INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Juízes - Capítulo 1

1 Sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de Israel interrogaram ao Senhor, dizendo: Quem subirá por nós, em primeiro lugar, contra os cananeus, para lutar contra eles?
2 E o Senhor respondeu: Judá subirá. Eis que entreguei a terra na sua mão.
3 Então Judá disse a seu irmão, Simeão: Vem comigo à minha herança, ajuntemo-nos contra os cananeus; e eu, também, subirei contigo à tua herança. E Simeão foi com ele.
4 Judá subiu, e o Senhor entregou o cananeu e o ferezeu em suas mãos; e feriram deles, em Bezeque, até o número de dez mil homens.
5 Eles alcançaram Adoni-Bezeque em Bezeque, e lutaram contra ele, ferindo o cananeu e o ferezeu.
6 Adoni-Bezeque fugiu, porém eles o perseguiram; levaram-no e cortaram os polegares e os dedos grandes dos seus pés.
7 Disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me recompensou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.
8 Os filhos de Judá lutaram contra Jerusalém e tomaram-na, ferindo-a com o fio da espada; e queimaram a cidade a fogo.
9 Depois disso, os filhos de Judá desceram para pelejar com os cananeus que habitavam na região montanhosa, no sul e no país da planície.
10 Judá foi contra o cananeu que habitava em Hebrom, e este saiu contra ele (o nome de Hebrom, antes, era Quiriate-Arba); e feriram a Sesai, Aimã e Talmai, filhos de Enaque.
11 E subiram dali para os habitantes de Debir. Porém o nome de Debir era, antes, Quiriate-Sefer, a cidade das Letras.
12 Então, Calebe disse: Qualquer que ferir a cidade das Letras, e tomá-la primeiro, eu lhe darei Acsa, minha filha, por mulher.
13 Otniel, o filho mais novo de Quenaz, irmão de Calebe, a tomou; e Calebe lhe deu a sua filha Acsa por esposa.
14 E aconteceu, quando ela foi ao encontro dele, que Otniel insistiu com ela para que pedisse um campo ao seu pai; Então ela queixou-se, e gritou, de seu asno: Tu me enviaste para uma terra ao sul! E Calebe lhe disse: Qual é o teu pedido?
15 Disse-lhe Acsa: Dá-me, peço-te, uma bênção, pois me enviaste para uma terra ao sul, e deverás dar-me um dote de águas. Então Calebe deu-lhe, de acordo com o seu coração, o dote das fontes superiores e o das fontes inferiores.
16 Os filhos de Jetro, o queneu, sogro de Moisés, subiram da cidade das Palmeiras com os filhos de Judá, para o deserto que fica no sul de Judá, na descida de Arade, e habitaram com o povo.
17 Então Judá foi com Simeão, seu irmão, e feriu o cananeu que habitava em Zefate; e destruíram-nos totalmente, E chamaram o nome da cidade Anátema.
18 Todavia, Judá não herdou Gaza com seus limites, nem Ascalom com seus limites, nem Ecrom com seus limites, nem Azoto com as terras ao seu redor.
19 O Senhor, entretanto, estava com Judá, e ele herdou a montanha; contudo, não foram capazes de destruir os habitantes do vale, pois Recabe os impediu.
20 E deram Hebrom a Calebe, conforme Moisés dissera. E dali ele herdou as três cidades dos filhos de Enaque.
21 Contudo, os filhos de Benjamim não tomaram a herança dos jebuseus que habitavam em Jerusalém; e os jebuseus ficaram habitando com os filhos de Benjamim, em Jerusalém, até o dia de hoje.
22 Os filhos de José também subiram a Betel, e o Senhor estava com eles.
23 Eles acamparam e examinaram Betel; e o nome da cidade, antes, era Luz.
24 Os espiões olharam, e eis que um homem saía da cidade. Levaram-no, e disseram-lhe: Mostra-nos o caminho para a cidade, e iremos usar de misericórdia para contigo.
25 Então ele lhes mostrou o caminho para a cidade. E feriram-na a fio de espada; tão somente deixaram ir o homem com a sua família.
26 O homem foi para a terra de Quetim, edificando ali uma cidade; e chamou o nome dela Luz. Esse é o seu nome, até o dia de hoje.
27 Manassés, porém, não expulsou os habitantes de Bete-Seã, que é uma cidade dos citas, nem os dos seus arrabaldes nem os das suas vilas; nem os habitantes de Tanaque, nem os das suas vilas; nem os habitantes de Dor, nem os dos seus arrabaldes, nem os das suas vilas; nem os habitantes de Balaque, nem os dos seus arrabaldes, nem os das suas vilas; nem os moradores de Megido, nem os dos seus arrabaldes, nem os das suas vilas; nem os moradores de Ibleão, nem os dos seus arrabaldes, nem os das suas vilas. E os cananeus começaram a habitar nesta terra.
28 E sucedeu, quando Israel estava fortalecido, que ele fez o cananeu ser seu tributário, contudo não o expulsou de todo.
29 Efraim também não expulsou o cananeu que habitava em Gezer; e o cananeu habitou no meio dele, em Gezer, tornando-se seu tributário.
30 Zebulom, igualmente, não expulsou os habitantes de Quitron, nem os moradores de Naalol; e o cananeu habitou no meio dele, tornando-se seu tributário.
31 Aser também não expulsou os habitantes de Aco, contudo aquelas pessoas se tornaram tributárias para ele; nem os moradores de Dor, nem os de Sidom, nem os de Alabe, nem os de Aczibe, nem os de Helba, nem os de Afeque e nem os de Reobe.
32 Então Aser habitou no meio dos cananeus que habitavam a terra. Pois ele não podia mandá-los embora.
33 Naftali também não expulsou os habitantes de Bete-Semes, nem os de Bete-Anate; e Naftali habitou no meio dos cananeus que habitavam a terra. Contudo, os habitantes de Bete-Semes e Bete-Anate se tornaram tributários a ele.
34 Os amorreus expulsaram os filhos de Dã para as montanhas, não lhes permitindo descer ao vale.
35 E os amorreus começaram a morar na montanha de conchas, na qual existem ursos e raposas, em Aijalom e em Saalbim. Mas a mão da casa de José pesava sobre o amorreu, e ele se tornou seu tributário.
36 A fronteira dos amorreus foi desde a subida de Acrabin, desde a Pedra e para cima.

Nenhum comentário: