INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 21

1 Os filhos de Israel juraram em Mispa, dizendo: Ninguém dentre nós dará a sua filha a Benjamin como esposa.
2 O povo veio para Betel, e ficou lá até a tardinha, diante de Deus. E eles levantaram a voz e choraram com grande pranto,
3 e disseram: Por que, ó Senhor, Deus de Israel, isso tem sucedido, que hoje uma tribo deva ser contada a menos em Israel?
4 E aconteceu, no dia seguinte, que o povo se levantou de madrugada e edificou ali um altar, oferecendo holocaustos e ofertas pacíficas.
5 E os filhos de Israel disseram: Quem, de todas as tribos de Israel, não subiu para a congregação do Senhor? Pois havia um grande juramento acerca dos que não subiram ao Senhor para Mispa, dizendo: Certamente será morto.
6 E, ainda, os filhos de Israel tiveram compaixão de Benjamim, seu irmão, e disseram: Hoje uma tribo é cortada de Israel.
7 Que faremos acerca de arranjar mulheres para o resto que permanece? Pois temos jurado pelo Senhor a fim de não dar-lhes nossas filhas como esposas.
8 E disseram: Que homem há dentre as tribos de Israel que não foi até o Senhor, para Mispa? E eis que nenhum homem viera do acampamento de Jabes-Gileade à assembleia.
9 As pessoas foram contadas, e não havia ali nenhum homem dos habitantes de Jabes-Gileade.
10 Pelo que a congregação enviou para lá doze mil homens, dos mais fortes, e ordenou-lhes, dizendo: Ide, e haveis de ferir os habitantes de Jabes-Gileade com o fio da espada.
11 Desta maneira procedereis: todo homem e toda mulher que conheceu o deitar-se com homem vós entregareis à destruição; entretanto, as virgens, guardá-las-eis com vida. E eles fizeram assim.
12 E acharam entre os moradores de Jabes-Gileade quatrocentas moças virgens, que não conheciam homem, não se havendo deitado com um deles; e as trouxeram para Silo, na terra de Canaã.
13 E toda a congregação enviou mensageiros que falaram aos filhos de Benjamim, na penha de Rimom, e os convidaram para fazer a paz.
14 Benjamin retornou para os filhos de Israel, naquele tempo, e os filhos de Israel deram-lhes as mulheres que haviam deixado vivas das filhas de Jabes-Gileade; e eles foram contentados.
15 O povo arrependeu-se à respeito de Benjamim, porquanto o Senhor tinha aberto uma brecha nas tribos de Israel.
16 E os anciãos da congregação disseram: Onde haveremos de conseguir mulheres para os que restam? Pois as mulheres de Benjamim haviam sido exterminadas.
17 E disseram: Deverá haver uma herança para os que escaparam de Benjamin, a fim de que, desta forma, uma tribo não seja apagada de Israel.
18 Entretanto, nós não poderemos dar-lhes esposas de nossas filhas, porquanto juramos entre os filhos de Israel, dizendo: Maldito aquele que der mulher aos benjamitas.
19 Então eles disseram: Eis que há agora uma festa do Senhor, a qual acontece de ano para ano em Silo, ao norte de Betel, para o oriente, no caminho que sobe de Betel para Siquém e o sul de Lebona.
20 E ordenaram aos filhos de Benjamim, dizendo: Ide, e fazei emboscadas nas vinhas.
21 Observareis, e eis que se vierem as filhas dos habitantes de Silo para dançar suas danças, saireis dos vinhedos e apanhareis para vós, cada homem, uma mulher dentre elas; e ireis para a terra de Benjamim.
22 E acontecerá, quando seus pais ou seus irmãos vierem disputar conosco, que iremos dizer-lhes: Deem-nas para nós, pois não tomamos para cada homem a sua esposa, na batalha; e porquanto não as destes a eles, de acordo com a ocasião, vós transgredistes.
23 Então os filhos de Benjamim fizeram assim, e tomaram mulheres, conforme o seu número, das dançarinas que apanharam. E foram e voltaram à sua herança; e reconstruíram as cidades, habitando nelas.
24 Os filhos de Israel também partiram dali, naquele momento, cada um para a sua tribo e para os seus parentes, indo para a sua herança.
25 Naqueles dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que era reto aos seus próprios olhos.

Nenhum comentário: