INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 8 de setembro de 2013

Septuaginta - Rute - Capítulo 2

1 Noemi tinha um amigo, parente de seu marido, o qual era um poderoso homem da linhagem de Elimeleque. Seu nome era Boaz.
2 Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir, agora, para o campo, e irei recolher entre as espigas atrás do homem com quem eu achar graça. E ela disse-lhe: Vai, minha filha.
3 Ela foi, e começou a recolher no campo atrás dos ceifeiros. E aconteceu, por acaso, de ela vir para uma parte da terra de Boaz, da família de Elimeleque.
4 Eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor esteja convosco. E disseram-lhe: O Senhor te abençoe.
5 E Boaz disse ao moço que estava encarregado dos segadores: De quem é essa moça?
6 O moço que estava encarregado dos segadores respondeu, dizendo: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi da terra de Moabe.
7 E ela disse: Peço-te, deixa-me colher e ajuntar entre os molhos, após os segadores. Veio ela, pois, e ficou desde a manhã até a noite, não descansando nem um pouco no campo.
8 Então Boaz disse a Rute: Porventura não ouviste, minha filha? Não vás colher em outro campo, e não te afastes daqui; todavia, ajunta-te com as minhas moças.
9 Que os teus olhos estejam no campo onde os meus homens irão colher, e irás atrás deles. Eis que tenho ordenado aos jovens não tocar-te. Quando sentires sede tu irás aos vasos e beberás do que eles tiverem tirado.
10 Então ela caiu sobre o seu rosto, fazendo reverência até o chão, e disse-lhe: Como é que tenho achado graça aos teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu apenas uma estranha?
11 Mas Boaz respondeu, dizendo-lhe: Tem sido relatado cabalmente para mim como agiste com a tua sogra depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra de teu nascimento, vindo para um povo que antes não conheceste.
12 O Senhor recompense o que fizeste; uma recompensa plena te seja concedida do Senhor, Deus de Israel, para quem tu vieste, a fim de abrigar-te em suas asas.
13 E ela disse: Que eu possa achar graça aos teus olhos, senhor meu, porque me tens consolado, e falaste bondosamente à tua serva. E eis que eu serei como um dos teus servos.
14 E Boaz disse a ela: É, já, hora de comer; vem para cá, e comerás pão. E molharás o teu 
bocado no vinagre. Então Rute sentou-se ao lado dos segadores, e Boaz entregou-lhe a sua refeição. Ela comeu até ficar satisfeita, e saiu.
15 Levantou-se ela para respigar, e Boaz ordenou aos seus moços, dizendo: Deixai-a recolher até entre os molhos, e não a repreendais.
16 Fazei com que ela encontre alguma coisa; e, certamente, deixareis cair para ela algo do que já está ajuntado. Deixai-a comer e recolher, e não a repreendais.
17 Então ela recolheu no campo até à tarde, e debulhou o que havia apanhado, quase um efa de cevada.
18 E, tomando-a, entrou na cidade. Sua sogra viu o que ela tinha recolhido, e Rute tirou e deu-lhe o alimento que havia restado daquele com que se tinha satisfeito.
19 A sua sogra disse-lhe: Onde tens tu recolhido, neste dia? Onde trabalhaste? Bendito seja aquele que tomou conhecimento de ti! Rute disse à sua sogra onde tinha se esforçado, e falou: O nome do homem com quem trabalhei hoje é Boaz.
20 Então Noemi disse a sua nora: Bendito seja ele do Senhor, porque não cometeu falta em sua misericórdia para com os vivos e os mortos!  E Noemi disse-lhe: O homem está próximo de nós; é ele um de nossos aparentados.
21 E disse Rute a sua sogra: Sim, e ele também falou: Mantêm-te perto de minhas donzelas até que os homens tenham terminado toda a colheita.
22 Disse Noemi para Rute, sua nora: Assim está bem, filha, que saíste com as suas donzelas; desta maneira, não te molestarão em outro campo.
23 E Rute juntou-se às donzelas de Boaz para recolher até que tivessem terminado a colheita de cevada e a de trigo.

Nenhum comentário: