INÍCIO BÍBLIA ONLINE SNT SEPTUAGINTA NOVO TESTAMENTO RECURSOS TERMOS DE USO
AVISO IMPORTANTE: Esta versão da Septuaginta em português, como todas as versões, sofre constantes revisões que levam à correções e aperfeiçoamentos. A sua atualização no blog, através da postagem de capítulos individuais, é bastante lenta em comparação com a atualização da versão em PDF, a qual pode ser obtida facilmente clicando no link abaixo. Portanto, normalmente haverá diferenças entre a versão no blog e a em PDF, sendo esta última a mais atual, ainda que a leitura diretamente no blog é facilitada pelos links direcionados aos capítulos.
SEPTUAGINTA EM PORTUGUÊS - PDF - Revisada - Índice, Ilustrações, Mapas e Novos Recursos Acrescentados

sábado, 15 de dezembro de 2012

Septuaginta - Josué - Capítulo 24

1 Então Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, chamando os seus anciãos, os seus oficiais e os seus juízes, e apresentou-os diante de Deus.
2 E disse Josué a todo o povo: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Vossos pais moravam, anteriormente, do outro lado do rio, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses.
3 Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão do outro lado do rio e guiei-o por toda a terra, multiplicando a sua descendência.
4 Dei-lhe Isaque, e a Isaque dei Jacó e Esaú. E eu dei a Esaú o monte Seir, para que o possuísse. Mas Jacó e seus filhos desceram para o Egito, tornando-se lá uma nação grande, populosa e mui poderosa. Entretanto, os egípcios os afligiram,
5 e eu feri o Egito, com as maravilhas que fiz no meio deles.
6 Depois disso, Deus tirou a nossos pais do Egito, e entrastes no Mar Vermelho; e os egípcios perseguiram a nossos pais com carros e cavaleiros, até o Mar Vermelho.
7 Então clamamos ao Senhor, e ele pôs uma nuvem e escuridão entre nós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, cobrindo-os. Os vossos olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito. E habitastes no deserto por um longo tempo.
8 Ele nos trouxe à terra dos amorreus que habitavam do outro lado do Jordão, e o Senhor entregou-os em nossas mãos. Desse modo, herdamos a sua terra, e ele os destruiu completamente de diante de nós.
9 Então Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas, levantou-se e pelejou contra Israel, mandando chamar a Balaão, a fim de amaldiçoar-nos.
10 Mas o Senhor, teu Deus, não iria destruir-te; por isso ele nos abençoou e livrou-nos de sua mão, e os entregou para nós.
11 Passastes, então, o Jordão, vindo para Jericó; e os homens de Jericó pelejaram contra nós: os amorreus, os ferezeus, os cananeus, os heteus, os girgaseus, os heveus e os jebuseus. Mas o Senhor entregou-os em nossas mãos,
12 e enviou vespões à vossa frente, que os expulsaram de diante de vós, até mesmo os doze reis dos amorreus. Não com a vossa espada, nem com o vosso arco.
13 E ele vos deu uma terra em que não trabalhastes, e cidades que não construístes, e nelas habitastes; e comestes das vinhas e olivais que não plantastes.
14 Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com sinceridade e justiça; deitai fora os deuses estranhos que vossos pais serviram do outro lado do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
15 Todavia, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir: se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam do outro lado do rio, ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Quanto a mim e a minha casa, serviremos ao Senhor, pois ele é Santo.
16 E o povo respondeu, dizendo: Longe de nós que devêssemos abandonar o Senhor para servir a outros deuses;
17 porque o Senhor, nosso Deus, ele é Deus; ele é que nos fez subir, e nossos pais, da terra do Egito, guardando-nos por todo o caminho em que andamos e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
18 O Senhor expulsou de diante de nós os amorreus e todas as nações que habitavam na terra antes de nós. Portanto, também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus.
19 Então Josué disse ao povo: Vós não podereis, verdadeiramente, servir ao Senhor, porque ele é um Deus santo; é Deus zeloso, que não perdoará as vossas transgressões nem os vossos pecados.
20 Se abandonardes ao Senhor e servirdes a deuses estranhos, então ele se voltará e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.
21 E disse o povo a Josué: Não; antes, serviremos ao Senhor.
22 E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para servi-lo.
23 Agora, pois, ponde de lado os deuses estranhos que estão no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor, Deus de Israel.
24 E o povo disse a Josué: Ao Senhor nosso Deus serviremos, e a sua voz obedeceremos.
25 Então Josué fez um pacto com o povo, naquele dia, dando-lhe um estatuto e uma ordenança em Siquém, diante do tabernáculo do Senhor, Deus de Israel;
26 e escreveu estas palavras no livro da Lei de Deus. Tomou Josué uma grande pedra e a erigiu ali, debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
27 E Josué disse a todo o povo: Eis que esta pedra estará entre vós por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor falou; porquanto ele vos tem falado, neste dia. Esta pedra será, portanto, um testemunho no meio de vós, nos últimos dias, sempre que vierdes a agir com falsidade para com o Senhor, meu Deus.
28 Josué, então, despediu o povo; e foram cada um para o seu lugar.
29 E sucedeu, depois destas coisas, que Josué, filho de Num, servo do Senhor, morreu, tendo cento e dez anos de idade.
30 Sepultaram-no na fronteira de sua herança, em Timnate-Sera, que está na região montanhosa de Efraim, no lado norte do monte de Gileade; 
30a e ali puseram, na tumba em que o sepultaram, as facas de pedra com as quais ele circuncidou os filhos de Israel em Gilgal, quando os tirou para fora do Egito, como o Senhor ordenou-lhes. E lá se encontram, até este dia.
31 Israel serviu ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram a Josué, e que conheciam todas as obras do Senhor, as quais ele tinha feito por Israel.
32 Os filhos de Israel trouxeram do Egito os ossos de José, enterrando-os em Siquém, naquela parte do campo comprada por Jacó dos amorreus que habitavam em Siquém, por cem ovelhas. E ele a deu aos filhos de José, como uma porção.
33 E veio a acontecer, depois disso, que Eleazar, o sumo sacerdote, filho de Arão, morreu e foi sepultado em Gibeá, que pertencia a Finéias, seu filho, e que ele lhe havia dado na montanha de Efraim. 
33a Naquele dia, os filhos de Israel tomaram a arca de Deus e a carregaram entre eles. Finéias exerceu o cargo de sacerdote no lugar de Eleazar, seu pai, até a sua morte, sendo enterrado em seu próprio lugar, em Gibeá. 
33b Mas os filhos de Israel se foram cada um para o seu lugar e para a sua própria cidade. Depois disso, os filhos de Israel adoraram a Astarte e a Astarote, e aos deuses das nações que estavam ao seu redor; e o Senhor os entregou nas mãos de Eglom, rei de Moabe, que reinou sobre eles por dezoito anos.

Nenhum comentário: