INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 20

1 Os filhos de Israel saíram, e toda a congregação estava reunida como um só homem, desde Dã até Berseba, e também os da terra de Gileade, perante o Senhor, em Mispa.
2 As tribos de Israel estavam todas em pé diante do Senhor, na assembleia do povo de Deus, quatrocentos mil homens de infantaria que arrancavam da espada.
3 Souberam os filhos de Benjamim que os filhos de Israel haviam subido a Mispa. E os filhos de Israel vieram e indagaram: Dizei-nos, de que maneira veio essa maldade a acontecer?
4 Então o levita, marido da mulher que fora morta, levantou-se e disse: Eu e a minha concubina fomos a Gibeá de Benjamim a fim de alojar-nos,
5 e os homens de Gibeá se levantaram contra mim e cercaram a casa, a noite; queriam matar-me, e humilharam a minha concubina. E, agora, ela está morta.
6 Apanhei a minha concubina, em seguida, e dividi-a em pedaços, enviando as partes para cada região da herança dos filhos de Israel; pois eles têm cometido obscenidade e abominação em Israel.
7 Eis que sois todos filhos de Israel. Considerai e tomai conselho aqui, entre vós.
8 E todas as pessoas se levantaram como um só homem, dizendo: Nenhum de nós irá para a sua tenda, e nenhum de nós voltará para a sua casa.
9 Agora, portanto, esta é a coisa que deve ser feita em Gibeá: subiremos contra ela por sorte.
10 Além disso, tomaremos dez homens de cada cem de todas as tribos de Israel, e cem de cada mil, e mil de cada dez mil, para que se disponham, a fim de levá-los até Gibeá de Benjamim para fazer a ela de acordo com toda a abominação que operou em Israel.
11 Então todos os homens de Israel se reuniram na cidade, como um só homem.
12 As tribos de Israel enviaram homens por toda a tribo de Benjamim, dizendo: Que maldade é esta que tem sido cometida entre vós?
13 Agora, então, entregai-nos os homens, filhos de transgressores, que estão em Gibeá, e iremos matá-los e purgar a maldade de Israel. Mas os filhos de Benjamim não consentiram em ouvir a voz de seus irmãos, os filhos de Israel.
14 E os filhos de Benjamim foram trazidos de suas cidades para Gibeá, para sair e lutar com os filhos de Israel.
15 Os filhos de Benjamim que vieram das suas cidades foram contados naquele dia, chegando a vinte e três mil, cada um deles puxando da espada; afora os moradores de Gibeá, dos quais foram contados setecentos homens escolhidos dentre todas as pessoas, capazes de usar as duas mãos, igualmente.
16 Todos esses podiam atirar, com uma funda, pedras em um fio de cabelo, sem errar.
17 Os homens de Israel, sem contar os de Benjamim, eram quatrocentos mil homens que arrancavam da espada, todos eles homens de guerra.
18 Levantaram-se eles e foram até Betel, e consultaram a Deus. Os filhos de Israel disseram: Quem subirá por nós, primeiro, para lutar com os filhos de Benjamim? E disse o Senhor: Judá subirá primeiro, como líder.
19 Então os filhos de Israel se levantaram pela manhã, e acamparam-se contra Gibeá.
20 E saíram todos os homens de Israel para lutar com Benjamin, encontrando-se com eles em Gibeá.
21 Então os filhos de Benjamim saíram de Gibeá e derrubaram de Israel, naquele dia, vinte e dois mil homens.
22 Fortaleceram -se os homens de Israel, e novamente envolveram-se em batalha, no lugar onde se haviam envolvido no primeiro dia.
23 Os filhos de Israel subiram e clamaram perante o Senhor até a tarde; e perguntaram ao Senhor, dizendo: Iremos, de novo, batalhar com os nossos irmãos, os filhos de Benjamim? Mas o Senhor disse: Subi contra eles.
24 Então os filhos de Israel avançaram contra os filhos de Benjamim, no segundo dia.
25 E os filhos de Benjamim saíram ao encontro deles, de Gibeá, no segundo dia; e derrubaram, dos filhos de Israel, ainda mais dezoito mil homens; e todos eles arrancavam da espada.
26 Os filhos de Israel e todas as pessoas subiram, vindo à Betel, e clamaram; e estiveram ali perante o Senhor, jejuando naquele dia até a noite. E ofereceram holocaustos e sacrifícios perfeitos, diante do Senhor;
27 pois a arca do Senhor Deus estava ali, naqueles dias.
28 Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, estava com eles naqueles dias; e os filhos de Israel perguntaram ao Senhor, dizendo: Iremos, novamente, sair para lutar com os nossos irmãos, os filhos de Benjamim? e o Senhor disse: Subi. Amanhã, eu irei entregá-los em vossas mãos.
29 E os filhos de Israel armaram uma emboscada contra Gibeá, ao seu redor.
30 Subiram os filhos de Israel, no terceiro dia, contra os filhos de Benjamim; e dispuseram-se contra Gibeá, como antes.
31 Então os filhos de Benjamim saíram ao encontro do povo, e foram ajuntados fora da cidade; e começaram a espancar e matar o povo como o haviam feito anteriormente nas estradas, das quais uma vai para Betel e a outra para Gibeá no campo, cerca de trinta homens de Israel.
32 Disseram os filhos de Benjamim: Cairam diante de nós, como dantes! Porém os filhos de Israel disseram: Fujamos, e, assim, iremos atraí-los para fora da cidade, para as estradas. E deste modo eles fizeram.
33 Em seguida, todos os homens se levantaram de seus lugares, ajuntando-se em Baal-Tamar; e os que estavam emboscados, de Israel, avançaram do seu local, de Geba.
34 Contra Gibeá avançaram dez mil homens escolhidos de todo o Israel, e a luta foi intensa. Mas os de Gibeá não sabiam que o mal vinha sobre eles.
35 O Senhor feriu Benjamim diante dos filhos de Israel, e os filhos de Israel destruíram de Benjamim, naquele dia, vinte e cinco mil e cem homens, todos os que puxavam da espada.
36 Viram os filhos de Benjamim que estavam derrotados. Então, os homens de Israel cederam terreno aos benjamitas, porquanto estavam confiados na emboscada que tinham preparado contra Gibeá.
37 E quando eles se retiraram, em seguida, a emboscada se levantou. E eles se voltaram para Gibeá. Então toda a emboscada saiu, ferindo a cidade a fio de espada.
38 Os filhos de Israel haviam estabelecido um sinal de batalha com os da emboscada, a saber, que eles deveriam enviar uma nuvem de fumaça da cidade.
39 Deste modo, os filhos de Israel viram que a emboscada tinha tomado Gibeá, e puseram-se em linha de batalha. Benjamin começara a abater os feridos entre os de Israel, quase trinta homens, pois diziam: Certamente estão caindo novamente diante de nós, como na primeira batalha.
40 Todavia o sinal subia cada vez mais sobre a cidade, como um pilar de fumaça. Benjamin olhou para trás, e eis que a destruição da cidade se erguia até o céu.
41 Os homens de Israel viraram-se, e os de Benjamin se apressaram, porquanto viram que o mal lhes sobreviera.
42 Voltaram-se, então, para o caminho do deserto, diante dos filhos de Israel, e fugiram; mas a peleja os apertou, e os que estavam na cidade destruíram-nos no meio deles.
43 Eles cortaram a passagem de Benjamin, e os perseguiram de perto desde Noá até chegarem ao lado oposto à Gibeá, ao oriente.
44 E caíram de Benjamim dezoito mil homens. Todos estes eram homens valentes.
45 Mas o resto virou-se e fugiu para o deserto, à penha de Rimom. Então os filhos de Israel abateram dentre eles cinco mil homens. E desceram, depois deles, até Gidom, ferindo a dois mil homens.
46 Os que caíram de Benjamim naquele dia foram vinte e cinco mil homens que arrancavam da espada, todos eles homens valentes.
47 O restante virou-se e fugiu para o deserto, para a rocha de Rimom, seiscentos homens que permaneceram quatro meses na rocha de Rimom.
48 Então os filhos de Israel voltaram para os filhos de Benjamim, e feriram ao fio da espada, da cidade de Metela, até mesmo o gado e cada coisa que foi encontrada em todas as suas cidades. E puseram fogo nas cidades que encontraram.

Nenhum comentário: