INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Juízes - Capítulo 2

1 Um anjo do Senhor subiu de Gilgal para o lugar do clamor, para Betel e para a casa de Israel, e disse-lhes: Assim diz o Senhor: eu vos subir para fora do Egito, trazendo-vos para a terra que jurei dar a vossos pais. E eu disse: nunca irei quebrar a minha aliança, que fiz convosco.
2 Vós não fareis aliança com aqueles que habitam nesta terra, nem adorareis aos seus deuses; mas destruireis as suas imagens de escultura e derrubareis os seus altares. Porém, não obedecestes à minha voz, pois fizeste essas coisas.
3 Pelo que, eu disse: Não os lançarei fora de diante de vós, mas deverão ser uma fonte de sofrimento para vós, e os seus deuses vos serão por uma ofensa.
4 E aconteceu, quando o anjo do Senhor falou estas palavras a todos os filhos de Israel, que o povo levantou a sua voz, e clamou.
5 E chamaram o nome daquele lugar Clamores. E sacrificaram ali ao Senhor.
6 Então Josué despediu o povo, e eles se foram cada um para a sua herança, a fim de herdarem a terra.
7 O povo serviu ao Senhor por todos os dias de Josué e dos anciãos que viveram por muito tempo com Josué, todos aqueles que conheciam as grandes obras do Senhor, as coisas que ele tinha feito em Israel.
8 Josué, filho de Num, o servo do Senhor, morreu com cento e dez anos de idade,
9 e sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.
10 Aquela geração inteira foi acrescentada aos seus pais, e outra geração se levantou depois deles, a qual não conhecia o Senhor nem tampouco a obra que ele fizera em Israel.
11 Os filhos de Israel fizeram o mal diante do Senhor, servindo aos baalins;
12 abandonaram ao Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e andaram após outros deuses, dentre os deuses das nações em redor deles. E os adoraram.
13 Eles provocaram o Senhor e, deixando-o, serviram a Baal e as astarotes.
14 Então o Senhor muito se indignou contra Israel, entregando-os nas mãos dos despojadores. Ele os despojou e entregou-os nas mãos dos seus inimigos ao redor. E eles não podiam mais resistir aos seus inimigos;
15 Aonde iam, a mão do Senhor era contra eles para o mal, conforme o Senhor falara e conforme lhes jurara; e ele muito os afligiu.
16 Então o Senhor suscitou juízes, e salvou-os das mãos dos que os despojavam. Entretanto, ainda assim, não ouviram aos juízes,
17 pois se prostituíram indo após outros deuses, e os adoraram. Depressa se desviaram, saindo para fora do caminho em que andaram seus pais com o fim de dar ouvidos às palavras do Senhor. Pois não fizeram desta maneira.
18 E porque o Senhor lhes suscitava juízes, então o Senhor era com o juiz e os livrava da mão dos seus inimigos, por todos os dias daquele juiz. Porquanto o Senhor estava comovido por causa dos seus gemidos e em razão dos que os sitiavam e afligiam.
19 E acontecia, quando o juiz morria, que eles voltavam atrás e, novamente, se corrompiam pior do que seus pais, a fim de ir após outros deuses para servi-los e adorá-los; não abandonavam as suas obras nem os seus caminhos obstinados.
20 Pelo que o Senhor estava mui zangado com Israel, e disse: Porquanto esta nação abandonou a minha aliança, a qual eu tinha ordenado a seus pais, e não obedeceram à minha voz,
21 também eu não irei expulsar de diante da sua face mais nenhum homem das nações que Josué, filho de Num, deixou na terra. E o Senhor os deixou
22 a fim de provar a Israel com eles, se iriam manter o caminho do Senhor para andar nele, assim como seus pais o mantiveram, ou não.
23 Portanto o Senhor resolveu deixar estas nações, de modo a não as expulsar de uma vez; e ele não as entregou na mão de Josué.

Nenhum comentário: