INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 7 de setembro de 2013

Septuaginta - Rute - Capítulo 1

1 Sucedeu, no tempo em que julgavam os juízes, que houve uma fome na terra, e certo homem saiu de Belém de Judá para peregrinar na terra de Moabe, ele, sua esposa e seus dois filhos.
2 O nome do homem era Elimeleque, e o nome da sua esposa Noemi; e os nomes dos seus dois filhos eram Malon e Quilion, efrateus de Belém de Judá. Vieram eles para a terra de Moabe, e permaneceram ali.
3 Elimeleque, o marido de Noemi, morreu, e ela ficou sozinha com seus dois filhos.
4 Tomaram eles para si esposas, mulheres de Moabe. O nome de uma era Orfa, e o nome da outra Rute; e ficaram ali por quase dez anos.
5 Ambos, Malon e Quilion, morreram também, e a mulher foi despojada de seu marido e seus dois filhos.
6 Então ela se levantou com suas duas noras, e foram para fora do país de Moabe; pois ela ouvira, no país de Moabe, que o Senhor tinha visitado o seu povo a fim de dar-lhes pão.
7 E saiu do lugar onde estava, com as suas duas noras, indo pelo caminho de volta para a terra de Judá.
8 E Noemi disse as suas noras: Ide, agora, voltai cada uma à casa de sua mãe. O Senhor seja misericordioso convosco, como vós o fostes com os falecidos e comigo;
9 o Senhor vos conceda que acheis descanso, cada uma em casa de seu próprio marido. Beijou-as, e elas levantaram a voz, e choraram.
10 E disseram-lhe elas: Nós voltaremos contigo, para o teu povo.
11 Mas Noemi disse-lhes: Voltai agora, minhas filhas. E por que haveríeis de ir comigo? Carrego eu, ainda, filhos no meu ventre para serem vossos maridos?
12 Voltai agora, minhas filhas, porque sou velha demais para casar (porquanto eu disse: Se eu fosse casada e tivesse filhos).
13 Iríeis esperar por eles até que eles crescessem? Ou abster-vos-íeis de estar casadas, por causa deles? Não seja assim, minhas filhas. Contudo, eu estou triste por vós, pois eis que a mão do Senhor levantou-se contra mim.
14 E levantaram a sua voz, e choraram novamente. Então Orfa beijou a sua sogra e voltou para o seu povo, porém Rute a seguiu.
15 Disse Noemi a Rute: Eis que a tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta agora, tu também, após tua concunhada.
16 Mas Rute disse-lhe: Não me instes para abandonar-te, ou para desistir de seguir-te; pois aonde quer que fores eu irei, e onde quer que te alojares eu me alojarei; teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus.
17 Onde quer que morreres eu também morrerei, e ali serei sepultada. O Senhor faça-o para mim, e outro tanto, se eu deixar-te. Porque a morte, somente, deverá fazer separação entre mim e ti.
18 Noemi, vendo que ela estava determinada a ir junto dela, cessou de falar-lhe.
19 E foram as duas, até que chegaram a Belém. E sucedeu, quando adentraram a Belém, que toda a cidade ficou alvoroçada com elas, e disseram: É esta Noemi?
20 Porém, disse-lhes ela: Não, não me chameis Noemi; chamai-me de Amarga, pois o Poderoso tem lidado mui amargamente comigo;
21 cheia parti, e o Senhor me trouxe de volta vazia. E por que me chamais Noemi, ao passo que o Senhor me tem humilhado, e o Poderoso me tem afligido?
22 Assim, Noemi e Rute, a moabita, sua nora, voltaram do país de Moabe, vindo para Belém no início da colheita da cevada.

Nenhum comentário: