INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Septuaginta - Juízes - Capítulo 7

1 Jerubaal, o qual é Gideão, levantou-se de madrugada, e todas as pessoas com ele; e acamparam-se junto à fonte de Harode. O acampamento de Midiã estava ao norte dele, estendendo-se até Gabaate-Moré, no vale.
2 Disse o Senhor a Gideão: As pessoas contigo são muitas, tantas que não posso entregar Midiã nas suas mãos; para que não aconteça, em algum momento, de orgulhar-se Israel contra mim, dizendo: A minha mão me salvou.
3 Agora, pois, fala aos ouvidos do povo, dizendo-lhes: Quem é assustado e está temeroso? Volte-se, e afaste-se do monte Gileade. Então voltaram, das pessoas, vinte e duas mil; e dez mil permaneceram.
4 E disse o Senhor a Gideão: O povo é ainda numeroso. Traze-os para a água, e ali os provarei para ti. Acontecerá que todo aquele de quem eu te disser: Este deverá ir contigo; ele irá contigo. E aquele de quem eu te disser: Este não irá contigo; o mesmo não irá contigo.
5 Então ele levou o povo para a água. E disse o Senhor a Gideão: Qualquer que lamber a água com a língua, como um cão a lamberia, tu o separarás; e separarás também todo aquele que se curvar de joelhos a beber.
6 E o número dos que lamberam a água levando a mão à boca era de trezentos homens. Mas todo o resto do povo se pôs de joelhos para beber a água.
7 Disse o Senhor a Gideão: Irei salvar-te pelos trezentos homens que lamberam a água, e entregarei Midiã na tua mão; todavia, todo o restante do povo irá cada um para o seu lugar.
8 Eles tomaram a provisão do povo em suas mãos, e as suas trombetas. E ele despediu todos os homens dse Israel, cada um à sua tenda, fortalecendo os trezentos. Mas o exército de Midiã estava embaixo, no vale.
9 E sucedeu, naquela noite, que o Senhor lhe disse: Levanta-te, desce ao acampamento, porque o entreguei na tua mão.
10 Entretanto, se tiveres medo de atacar, desce com o teu servo Purá ao acampamento.
11 Ouvirás o que eles disserem, e as tuas mãos, depois disto, estarão fortes; e descerás para o acampamento. Então ele desceu com Purá, seu servo, para a extremidade das companhias de cinquenta, que estavam no acampamento.
12 Midiã, Amaleque e todos os filhos do oriente jaziam espalhados no vale, como gafanhotos em multidão. Não havia número para os seus camelos, pois eles eram como a areia na praia do mar, em multidão.
13 Aproximou-se Gideão, e eis que um homem estava relatando ao seu vizinho um sonho. E ele dizia: Sonhei um sonho; eis que um pão de cevada estava rolando no acampamento dos midianitas. Veio até uma tenda e a atingiu, e ela caiu. Arrancou-a, e a tenda ficou estendida.
14 O seu vizinho respondeu-lhe, dizendo: Isto não é outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, um homem de Israel; Deus entregou a Midiã e a todo o exército em sua mão.
15 Aconteceu, quando Gideão ouviu o relato do sonho e a interpretação do mesmo, que ele adorou ao Senhor; e voltaram para o acampamento de Israel. E ele disse: Levantai-vos, porque o Senhor entregou o acampamento de Midiã em nossas mãos.
16 Então dividiu os trezentos homens em três companhias, colocando trombetas nas mãos de todos, e cântaros vazios, contendo tochas;
17 e disse-lhes: Vós olhareis para mim, e deste modo fareis: eis que eu irei para a extremidade do exército. E deverá vir a acontecer que como eu fizer assim fareis vós;
18 tocarei com o chifre, e todos vós, comigo, tocareis com o chifre ao redor de todo o acampamento, e direis: Pelo Senhor e por Gideão!
19 Gideão e os cem homens que estavam com ele chegaram à extremidade do exército, no início da vigília média, e despertaram totalmente os guardas, tocando as trombetas e quebrando os cântaros que tinham nas mãos.
20 Então as três companhias tocaram as trombetas e quebraram os cântaros. E seguravam as tochas na mão esquerda, e na mão direita as trombetas, a fim de tocá-las. E gritaram: Uma espada para o Senhor e para Gideão!
21 Cada homem ficou no seu lugar ao redor do exército, que deitou a correr, inteiro, soando o alarme; e fugiram.
22 Eles tocaram os trezentos chifres, e o Senhor pôs a espada de cada homem, em todo o exército, contra o seu próximo.
23 O exército fugiu até Bete-Sita, em Tagar-Gada, e Abel-Meolá, junto a Tabate. E os homens de Israel, de Naftali, de Aser e de todo o Manassés, vieram para ajudar, indo atrás de Midiã.
24 Também Gideão enviou mensageiros por todas as montanhas de Efraim, dizendo-lhes: Descei ao encontro de Midiã, e tomai para vós mesmos as águas até Bete-Bara e o Jordão. Então todos os homens de Efraim gritaram alto e tomaram as águas que estavam diante deles, até Bete-Bara e o Jordão.
25 E tomaram os príncipes de Midiã, Orebe e Zeebe. Mataram a Orebe em Sur-Orebe e a Zeebe em Jaquefe-Zeebe. Perseguiram a Midiã e trouxeram as cabeças de Orebe e de Zeebe a Gideão, dalém do Jordão.

Nenhum comentário: