INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Sepuaginta - Josué - Capítulo 22

1 Então Josué chamou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés,
2 e disse-lhes: Tendes escutado tudo quanto Moisés, servo do Senhor, vos ordenou, e destes ouvidos à minha voz em tudo quanto vos ordenei;
3 não abandonastes vossos irmãos por todos estes dias, até hoje, mas mantivestes o encargo do mandamento do Senhor, vosso Deus.
4 Hoje, o Senhor nosso Deus deu descanso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido; portanto, agora, voltai-vos e retornai para as vossas casas e para a terra da vossa possessão que Moisés vos deu além do Jordão.
5 Entretanto, tomai o diligente cuidado de cumprir os mandamentos e a lei que Moisés, servo do Senhor, vos deu, de amar o Senhor vosso Deus; e andai em todos os seus caminhos a fim de guardar os seus mandamentos e apegar-se a ele, e para servi-lo com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.
6 Desse modo, Josué os abençoou e despediu; e eles se foram para as suas casas.
7 À metade da tribo de Manassés Moisés deu herança em Basã, mas à outra metade Josué deu herança entre seus irmãos, a oeste do Jordão. E quando Josué os enviou para as suas casas, ele, então, também os abençoou.
8 Partiram eles com grandes riquezas para as suas casas, e dividiram o despojo dos seus inimigos com os seus irmãos: muito gado, prata, ouro, ferro e grande quantidade de vestuário.
9 Os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés voltaram, partiram dos filhos de Israel em Silo, que está na terra de Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra de sua possessão, de que foram feitos possuidores, segundo a ordenança do Senhor, pela mão de Moisés.
10 E chegaram a Gileade do Jordão, que está na terra de Canaã; e os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar junto ao Jordão, um altar de grandes proporções, imponente à vista.
11 Então os filhos de Israel ouviram dizer: Eis que os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés edificaram um altar na fronteira da terra de Canaã, em Gileade, próximo ao Jordão, no lado oposto aos filhos de Israel.
12 E toda a congregação dos filhos de Israel se ajuntou em Silo para subirem a guerrear contra eles.
13 Os filhos de Israel enviaram aos filhos de Rúben, aos filhos de Gade e à meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote,
14 e com ele dez príncipes, de cada casa paterna um príncipe, de todas as tribos de Israel; cada um deles era chefe da casa de seus pais, capitães de milhares de Israel.
15 Eles vieram aos filhos de Rúben, aos filhos de Gade e à meia tribo de Manassés, à terra de Gileade, e falaram-lhes, dizendo:
16 Assim diz toda a congregação do Senhor: Que transgressão é esta que cometestes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir ao Senhor, pois tendes edificado para vós um altar a fim de tornar-vos apóstatas contra o Senhor?
17 É a iniquidade de Peor muito pouca coisa para vós, de maneira que não estais limpos até o dia de hoje, embora tenha havido uma praga sobre a congregação do Senhor?
18 Apostatastes, hoje, de seguir ao Senhor. E acontecerá que, rebelando-vos hoje contra o Senhor, amanhã ele se irará contra todo o Israel.
19 Não obstante, se a terra da vossa possessão é pequena, passai para a terra da possessão do Senhor, onde o tabernáculo do Senhor habita, e tomai posse entre nós; todavia, não vos rebeleis contra o Senhor. De maneira alguma vos afasteis do Senhor, pois tendes edificado para vós um altar além do altar do Senhor, nosso Deus.
20 Não cometeu Acã, filho de Zera, transgressão tomando do anátema? e não veio a ira sobre toda a congregação de Israel? Pereceu aquele homem, pois, sozinho, na sua iniquidade.
21 Então os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés disseram aos cabeças dos milhares de Israel:
22 Deus, ele mesmo é Deus, o Senhor; e Deus, o próprio Deus, ele o sabe e conhecerá a Israel. Se foi em apostasia que transgredimos contra o Senhor, que ele não nos poupe neste dia;
23 e se temos construído para nós um altar a fim de desviarmo-nos de ir após o Senhor, ou para sobre ele oferecer holocaustos, ou para oferecer nele sacrifícios de ofertas pacíficas... o Senhor irá requerer isto de nós.
24 Todavia, fizemos tal coisa como uma precaução a respeito disso mesmo, pois dissemos: Em tempos vindouros vossos filhos poderiam falar aos nossos filhos, dizendo: Que tendes vós com o Senhor, Deus de Israel?
25 Porquanto o Senhor pôs o Jordão por termo entre nós e vós, e não tendes parte no Senhor. E deste modo vossos filhos iriam alienar os nossos filhos, para que eles deixassem de adorar ao Senhor;
26 por isso ordenamos fazer assim, e construir este altar, não para holocausto nem para ofertas de manjares,
27 mas que possa ser uma testemunha entre nós e vós, e as nossas gerações depois de nós; a fim de que possamos fazer o serviço do Senhor diante dele com os nossos holocaustos, com os nossos sacrifícios e ofertas de manjares, e com as nossas ofertas pacíficas; para que vossos filhos não possam dizer aos nossos filhos em tempos vindouros: Não tendes parte no Senhor.
28 Por isso dissemos que quando devessem falar desta maneira para nós ou para as nossas gerações, em tempos vindouros, pudessem dizer, respondendo: Eis aqui o modelo do altar do Senhor que os nossos pais fizeram, não para oferendas de holocaustos, nem para ofertas de manjares, mas a fim de servir de testemunho entre nós e vós, e os nossos filhos.
29 Longe de nós que viéssemos a rebelar-nos contra o Senhor, neste dia, e apostatar do Senhor construindo um altar para holocaustos e ofertas pacíficas além do altar do Senhor, nosso Deus, que está perante o seu tabernáculo.
30 Finéias, o sacerdote, e todos os príncipes da congregação de Israel que estavam com ele ouviram as palavras que os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés disseram, e isso pareceu-lhes bem.
31 Então Finéias, o sacerdote, disse aos filhos de Rúben, aos filhos de Gade e à meia tribo de Manassés: Hoje sabemos que o Senhor está no meio de nós, porquanto não cometestes transgressão contra o Senhor. Agora, livrastes os filhos de Israel da mão do Senhor.
32 E Finéias, o sacerdote, e os príncipes, deixaram os filhos de Rúben, os filhos de Gade e a meia tribo de Manassés, saindo da terra de Gileade e indo para a terra de Canaã, para os filhos de Israel, trazendo-lhes as novidades.
33 E a coisa agradou aos filhos de Israel. Desta forma, eles falaram aos filhos de Israel, e louvaram ao Deus dos filhos de Israel, e disseram-lhes para não mais pensarem em subir a guerrear contra eles a fim de destruir a terra dos filhos de Rúben, dos filhos de Gade e da meia tribo de Manassés. E eles habitaram sobre ela.
34 Josué pôs, depois disso, um nome no altar dos filhos de Rúben, dos filhos de Gade e da meia tribo de Manassés, dizendo: É este um Testemunho, no meio deles, de que o Senhor é o seu Deus.

Nenhum comentário: