INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 10 de agosto de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 14

1 Sansão desceu para Timna, e viu ali uma mulher das filhas dos filisteus.
2 Ele subiu a seu pai e a sua mãe, e disse-lhes: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, então, tomai-a para mim por mulher.
3 Porém, seu pai e sua mãe lhe disseram: Será que não existem filhas de teus irmãos, ou não haverá uma mulher em todo o meu povo, para que vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Mas Sansão disse a seu pai: Toma-a para mim, porquanto ela é agradável aos meus olhos.
4 No entanto, seu pai e sua mãe não sabiam que isso vinha do Senhor, e que ele procurava vingar-se dos filisteus. Naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
5 Sansão, com seu pai e sua mãe, desceram para Timna. Ele chegou a vinha de Timna, e eis que um leão novo rugiu ao avistá-lo.
6 Então o Espírito do Senhor veio poderosamente sobre ele, e esmagou-o como teria esmagado um cabritinho, nada tendo em suas mãos. Entretanto, não contou a seu pai e a sua mãe o que tinha feito.
7 Desceram, pois, e falaram com a mulher; e ela agradou aos olhos de Sansão.
8 Depois de algum tempo ele voltou para tomá-la, desviando-se para ver o corpo do leão. E eis que um enxame de abelhas e mel estavam na boca do leão.
9 Tomou-o ele nas mãos, e foi andando e comendo; chegando ao seu pai e a sua mãe, deu-lhes, e eles comeram; contudo, não lhes disse que pegara o mel da boca do leão.
10 O seu pai desceu para a mulher, e Sansão fez ali um banquete, durante sete dias, pois assim os jovens costumavam fazer.
11 E sucedeu, quando o viram, que levaram trinta convidados, para estarem com ele.
12 E disse-lhes Sansão: Irei propor-vos um enigma. Se, de fato, me disserdes a resposta e o decifrardes, nos sete dias da festa, eu vos darei trinta lençóis e trinta mudas de roupas;
13 porém, se não puderdes dizer-me a resposta, haveis de me dar os trinta lençóis e as trinta mudas de roupas. Então, disseram-lhe: Propõe o teu enigma, e iremos ouvi-lo.
14 E ele lhes disse: A comida veio do comedor, e a doçura do forte. Eles, no entanto, não puderam decifrar o enigma, por três dias.
15 E sucedeu que, no quarto dia, disseram à mulher de Sansão: Engana teu marido e convence-o a revelar-te o enigma, para que não queimemos a ti e a casa de teu pai com fogo. Convidaste-nos a fim de prevalecer sobre nós?
16 Então a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse-lhe: Tu, verdadeiramente, me odeias e não me amas, pois o enigma que propuseste aos filhos do meu povo não me revelaste! Mas Sansão disse-lhe: Se eu não tenho contado isso ao meu pai e a minha mãe, contá-lo-ia para ti?
17 Chorou ela, diante dele, os sete dias durante os quais o seu banquete durou. E sucedeu, ao sétimo dia, que o revelou para ela, porquanto o incomodava. E ela disse-o aos filhos do seu povo.
18 Os homens da cidade disseram-lhe, no sétimo dia, antes do nascer do sol: O que é mais doce do que o mel? e o que é mais forte do que o leão? Respondeu-lhes Sansão: Se vós não tivésseis lavrado com a minha novilha não teríeis conhecido o meu enigma.
19 Então o Espírito do Senhor veio sobre ele poderosamente, e desceu a Ascalon, destruindo dos seus habitantes trinta homens; e tomou as suas vestes, dando as mudas de roupas aos que lhe declararam o enigma. E Sansão ficou muito irado, indo para a casa de seu pai.
20 Mas a mulher de Sansão foi dada a um de seus amigos, com quem ele travara amizade.

Nenhum comentário: