adiantou e fez reverência ao rei, com o rosto em terra.
21 E disse Araúna: Por que meu senhor, o rei, veio ao seu servo? Respondeu-lhe Davi: Para comprar de ti a eira, a fim de construir um altar ao Senhor, a fim de que a praga cesse de vir sobre as pessoas.
22 Araúna respondeu a Davi: Meu senhor, o rei, tome em oferta ao Senhor aquilo que é bom aos seus olhos. Eis aqui estão bois para um holocausto, e as rodas e a apeiragem dos bois para a lenha.
23 Araúna deu tudo para o rei; e Araúna também disse ao rei: O Senhor teu Deus te abençoe.
24 Contudo, respondeu o rei a Araúna: Não, mas, certamente, irei comprá-lo de ti por um preço justo; pois não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocausto que não me custe nada. Então Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata,
25 e edificou ali um altar ao Senhor, oferecendo holocaustos e ofertas pacíficas. Salomão fez, depois, uma adição ao altar, pois era pequeno, inicialmente. O Senhor ouviu a terra, e a praga cessou de sobre Israel.

Nenhum comentário: