INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 19

1 Houve um levita que peregrinava na região da montanha de Efraim, o qual tomou para si uma concubina de Belém de Judá.
2 Entretanto, a sua concubina o abandonou, partindo de onde se encontrava e indo para a casa de seu pai, em Belém de Judá; e ficou ali uns quatro meses.
3 Então seu marido se levantou e foi atrás dela com o fim de falar-lhe gentilmente e fazê-la retornar para si. Ele tinha o seu servo consigo, e um par de jumentos. Levou-o, ela, à casa de seu pai; e o pai da moça o viu, alegrando-se de conhecê-lo.
4 Então o sogro, o pai da moça, constrangeu-o e ele ficou com ele por três dias. E eles comeram e beberam, hospedando-se ali.
5 E sucedeu, no quarto dia, que eles madrugaram e levantaram-se para partir; mas o pai da moça disse a seu genro: Fortalece o teu coração com um bocado de pão; e, depois, partireis.
6 Os dois se assentaram juntos, comeram e beberam, e o pai da moça disse a seu marido: Fica, agora, esta noite, e alegre-se o teu coração.
7 O homem, porém, levantou-se para partir. Contudo, o seu sogro constrangeu-o, e ele ficou. E alojou-se ali.
8 E levantou-se de manhã cedo, no quinto dia, para partir, mas o pai da moça disse-lhe: Fortalece, agora, o teu coração, e prepara-te, até que o dia decline. E os dois comeram.
9 Então o homem se levantou para partir, ele, a sua concubina e o seu moço; porém seu sogro, o pai da moça, disse-lhe: Eis que o dia avançou em direção à noite; hospeda-te aqui, deixa que o teu coração se alegre. Levantar-vos-eis cedo, pela manhã, para a viagem; e irás para a tua habitação.
10 Contudo o homem não quis alojar-se lá. Então ele se levantou e partiu, indo para a parte oposta à Jebus (esta é Jerusalém). Havia com ele um par de jumentos selados, e a sua concubina o acompanhava.
11 Chegaram a Jebus, e o dia tinha avançado muito. Então o jovem disse a seu senhor: Vem, peço-te, vamos desviar-nos para esta cidade dos jebuseus a fim de alojar-nos nela.
12 Mas o seu senhor lhe disse: Não iremos desviar-nos para uma cidade estranha, onde não há sequer um dos filhos de Israel; porém avançaremos até Gibeá.
13 E disse ele ao seu moço: Vem, aproximemo-nos de um destes lugares. E iremos alojar-nos em Gibeá ou em Ramá.
14 Então eles passaram e seguiram adiante; e o sol se pôs sobre eles perto de Gibeá, que está em Benjamin.
15 Desviaram-se, portanto, a fim de irem alojar-se em Gibeá. E entraram e assentaram-se na rua da cidade. Contudo, não havia ninguém para conduzi-los à uma casa, a fim de alojá-los.
16 Eis que um homem velho saía do campo, vindo de seu trabalho, à tardinha. O homem era da montanha de Efraim, e peregrinava em Gibeá; os homens do lugar, todavia, eram filhos de Benjamin.
17 Levantando ele os olhos, viu um viajante na praça da cidade. E disse-lhe o velho: Para onde vais, e donde vens?
18 Respondeu-lhe: Estamos de passagem, vindos de Belém de Judá e indo para os lados da montanha de Efraim. Eu sou de lá, tendo ido para Belém de Judá. Agora, estou voltando para o lar. Mas não há ninguém que me hospede em sua casa.
19 No entanto, temos palha e comida para os nossos jumentos, e pão e vinho para mim, minha serva e o jovem junto com os teus servos; não há falta de nada.
20 E o velho disse: Paz seja contigo. Que cada necessidade tua recaia sobre mim. Tão somente, não passes a noite na rua.
21 Fê-lo, então, entrar em sua casa, arranjando espaço também para os seus jumentos. E eles lavaram os pés, comeram e beberam.
22 Estavam eles confortando o seu coração quando os homens daquela cidade, filhos de transgressores, cercaram a casa, batendo à porta, e falaram com o velho, dono da casa, dizendo: Traze para fora o homem que entrou em tua casa, a fim de que o conheçamos.
23 O dono da casa saiu a eles e disse-lhes: Não, irmãos, não façais nada errado, peço-vos; pois este homem alojou-se em minha casa. Não façais essa loucura.
24 Eis aí a minha filha virgem, e a concubina do homem. Irei trazê-las para fora. Humilhai-as, e fazei com elas o que for bom aos vossos olhos. Contudo, com este homem não cometais essa loucura.
25 Entretanto, aqueles homens não consentiram em dar-lhe ouvidos, de modo que o homem lançou mão de sua concubina, trazendo-a para eles. Então eles tiveram relações com ela. E abusaram dela durante toda a noite, até pela manhã. E deixaram-na ir quando a manhã raiou.
26 A mulher aproximou-se, de manhã, ficando caída à porta da casa onde estava seu marido, até que se fez dia claro.
27 Seu marido levantou-se pela manhã e abriu as portas da casa, saindo para prosseguir em sua jornada, e eis que a mulher, sua concubina, tinha caído na porta da casa, e as suas mãos estavam sobre o limiar.
28 Disse-lhe ele: Levanta-te, vamos embora. Mas ela não respondeu, porque estava morta. Então a colocou na sua jumenta, indo para o seu lugar.
29 Tomou ele de uma espada, e pegando na sua concubina dividiu-a em doze partes, enviando-as à cada região de Israel.
30 E aconteceu que cada um que via aquilo dizia: Tal coisa jamais aconteceu, desde o dia em que os filhos de Israel saíram da terra do Egito até o dia de hoje! Tomai conselho a respeito, e proclamai o vosso parecer.

Nenhum comentário: