INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

terça-feira, 28 de maio de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 9

1 Abimeleque, o filho de Jerubaal, foi a Siquém, aos irmãos de sua mae, e falou-lhes e a toda a parentela da casa do pai de sua mãe, dizendo:
2 Falai, peço-vos, aos ouvidos de todos os homens de Siquém, dizendo-lhes: Que é melhor para vós, que setenta homens, todos os filhos de Jerubaal, venham a reinar sobre vós, ou que um homem apenas deva reinar sobre vós? Lembrem-se de que eu sou vossos ossos e vossa carne.
3 Entao os irmãos de sua mãe falaram a seu respeito aos ouvidos de todos os homens de Siquém todas estas palavras; e o seu coração voltou-se para Abimeleque, pois disseram: Ele é nosso irmão.
4 Deram-lhe, então, setenta peças de prata da casa de Baal-Berite, e Abimeleque contratou para si homens vãos e ociosos, os quais foram após ele.
5 Foi, então, para a casa de seu pai, em Efrata, e matou a seus irmãos, os filhos de Jerubaal, setenta homens, sobre uma pedra; entretanto, Jotão, o filho mais novo de Jerubaal, foi deixado, pois escondeu-se.
6 Todos os homens de Siquém, e toda Bete-Milo, se reuniram, e foram e constituíram a Abimeleque rei junto ao carvalho da Sedição, que estava em Siquém.
7 Isto foi relatado a Jotão, e ele foi e postou-se no topo do monte Gerizim; e levantando a sua voz, clamou, dizendo-lhes: Ouvi-me, vós, homens de Siquém, e Deus vos ouvirá.
8 As árvores saíram, em um certo tempo, para ungir um rei sobre elas; e disseram à oliveira: Reina sobre nós.
9 Mas a oliveira respondeu-lhes: Deveria eu deixar o meu óleo, com o qual os homens glorificam a Deus, e ir pairar sobre as árvores?
10 Então as árvores disseram à figueira: Vem, reina sobre nós.
11 Mas a figueira respondeu-lhes: Deveria eu deixar a minha doçura e os meus bons frutos, e ir pairar sobre as árvores?
12 Então as árvores disseram à videira: Vem, reina sobre nós.
13 Mas a videira respondeu-lhes: Deveria eu deixar o meu vinho, que alegra a Deus e aos homens, e ir pairar sobre as árvores?
14 Então todas as árvores disseram ao espinheiro: Vem, tu, e reina sobre nós.
15 E o espinheiro respondeu às árvores: Se vós, na verdade, me ungis para reinar sobre vós, vinde, ficai sob a minha sombra; mas, se não, saia fogo de mim e devore os cedros do Líbano.
16 Agora, então, se tendes feito isso com verdade e integridade, constituindo rei a Abimeleque, e se tendes vos portado bem para com Jerubaal e a sua casa, agindo com ele para dar-lhe a recompensa merecida de sua mão,
17 porquanto meu pai lutou por vós e colocou a sua vida em risco, livrando-vos da mão de Midiã;
18 mas vos levantastes hoje contra a casa de meu pai e matastes a seus filhos, setenta homens sobre uma pedra, e a Abimeleque, filho de sua escrava, fizestes rei sobre os homens de Siquém, porquanto ele é vosso irmão;
19 então, se tiverdes agido verdadeiramente e fielmente para com Jerubaal e a sua casa, hoje, alegrai-vos em Abimeleque e também se alegre ele em vós.
20 Mas, se não, que saia fogo de Abimeleque e devore os homens de Siquém e a casa de Bete-Milo, e saia fogo dos homens de Siquém e da casa de Bete-Milo, devorando a Abimeleque.
21 Jotão fugiu, indo para Beer; e habitou ali, longe das vistas de seu irmão Abimeleque.
22 E Abimeleque reinou sobre Israel por três anos.
23 Enviou Deus um espírito maligno para o meio de Abimeleque e dos homens de Siquém, e os homens de Siquém trataram aleivosamente com a casa de Abimeleque,
24 a fim de trazer a vingança do dano causado aos setenta filhos de Jerubaal, e colocar o sangue deles sobre seu irmão Abimeleque que os matou, e sobre os homens de Siquém; porquanto eles fortaleceram as mãos dele para matar a seus irmãos.
25 Os siquemitas colocaram homens emboscados contra ele no topo das montanhas, e roubavam a todo aquele que passava por eles no caminho. E isto foi relatado ao rei Abimeleque.
26 Então Gaal, filho de Ebede, veio com seus irmãos, passando por Siquém; e os homens de Siquém confiaram nele.
27 Saindo para o campo, reuniram as suas uvas, pisaram-nas e fizeram uma festa. Trouxeram eles as uvas para a casa de seu deus, comeram e beberam, e amaldiçoaram a Abimeleque.
28 Então Gaal, filho de Ebede, disse: Quem é Abimeleque, e quem é o filho de Siquém, para que o sirvamos? Não é ele o filho de Jerubaal, e não é Zebul o seu oficial, seu servo junto com os homens de Hamor, o pai de Siquém? E por que deveriamos servi-lo?
29 Quisera que este povo estivesse sob a minha mão! Pois eu expulsaria a Abimeleque, e dir-lhe-ia: Multiplica o teu exército, e sai.
30 Zebul, o governador da cidade, ouviu as palavras de Gaal, filho de Ebede, e ficou muito zangado.
31 E enviou mensageiros a Abimeleque, secretamente, dizendo-lhe: Eis que Gaal, filho de Ebede, e seus irmãos, vieram a Siquém, e sublevaram a cidade contra ti.
32 Agora, pois, ergue-te de noite, tu e o povo contigo, e fica a espreita no campo.
33 E será que de manhã, no sol nascente, levantar-te-ás cedo e dirigir-te-ás para a cidade. Virá a acontecer que Gaal e as pessoas com ele sairão contra ti; e agirás com ele de acordo com o teu poder.
34 Abimeleque e todas as pessoas que com ele estavam levantaram-se de noite, e formaram uma emboscada contra Siquém, dividida em quatro grupos.
35 Gaal, filho de Ebede, saiu e parou à entrada da porta da cidade; e Abimeleque e as pessoas com ele se levantaram da emboscada.
36 Então Gaal, filho de Ebede, viu o povo e disse a Zebul: Eis que um povo vem para baixo, do topo das montanhas. Mas Zebul respondeu-lhe: Vês a sombra das montanhas como homens.
37 Entretanto, Gaal continuou a falar, dizendo: Eis que um povo vem descendo para o oeste, da parte fronteira ao meio da terra, e outro grupo vem pelo caminho de Elom-Maonenim.
38 Mas Zebul respondeu-lhe: Onde está, agora, a tua boca com a qual disseste: Quem é Abimeleque, que devamos servi-lo? Não é este o povo que desprezaste? Sai, agora, e apronta a batalha contra ele.
39 Então Gaal saiu diante dos homens de Siquém, aprontando a batalha contra Abimeleque.
40 Porém Abimeleque o perseguiu, e ele fugiu de diante dele; e muitos caíram, feridos, até a entrada da porta.
41 Abimeleque adentrou em Arumá, e Zebul expulsou Gaal e seus irmãos para que não pudessem habitar em Siquém.
42 E aconteceu, no segundo dia, que o povo saiu para o campo; e trouxeram uma palavra a Abimeleque.
43 Então ele tomou os seus homens e dividiu-os em três grupos, formando uma emboscada no campo. Olhou, e eis que o povo saia para fora da cidade; e levantou-se contra eles, ferindo-os.
44 Abimeleque e os chefes do grupo que estava com ele correram e ficaram ao lado da porta da cidade, e os outros dois grupos avançaram sobre todos que estavam no campo, e os feriram.
45 Abimeleque pelejou contra a cidade todo aquele dia e tomou-a, matando o povo que estava nela. E, tendo destruido a cidade, semeou-a com sal.
46 Os homens todos da torre de Siquém o ouviram e vieram, ajuntando-se em El-Berite.
47 E foi dito a Abimeleque que todos os homens da torre de Siquém estavam reunidos.
48 Então Abimeleque subiu ao monte de Zalmom, e todas as pessoas que estavam com ele. Abimeleque tomou um machado na sua mão, cortou um galho de uma árvore e levou-o, colocando-o sobre seus ombros; e disse ao povo que estava com ele: O que me vedes fazer, fazei-o depressa, tal como eu.
49 Então eles cortaram, igualmente, cada homem um ramo, e seguiram a Abimeleque, que os dispôs contra o lugar do Ajuntamento; e queimaram a fogo o lugar do Ajuntamento, sobre eles. E morreram todos os homens da torre de Siquém, cerca de mil homens e mulheres.
50 Abimeleque saiu de Betel-Berite e acampou-se contra Tebes, tomando-a.
51 Havia uma torre forte no meio da cidade, e para lá todos os homens e mulheres da cidade fugiram; e fecharam a porta sobre eles, subindo no telhado da torre.
52 Abimeleque aproximou-se da torre, e a cercaram; e Abimeleque chegou próximo da porta da torre, para a incendiar.
53 Contudo, certa mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque, quebrando-lhe o crânio.
54 E gritou ele, no mesmo instante, para o moço, seu escudeiro, dizendo-lhe: Arranca a tua espada e mata-me, para que não venham a dizer: Uma mulher o matou. Então o seu moço o atravessou, e ele morreu.
55 Viram os homens de Israel que Abimeleque estava morto, e foram cada um para o seu lugar.
56 Desta forma, Deus pagou a maldade de Abimeleque, a qual ele cometeu contra seu pai, matando os seus setenta irmãos.
57 Também toda a maldade dos homens de Siquém Deus lançou em cima de suas cabeças. E a maldição de Jotão, filho de Jerubaal, veio sobre eles.

Nenhum comentário: