INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 17 de agosto de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 15

1 Aconteceu, depois de certo tempo, nos dias da colheita do trigo, que Sansão visitou a sua mulher, levando um cabrito, dizendo: Irei para a minha esposa, adentrarei em sua câmara. Contudo, seu pai não o deixou entrar.
2 E seu pai falou, dizendo: Dizia eu que tu, com certeza, a odeias; e dei-a para um dos teus amigos. Não é a sua irmã mais nova melhor do que ela? Que ela, pois, te pertença em vez dela.
3 Mas Sansão disse-lhe: Desta vez eu sou inocente em relação aos filisteus, em fazer o mal entre eles.
4 Sansão foi e apanhou trezentas raposas, e tomou tochas; e juntou-as cauda a cauda, pondo uma tocha entre as duas caudas, e prendendo-a.
5 E pôs fogo às tochas, enviando as raposas para a seara dos filisteus; e tudo foi queimado, da eira ao cereal em pé, e até as vinhas e as oliveiras.
6 Os filisteus, então, disseram: Quem fez isto? Responderam-lhes: Sansão, o genro do timnita, porquanto ele tomou a sua mulher e a deu a um de seus amigos. Então os filisteus queimaram a ela e a casa de seu pai.
7 Mas Sansão disse-lhes: Ainda que tenhais agido assim para com ela, em verdade, vingar-me-ei de vós; e, depois, descansarei.
8 Feriu-os, então, chutando-os nas coxas, com uma grande carnificina; e desceu, habitando em uma caverna na rocha de Etã.
9 Os filisteus subiram e acamparam-se em Judá, e espalharam-se por Leí;
10 e os homens de Judá, disseram: Por que subistes contra nós? E os filisteus responderam: Viemos para prender Sansão e fazer-lhe da maneira como ele fez a nós.
11 Então três mil homens de Judá desceram para a caverna na rocha de Etã, e disseram para Sansão: Não sabias tu que os filisteus reinam sobre nós? Que é isto que nos fizestes? Disse-lhes Sansão: Como fizeram para mim, da mesma forma fiz para eles.
12 E disseram-lhe: Descemos para amarrar-te, a fim de entregar-te nas mãos dos filisteus. E Sansão respondeu-lhes: Jurai-me que não ireis cair sobre mim vós mesmos.
13 E falaram-lhe, dizendo: Não, mas iremos tão somente amarrar-te bem apertado, e te entregaremos nas mãos deles; entretanto, de modo algum te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas, tirando-o da rocha.
14 Vieram, então, para Leí, e os filisteus gritaram, correndo ao seu encontro. Mas o Espírito do Senhor se apossou dele, e as cordas que estavam nos seus braços se tornaram como cordões chamuscados, as amarras caindo de suas mãos.
15 Ele encontrou a mandíbula de um asno que tinha sido lançada fora, estendeu a sua mão e tomou-a, ferindo com ela mil homens.
16 E disse Sansão: Com a mandíbula de um asno os destruí completamente; pois com a mandíbula de um asno feri mil homens.
17 E aconteceu, quando ele terminou de falar, que lançou a mandíbula da sua mão; e chamou aquele lugar o Erguer da Mandíbula.
18 Estando ele com muita sede, clamou diante do Senhor, e disse: Eis que tu tens te agradado em conceder esse grande livramento pela mão do teu servo; e, ainda novo, deveria eu morrer de sede, caindo nas mãos destes incircuncisos?
19 Então Deus abriu um lugar na mandíbula, saindo dali água; e Sansão bebeu. O seu espírito voltou, e ele reviveu. Por isso, o nome da fonte foi chamado de a Fonte do Que Invoca, a qual se encontra em Leí, até o dia de hoje.
20 E ele julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos.

Nenhum comentário: