INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

domingo, 21 de julho de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 11

1 Jefté, o gileadita, era um homem poderoso; era, ele, filho de uma prostituta, que o gerou para Gileade.
2 A mulher de Gileade lhe deu filhos, e os filhos de sua esposa cresceram e expulsaram a Jefté, dizendo-lhe: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de uma concubina.
3 Então Jefté fugiu da presença de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe. Homens vãos se ajuntaram a Jefté, e saíam com ele.
4 E sucedeu, quando os filhos de Amom se aprontaram para lutar com Israel,
5 que os anciãos de Gileade foram buscar Jefté na terra de Tobe.
6 E disseram a Jefté: Vem, sê nosso chefe, e iremos lutar com os filhos de Amom.
7 Mas Jefté disse aos anciãos de Gileade: Não me odiastes e expulsastes da casa de meu pai, e me banistes para longe de vós? Porque vindes para mim agora, quando me necessitais?
8 Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: Por este motivo temos agora vindo a ti: a fim de que vás conosco e lutes contra os filhos de Amom; e para que sejas o nosso chefe, sobre todos os habitantes de Gileade.
9 Disse Jefté aos anciãos de Gileade: Se vós me chamais de volta para combater os filhos de Amom, e o Senhor irá entregá-los diante de mim, então eu serei o vosso chefe.
10 E os anciãos de Gileade responderam a Jefté: O Senhor sejá testemunha entre nós, se não fizermos segundo a tua palavra.
11 Então Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre eles; e Jefté falou todas as suas palavras perante o Senhor, em Mispa.
12 Jefté enviou mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo: Que tenho eu contigo, que tens vindo a mim a fim de guerrear contra a minha terra?
13 Mas o rei dos filhos de Amom respondeu aos mensageiros de Jefté: Porquanto Israel tomou a minha terra, quando subiram do Egito, do Arnom ao Jaboque, e até o Jordão; agora, então, devolve-a para mim pacificamente, e partirei.
14 Jefté, novamente, enviou mensageiros ao rei dos filhos de Amom,
15 dizendo-lhe: Assim diz Jefté: Israel não tomou a terra de Moabe, nem a terra dos filhos de Amom;
16 pois, quando saiu para fora do Egito, Israel foi para o deserto, indo até o mar de Zufe, chegando a Cades.
17 Israel, então, enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Passarei, se te apraz, por tua terra. Mas o rei de Edom não o permitiu. E Israel também enviou mensagem ao rei de Moabe, mas ele não deu o seu consentimento. Então Israel peregrinou em Cades.
18 Eles viajaram no deserto, rodeando a terra de Edom e a terra de Moabe; e foram pelo leste da terra de Moabe, tendo acampado no país além do Arnom. E não vieram para dentro das fronteiras de Moabe. Pois o Arnom é a fronteira de Moabe.
19 Então Israel enviou mensageiros a Seom, rei dos amorreus, rei de Hesbom, dizendo-lhe: Deixa-nos passar, peço-te, pela tua terra, indo para o nosso lugar.
20 Entretanto, Seom não confiou em Israel a fim de deixá-lo passar por sua terra, e reuniu todo o seu povo, acampando-se em Jasa; e colocou-se em ordem de batalha contra Israel.
21 Mas o Senhor Deus de Israel entregou a Seom e a todo o seu povo nas mãos de Israel, que o feriu; e Israel herdou toda a terra dos amorreus, os quais habitavam ali,
22 do Arnom até o Jaboque, e desde o deserto até o Jordão.
23 Agora, então, o Senhor Deus de Israel removeu os amorreus de diante do seu povo Israel; e herdarás tu a sua terra?
24 Porventura não herdarás os bens que Camos, teu deus, fez-te herdar? E não herdaremos nós a terra de todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, tem removido diante de nós?
25 És tu, pois, melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe? Lutou ele, verdadeiramente, contra Israel, ou fez guerra contra ele
26 quando Israel habitou em Hesbom e em suas fronteiras, na terra de Aroer e em suas fronteiras, e em todas as cidades do Jordão, por trezentos anos? Porque não as recuperaste, naquele tempo?
27 Agora, então, não pequei contra ti, porém tu tens agido mal para comigo, aprontando a guerra contra mim. Que o Senhor, que é juiz, julgue hoje entre os filhos de Israel e os filhos de Amom.
28 Contudo, o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos às palavras de Jefté, que ele lhe enviou.
29 O Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e ele atravessou por Gileade e por Manassés, passando pela torre de vigia de Gileade para o outro lado, dos filhos de Amom.
30 Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se quiseres, realmente, entregar os filhos de Amom na minha mão,
31 acontecerá com aquele que primeiro sair da porta de minha casa a fim de encontrar-me, quando eu voltar em paz dos filhos de Amom, que ele deverá ser do Senhor. Oferecê-lo-ei em holocausto.
32 Jefté, então, avançou para encontrar os filhos de Amom, a fim de combater contra eles. E o Senhor os entregou na sua mão;
33 ferindo-os ele desde Aroer até o lugar onde alguém passa se estiver vindo ao Arnom, vinte cidades; e tão distante quanto Abel-Queramim, com uma destruição mui grande. E os filhos de Amom foram subjugados diante dos filhos de Israel.
34 Então Jefté veio para Mispa, para a sua casa. E eis que a sua filha saiu-lhe ao encontro, com tamborins e danças. Ela era sua filha única, não tinha ele outro filho ou filha.
35 E aconteceu, quando a viu, que ele rasgou as suas vestes, e disse: Ai, ai, minha filha, tu realmente me perturbaste, e foste a causa da minha angústia! Eu abri a minha boca contra ti para o Senhor, e não serei capaz de voltar atrás nisso.
36 Porém ela lhe disse: Pai, abriste a tua boca para o Senhor? Faz-me conforme a palavra que saiu de tua boca, pois que o Senhor tem executado vingança por ti em teus inimigos dos filhos de Amom.
37 E ela lhe disse, ainda: Que meu pai conceda-me, agora, isto: deixa-me por dois meses, e irei para cima e para baixo pelos montes, chorando a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
38 Disse-lhe ele: Vai. E mandou-a ir por dois meses. Então ela foi com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
39 E aconteceu, no final dos dois meses, que ela voltou para seu pai, e ele cumpriu nela seu voto que havia prometido. E ela não conheceu homem.
40 Desta maneira, tornou-se isto uma ordenança em Israel: que as filhas de Israel fossem, de ano em ano, lamentar a filha de Jefté, o gileadita, quatro dias por ano.

Nenhum comentário: